MANEJO FLORESTAL O manejo florestal deve ser ecologicamente




















- Slides: 20

MANEJO FLORESTAL O manejo florestal deve ser ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.

Conceito de Manejo Florestal É a administração dos recursos florestais para obtenção de benefícios econômicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema.

OBJETIVO Gerar produtos, serviços e benefícios diretos e indiretos, na quantidade e qualidade de acordo com sua capacidade de produção e reconstituição, sem promover a degradação da estrutura vegetal existente e sem causar impactos significativos, porém recuperáveis.

Principais razões para manejar a floresta Continuidade da produção - A adoção do manejo assegura indefinidamente a geração de produtos e subprodutos florestais na área manejada, e mantém as condições básicas para a perpetuação da diversidade biológica.

Principais razões para manejar a floresta Oportunidades de mercado - A tendência do mercado internacional é no sentido de absorver preferencialmente produtos e subprodutos oriundos de bases sustentáveis. Para tanto, já estão sendo implementados diversos mecanismos de rotulagens para a certificação (ISO 9000 -processos industriais; ISO 14000 -ambientais; auditorias ambientais; selo verde; etc. ).

Principais razões para manejar a floresta Conservação florestal - assegura a cobertura florestal da área, concorre para a manutenção da diversidade biológica e pode ter impactos reduzidos sobre a fauna, se comparado à exploração não manejada.

Principais dificuldades para implementar o manejo florestal Falta de políticas coerentes e adequadas: as freqüentes alterações da legislação, muito em função da diversidade de interesses dos governantes, geram insegurança a todos que fazem uso dos recursos naturais renováveis, inibindo os investimentos nas áreas afins.

Principais dificuldades para implementar o manejo florestal Falta de sistema de estímulos para o manejo florestal: {financiamentos, subsídios, carências, juros atrativos, redução de impostos (ITR, ICMS ecológico), preferência de consumo (prod. manejados, prod. certificados), capacitação de recursos humanos, etc. }

Principais dificuldades para implementar o manejo florestal Oferta clandestina associada à expansão da fronteira agrícola e de explorações irregulares; Ineficácia do monitoramento e controle da exploração florestal; São poucos os modelos demonstrativos.

LEGISLAÇÃO Histórico O Código Florestal, Lei nº 4771, de 15 de setembro de 1965, no seu art. 15 determina: "Fica proibida a exploração sob forma empírica das florestas primitivas da bacia amazônica que só poderão ser utilizadas em observância a planos técnicos de condução e manejo a serem estabelecidos por ato do Poder Público, a ser baixado dentro do prazo de um ano. "

Histórico O primeiro ato a tratar do Manejo Florestal aconteceu mais de vinte anos depois, por meio da Lei nº 7511 de 7 de julho de 1986, regulamentada pela Portaria IBDF nº 486/86 -P, de 28 de outubro de 1986. A Portaria determinava normas administrativas e técnicas a fim de fixar ". . . conceitos e procedimentos a serem observados para exploração florestal. “

Histórico Em 1991 foi dado mais um importante passo, com a Instrução Normativa nº 80, de 24 de setembro. A iniciativa teve como grande mérito o de reunir um grupo de especialistas de diversas áreas relacionadas com o Manejo Florestal para elaborar a norma.

Histórico Os princípios da IN nº 80/1991 foram incorporados à legislação seguinte, o Decreto nº 1282, de 19 de outubro de 1994. No Capítulo I do Decreto, que trata: "Da Exploração das Florestas Primitivas e Demais Formas de Vegetação Arbórea na Amazônia", são estabelecidos, de forma clara, os ". . . princípios gerais e fundamentos técnicos do Manejo".

Histórico Em complemento ao Decreto nº 1282, foi editada a Portaria nº 48, de 10 de julho de 1995, normatizando-o e, ambos, finalmente, regulamentaram o artigo 15 do Código Florestal TRINTA ANOS DEPOIS.

Histórico Após a Portaria nº 48, foram editadas duas medidas de grande influência sobre o Manejo Florestal, embora não versem diretamente sobre ele. A primeira, a Medida Provisória nº 1511, de 25 de julho de 1996, que permitia apenas a exploração de 20% da Área Total do imóvel, em floresta, estimulando, de certa forma, o aproveitamento da floresta via manejo florestal sustentável.

Histórico A Medida Provisória nº 1511 foi reeditada várias vezes e o seu cerne ainda está em vigor através da Medida Provisória 2166 -67, de 24/08/2001 (que alterou o percentual de Reserva Legal).

Histórico Decreto Federal nº 5975/2006: A exploração de florestas e formações sucessoras sob o regime de manejo florestal sustentável, tanto de domínio público como de domínio privado, dependerá de prévia aprovação do Plano de Manejo Florestal Sustentável- PMFS pelo órgão competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA,

Histórico Com o Acordo e Termo de Cooperação Técnica para Gestão Florestal Compartilhada (publicado em 09/09/2005 no DOU , seção 3, pág 68) passa à SEMA a gestão florestal no Estado de Mato Grosso. Primeiro acordo (Pacto Federativo de gestão ambiental descentralizada e compartilhada ) data de 30/12/1999.

Histórico LEI COMPLEMENTAR Nº 233 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2005. Dispõe sobre a Política Florestal do Estado de Mato Grosso, onde dispõe sobre os PMFS.

Histórico A última edição relativa ao manejo florestal sustentável de caráter geral para a Amazônia Legal são as I. N. nº 04 e 05, de 2006 do Ministério do Meio Ambiente – MMA e a Normas de Execução nº 01 e nº 02, de 2006 do IBAMA.
O segredo de ser feliz
O menor numero inteiro e positivo que deve ser multiplicado
A expressão deve ser um lvalue modificável
Texto dramático 7 ano com gabarito
Plano regional de ordenamento florestal
Florestal medicamento
Tabla de soluciones intravenosas
Nacimos para ser felices
Ser espirita não é ser nenhum religioso
Porque se dice que el hombre es un ser inacabado
Para poder falar
Yo soy tu eres el ella
What is ser marketing
Quem quer colher rosas deve suportar os espinhos
Dichiarazione di origine preferenziale
L invenzione della stampa a caratteri mobili si deve a
Deve aagar
Sudan çıkma egzersizi
Um bom orador deve saber dividir o tempo
Chi è rspp
Abbiamo