Louis Comfort Tiffany 1848 1933 Foi um artista

  • Slides: 54
Download presentation

Louis Comfort Tiffany (1848 – 1933) Foi um artista e designer industrial estadunidense muito

Louis Comfort Tiffany (1848 – 1933) Foi um artista e designer industrial estadunidense muito conhecido por seus trabalhos em vitral e é o artista dos Estados Unidos que mais se associa com o movimento Art Nouveau. Tiffany foi pintor, decorador de interiores, designer de janelas e luminárias em vitral, mosaicos de vidro, vidro soprado, cerâmica, joalheria e trabalhos em metal.

Vitrais De todos os trabalhos artísticos de Tiffany, o vidro colorido levou-o ao maior

Vitrais De todos os trabalhos artísticos de Tiffany, o vidro colorido levou-o ao maior reconhecimento. Durante os cinquenta anos em que trabalhou, em metade, por volta de 1877 através da década de 1920, sua empresa produziu milhares de janelas de edifícios em toda a América do Norte, para as casas, bibliotecas, lojas, teatros, e sobretudo as igrejas.

Vidro – Favrile Na década de 1890, Tiffany havia demonstrado vidreiro: desenvolveu um método

Vidro – Favrile Na década de 1890, Tiffany havia demonstrado vidreiro: desenvolveu um método mediante ao qual as diferentes cores se mesclam em estado fundido, conseguindo efeitos sutis que são utilizados principalmente nas vidrarias. A aplicação desta técnica à forma tridimensional não ocorreu até 1893, quando Tiffany fundou seu próprio forno de vidro em Corona, Queens, Nova York. ser experiente Estes vasos Favrile, batizados como Tiffany, logo valeram-lhe o reconhecimento internacional depois que foram exibidos pela primeira vez na sua sala de exposição, em 1893.

Luminárias A fascinação de toda a vida de Tiffany foi a luz para suas

Luminárias A fascinação de toda a vida de Tiffany foi a luz para suas inovações nas vidrarias, porém também lhe inspirou para encontrar novas formas de incorporar a iluminação elétrica em seus desenhos. A partir de 1885, com seu trabalho no Lyceum Theatre em Nova York, Tiffany foi pioneiro na adaptação artística da lâmpada elétrica.

Esmaltes O trabalho de Tiffany em esmaltes era una extensão lógica de seus trabalhos

Esmaltes O trabalho de Tiffany em esmaltes era una extensão lógica de seus trabalhos nas vidrarias: os objetos esmaltados são essencialmente de vidro de silicato de cor com óxidos metálicos que se aplicam ao cobre e outros metais, e em seguida fundidos a altas temperaturas. Apesar da conexão entre os dois, são poucos os fabricantes de vidro estadunidenses que experimentaram neste meio.

Cerâmica Poucos anos depois de Tiffany ter dominado a técnica complexa do esmaltado, começou

Cerâmica Poucos anos depois de Tiffany ter dominado a técnica complexa do esmaltado, começou a produzir cerâmica. Sua inspiração veio de exemplos franceses que viu em 1900, na Exposição Universal de Paris, de onde, segundo o informado pela artista estadunidense de porcelana Adelaide Alsop Robineau, "havia estado tão encantado com o trabalho dos oleiros artistas que chegou em casa com determinação para tentar fazer cerâmica".

Joalheria Depois da morte de seu pai em 1902, Tiffany converteu-se em vice-presidente e

Joalheria Depois da morte de seu pai em 1902, Tiffany converteu-se em vice-presidente e diretor artístico de Tiffany and Company. Sua familiaridade com a fabricação de joalheria da firma, assim como a colaboração com seu pai em várias peças para a Exposição Universal de Paris em 1900, sem dúvida, lhe inspiraram para produzir jóias em suas próprias oficinas.

Metal e madeira Tiffany começou a fabricar objetos de metal cerca de 1897, quando

Metal e madeira Tiffany começou a fabricar objetos de metal cerca de 1897, quando acrescentou uma fundição para seu forno de vidro em Corona. Seus novos produtos foram expostos na exposição internacional em 1899. Mais tarde, Tiffany ampliou consideravelmente o número e a variedade de desenhos, e durante as duas primeiras décadas do século XX, suas oficinas produziram mais de quinze modelos diferentes em mais de trinta formas de objetos utilitários como agendas e tinteiros, termômetros, etc.