Marine Traffic com Sistemas de Comunicao Multimdia Exemplo

  • Slides: 11
Download presentation
Marine. Traffic. com Sistemas de Comunicação Multimédia

Marine. Traffic. com Sistemas de Comunicação Multimédia

Exemplo: Marine. Traffic. com Barcos no mundo em tempo real O Marine Traffic, um

Exemplo: Marine. Traffic. com Barcos no mundo em tempo real O Marine Traffic, um serviço que nos informa em tempo real onde andam todo o tipo de barcos que navegam nas águas dos mares.

Exemplo: Marine. Traffic. com Marine Traffic é um site que fornece as posições de

Exemplo: Marine. Traffic. com Marine Traffic é um site que fornece as posições de localização de navios com base nos dados AIS (Automatic Identification System) em tempo real. O serviço prestado por este site apresenta os nomes dos barcos, o seu destino, a sua posição, a sua bandeira, a condição do navio, a sua velocidade e a sua rota. São apresentadas ainda outra informações estáticas dos barcos, como ano da sua construção, país de origem, dimensões, tipo de barco, fotografias, características técnicas e muita da sua história de viagens.

Exemplo: Marine. Traffic. com As posições dos navios podem ter, nalguns casos, até uma

Exemplo: Marine. Traffic. com As posições dos navios podem ter, nalguns casos, até uma hora de diferença ou estar incompletas. Os dados são fornecidos por razões meramente informativas e não estão relacionados, por qualquer meio para a segurança da navegação. Mas mesmo desta forma permitem informações reais sobre os seus trajectos.

Exemplo: Marine. Traffic. com http: //www. marinetraffic. com

Exemplo: Marine. Traffic. com http: //www. marinetraffic. com

Tecnologias usadas Como as posições dos navios são registradas? O sistema é baseado na

Tecnologias usadas Como as posições dos navios são registradas? O sistema é baseado na AIS (Automatic Identification System). A partir de Dezembro de 2004, a Organização Marítima Internacional (IMO) exige que todos os navios com mais de 50 metros estejam equipados com um sistema AIS a bordo, que transmite a sua posição, velocidade e claro, entre outras informações estáticas, tais como o nome do navio, as dimensões e detalhes de viagem. O sistema AIS integra um sistema transceptor VHF padrão tal como *LORANC ou receptor GPS, juntamente com outros sensores de navegação, electrónicos ou não, tais como agulha giroscópica, Indicador de velocidade (LOG) e indicador de velocidade de rotação e de direcção. *é um sistema terrestre de radionavegação, baseado na utilização de emissões coordenadas de impulsos radioeléctricos de ondas médias.

Tecnologias usadas

Tecnologias usadas

Tecnologias usadas

Tecnologias usadas

Tecnologias usadas Um dos principais componentes desse sistema é um equipamento de comunicações, ou

Tecnologias usadas Um dos principais componentes desse sistema é um equipamento de comunicações, ou simplesmente "transponder AIS", que possibilita a transmissão e recepção de mensagens de dados digitais padronizadas, através de ondas de rádio VHF. Com AIS, são os próprios participantes do sistema que transmitem periodicamente informações sobre si próprios. Algumas dessas informações são registadas manualmente, outras são obtidas e actualizadas constantemente por intermédio de sensores integrados. Para mais info: http: //pt. wikipedia. org/wiki/Automatic_Identification_Syste m

Tecnologias usadas Como são recolhidos os dados para o site? Nas estações de base

Tecnologias usadas Como são recolhidos os dados para o site? Nas estações de base existem receptores de AIS, um PC e uma conexão à Internet. A unidade AIS recebe dados, que são processados por um software simples no PC e, em seguida, enviado para uma base de dados central através de um "web service". Usando a API de mapas do Google, e com as coordenadas e outras informações recolhidas na base de dados, pode-se construir um mapa com a localização dos barcos.

Exemplo: Marine. Traffic. com ü Existem aplicações para i. OS e Android que permitem,

Exemplo: Marine. Traffic. com ü Existem aplicações para i. OS e Android que permitem, a partir do smartphone, ter acesso a estes dados, pode mesmo estar a olhar para um barco e saber logo daí que tipo de barco é, a sua origem e o que transporta. Tudo graças aos sistemas de navegação que transmitem estas posições pelo mundo Desvantagens do sistema: Limitações na capacidade de transmissão e recolha das informações, provocadas pela limitação do raio de alcance de um receptor e transmissor AIS. Solução: Transmissão de dados poder ser melhorada se forem usadas ligações internet satélite. Mas isso tem custos e os transmissores AIS não. Luis Oliveira NTC- UA