Materiais didticos CLUL http www clul ptencomponentcontentarticle599 Tipos

  • Slides: 5
Download presentation
Materiais didáticos @ CLUL http: //www. clul. pt/en/component/content/article/599 Tipos de frase: as interrogativas Ana

Materiais didáticos @ CLUL http: //www. clul. pt/en/component/content/article/599 Tipos de frase: as interrogativas Ana Lúcia Santos Ano da proposta: 2010 Nível de ensino: Ensino Básico

Quando não sabemos, perguntamos. . . 1. A mãe do João fez-lhe estas perguntas:

Quando não sabemos, perguntamos. . . 1. A mãe do João fez-lhe estas perguntas: a. Quem partiu o vidro da janela do vizinho? b. Tu partiste o vidro da janela do vizinho? Escolhe, de entre as seguintes, as respostas que o João poderia dar às perguntas da mãe: i. O Pedro. ii. Quem partiu foi o Pedro. iii. Não. iv. Foi o Pedro. v. Sim.

2. Reparaste que não respondemos à interrogativa em a. como respondemos à interrogativa em

2. Reparaste que não respondemos à interrogativa em a. como respondemos à interrogativa em b. Consegues identificar outra característica que distingue as duas interrogativas? 3. E se a mãe do João fizesse a pergunta em c. ? Achas que ele tinha razão para estar mais preocupado? c. Tu partiste o vidro da janela do vizinho, não partiste? Consegues pensar noutras formas de fazer esta pergunta, substituindo “não partiste” por outras expressões? 4. Faz uma síntese das pistas que conheces para identificar uma interrogativa. As pistas que encontras na escrita servem-te todas para identificar uma interrogativa na oralidade? Quando o João ouviu a mãe fazer a pergunta em b. , como soube que se tratava de uma interrogativa?

n E, já agora, para que servem as interrogativas? Só perguntamos quando não sabemos?

n E, já agora, para que servem as interrogativas? Só perguntamos quando não sabemos? É? Dados de Mata & Santos (2008)

n E, já agora, para que servem as interrogativas? Só perguntamos quando não sabemos?

n E, já agora, para que servem as interrogativas? Só perguntamos quando não sabemos? É? Dados de Mata & Santos (2008) Procura textos que tenham interrogativas que sejam formas de expressar surpresa, desconfiança, que sejam pedidos de confirmação. Treina a leitura oral dos excertos relevantes desses textos. Para outros exercícios sobre interrogativas, veja-se Costa, Moniz e Nunes (2004)