Mapas gerais ou de base Os mapas gerais
Mapas gerais ou de base Os mapas gerais ou de base são os que servem de suporte, ou seja, de base, à elaboração de mapas temáticos. Nos mapas gerais ou de base estão representados os elementos naturais e os elementos humanos de interesse geral, como, por exemplo: • a altitude; • os cursos de água; • os limites administrativos; • os aglomerados populacionais; • as vias de comunicação.
Mapas gerais de Mapas gerais ou deou base Planta: mapa de grande escala que representa de forma esquemática e com um elevado grau de pormenor pequenas áreas, como, por exemplo, uma vila, uma cidade, uma sala de aula, entre outros. Excerto da planta de Aveiro
Mapas gerais de Mapas gerais ou deou base Mapa topográfico: mapa de base que representa a topografia da superfície terrestre, através de curvas de nível, de uma forma muito pormenorizada, de acordo com a sua escala. São mapas de grande escala, normalmente entre 1 : 10 000 e 1: 50 000 (ou 1 : 100 000). Os mapas topográficos têm a função de representar informação de caráter geral como a altitude, as linhas de água, as estradas os aglomerados populacionais, o povoamento, etc.
Mapas gerais de Mapas gerais ou deou base Planisfério: mapa de pequena escala que representa a totalidade do planeta, sem grandes pormenores, numa única superfície contínua.
Mapas gerais de Mapas gerais ou deou base Mapa-múndi: mapa de pequena escala que, tal como o planisfério, representa a totalidade da superfície terrestre, sem grandes pormenores, mas com a separação de dois hemisférios distintos, representados por círculos.
- Slides: 6