Marta uma figura simptica no Evangelho com o

  • Slides: 12
Download presentation

Marta é uma figura simpática no Evangelho, com o irmão Lázaro e Maria, morava

Marta é uma figura simpática no Evangelho, com o irmão Lázaro e Maria, morava em Betânia, a 3 km de Jerusalém. São chamados amigos de Jesus, pois muitas vezes Ele hospedava em sua casa. Antiquíssima tradição da Igreja, tanto no Oriente quanto no Ocidente, atribui a Marta um culto litúrgico. Embora se desconheça o seu paradeiro depois da morte e ressurreição do Divino Mestre.

Em algumas ocasiões Marta é mencionada no Evangelho, e elas são inesquecíveis, pois alimentam

Em algumas ocasiões Marta é mencionada no Evangelho, e elas são inesquecíveis, pois alimentam a piedade e contemplação cristã através dos séculos. O evangelista São Lucas nos narra uma das visitas de Jesus na casa de Marta: Estando em viagem, diz o Evangelho, entrou Jesus à casa de certa mulher chamada Marta, lhe deu hospedagem em sua casa.

Tinha ela uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do senhor, escutava

Tinha ela uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do senhor, escutava sua palavra. Marta, ao contrário, mostrava-se muito ocupada com o serviço da mesa. Prontamente Marta se detém um pouco com seus afazeres e aproximando-se de Jesus lhe diz: "Senhor, como te parece que minha irmã me haja deixado sozinha a fazer todo o trabalho da casa? Por que não lhe dizes que me ajude um pouco? ".

Mas Jesus lhe respondeu: “Marta, tu te afliges e te inquietas por muitas coisas;

Mas Jesus lhe respondeu: “Marta, tu te afliges e te inquietas por muitas coisas; mas uma só é necessária, Maria escolheu a melhor parte e não lhe será tirada”. Através desta cena, Santos padres e Teólogos encontraram nas duas irmãs um modelo de vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria) com confirmação por parte de Cristo, na excelência superior da vida contemplativa. Talvez o núcleo central do ensinamento de Cristo seja: a importância absoluta do reino messiânico eterno e espiritual sobre o puramente corporal e temporal.

A outra cena é na morte de Lázaro. Este adoeceu gravemente, enquanto Jesus se

A outra cena é na morte de Lázaro. Este adoeceu gravemente, enquanto Jesus se achava longe, na Galiléia. Foi solicitada a presença urgente de Cristo, mas Ele continuava sua atividade quase aparentando indiferença, até que chegou outra noticia: “Lázaro está morto”. Só então Jesus decidiu viajar para Betânia, a aldeia de Lázaro, lá chegando quatro dias depois do enterro.

O diálogo de Marta com Jesus é dos mais belos do Evangelho de São

O diálogo de Marta com Jesus é dos mais belos do Evangelho de São João: Apenas Marta ouviu que Jesus chegara, saiu ao seu encontro: Maria continuava sentada chorando. Dentro de casa. Observe a profissão de Fé de Marta! Disse Marta a Jesus: “Senhor se estivesses aqui , meu irmão não teria morrido. Mas, ainda agora sei que tudo que pedires a Deus Ele te concederá”.

A profundidade desse diálogo é de fato comovente! Oxalá pudéssemos cada um de nós

A profundidade desse diálogo é de fato comovente! Oxalá pudéssemos cada um de nós ter a liberdade de falar com o Senhor com toda essa transparência, com toda essa franqueza e serenidade que essa conversa entre amigos aqui relatada. O diálogo de Jesus e Marta, nos transmite e nos transcende, mostrando-nos o quanto preenchida de Deus estava Marta, uma vez diante de Jesus, o próprio Deus nosso Salvador.

Esse é para nós, um modelo de oração ideal, ou seja, dialogar com o

Esse é para nós, um modelo de oração ideal, ou seja, dialogar com o Senhor de forma franca, livre e desprendida, abrindo-se a ele de maneira sincera e irrestrita. Afirmou-lhe Jesus ‘Teu irmão ressuscitará’! ‘Eu sei, tornou-lhe a dizer Marta, que ressuscitará na ressurreição do último dia’. Jesus lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; todo aquele que crê em mim, mesmo que esteja morto, viverá, e todo o que vive e crê em mim, não morrerá jamais”.

Diante desse trecho do evangelho de João, nos deparamos com um Jesus justo poderoso

Diante desse trecho do evangelho de João, nos deparamos com um Jesus justo poderoso e glorioso, mas por outro lado um Jesus extremamente humano a ponto de se comover e até chorar, ao receber a notícia de que seu amigo Lázaro já havia morrido há quatro dias

Depois, Jesus se fez conduzir até o sepulcro, mando-o abrir e deu a ordem:

Depois, Jesus se fez conduzir até o sepulcro, mando-o abrir e deu a ordem: “Lázaro, vem para fora!” Ele veio! Estava ressuscitado! Que o Senhor Jesus possa nos inspirar e nos impulsionar a agirmos com a reta consciência e firme convicção, de que podemos ressuscitar, desde que ressuscitemos todos juntos, em comunidade, unindo forças em prol de uma igreja cada vez mais viva, comprometida e vivificante.

29/07/2010

29/07/2010