Lugares de Infncias Leni Vieira Dornelles FACEDUFRGS Por














- Slides: 14

Lugares de Infâncias Leni Vieira Dornelles FACED/UFRGS

Por falar em infâncias. . . l l Busco mostrar o quanto a modernidade ocidental marcou uma só infância como: ingênua, burguesa, pura, inocente, protegida. . . Falo das infâncias por serem um misto de ingenuidade e esperteza, proteção e autonomia, quietude e movimento. . .

Século XVIII e a infância: l l l Passa do fenômeno biológico ao cultural; a célula familiar apresenta-se em duas dimensões fundamentais - o eixo maridomulher e o eixo pais-filhos; a família passa a se tornar um lugar de afeição necessária à manifestação de afetos, sentimentos, amor, sexualidade.

Lugares da infância/ instituições: l l l a escola passa a substituir a aprendizagem como meio de educação, é o único lugar autorizado à educação da criança; criança é enquadradada em categorias de comportamento na busca de um ser educado, prestativo, servil, útil e disciplinado; A criança é chamada à razão - passa a ser considerada raciocinante, ou sujeito cognitivo.

Poder disciplinar l l Tal poder parte do princípio que é mais rentável vigiar do que castigar. Normalizar e fazer produtivo um indivíduo é mais rentável do que segregá-lo ou eliminá-lo. disciplinar as crianças, transformando-as em sujeitos úteis à sociedade desejada.

Estratégias de disciplinamento: l São criadas “ínfimas materialidades” ou dispositivos panópticos para vigiá-la dentre eles: escolas, salas, quartos; fichas, exames, provas, livros, todos eles munidos de saberes e ciências humanas.

Governamentalidade l l Agir sobre as ações do outro e de si. Através do autodisciplinamento e do autogoverno que os sujeitos infantis exercem sobre si mesmos. Nestes são induzidos a julgar-se, com vistas a controlar-se, a transformar-se, a governar-se.

As infâncias Ninjas ou de rua l l A infância ninja é aquela que está à margem de tudo, ou seja, das novas tecnologias, dos games, da internet, da multimídia. São crianças e adolescentes que estão fora de suas casas e sem acesso aos produtos de consumo. Muitas sobrevivem nos bueiros da vida urbana. chamadas de crianças em situação de risco ou àquelas encontradas à margem.

Infância “desprotegida”? l l l Uma infância diferente que brinca, trabalha e age muitas vezes sem um cuidador adulto. Difere pois envolve, ao mesmo tempo prejuízos e vantagens, exigências e atribuições, sofrimento e satisfação. “no sinal fechado vende chiclete, capricha na flanela, tem as pernas tortas e se chama Pelé” e que apavora porque consegue viver sem a guarda e o cuidado do adulto.

Cyberinfância: l Infância on-line, conectada a esfera digital dos computadores, internet, games, mouse, self-service, controle-remoto, joysticks, zapping, orkut, MSN. Esta é a infância da multimídia e das novas tecnologias.

As infâncias das tecnologias ou cyber l l Crianças têm em seus quartos uma sala informatizada, seu lan house, nele o mundo penetra via internet, televisão à cabo, orkut ou MSN. Espaços que reconfiguram a infância contemporânea. Nesses se abrem as comportas do mundo antes secreto do adulto, que inventou uma infância moderna preconizada como pura, ingênua e protegida.

Lugares da tecnologia na infância l Problematizar as questões acerca das infâncias e às mudanças sociais contemporâneas é convidar a um debate sobre a natureza e a direção das sociedades atuais em um contexto globalizado.

Infâncias paradoxais: l l Delas emerge um duplo sentimento que desliza entre a piedade, a rejeição, o abandono e a sedução. A infância caçadora e perseguidora e a infância caçada; infâncias dos shoppings e games e das peladas de rua; infância da AIDS, dos clones e inseminação; infâncias produzidas pelos voyers ou pedófilos da internet.

l “É nesta trama discursiva e paradoxal que, vivem e co(vivem) as diferentes infâncias fabricadas pela sociedade globalizada, às quais temos ‘medo’ de lidar, talvez por ainda não se ter produzido saberes e poderes suficientes para controlá-las e governá-las” (DORNELLES, 2005).
Leni vieira dornelles
Joel vieira porta dos fundos
Kelly cristina vieira
Pedro cosme da costa vieira
Thatiana ferreira vieira nutricionista
Semiologia vieira romeiro
Ramiro vieira
Sexualidade significado
Ramiro vieira
Bernardo pinto coelho
Lugares de mi colegio
Sustantivos primitivos y derivados ejemplos
Lugares geometricos 3 eso
Lugares de representacion del teatro barroco
Objectos liturgicos