Logotipo da Regio ou do Grupo Escoteiro INSGNIA

  • Slides: 14
Download presentation
Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

A adaptação da IMMA para o Brasil foi formulada pela Diretoria de Métodos Educativos,

A adaptação da IMMA para o Brasil foi formulada pela Diretoria de Métodos Educativos, através do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da Equipe Nacional de Atividades, com base no documento oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e com a contribuição dos debates ocorridos na Rede Ambiental Escoteira.

Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente (Lançado na na 38ª. Conferência Mundial da Coréia)

Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente (Lançado na na 38ª. Conferência Mundial da Coréia) É composto de: • Princípios e objetivos para a educação ambiental no Escotismo • Insígnia Mundial de Meio Ambiente • Recursos para um programa de atividades • CEENA – Campos-Escola Escoteiros para a Natureza e o Ambiente • Parcerias • Prêmio “Escoteiros do Mundo” (que será aplicado apenas ao ramo pioneiro)

Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente O conhecimento sobre o meio ambiente: • É

Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente O conhecimento sobre o meio ambiente: • É um conjunto de conhecimentos muito especializado e sujeito a uma evolução constante. Por isso, não temos a preocupação que o membro juvenil saiba “de cor e salteado” tudo sobre o meio ambiente, mas que adquira, aos poucos, a consciência ambiental. • É caracterizado pela interdisciplinaridade, ou seja, ninguém é especialista em todos os aspectos. Por isso, as atividades do Guia são bem simples, e se referem a situações corriqueiras que o jovem pode vivenciar.

Insígnia Mundial de Meio Ambiente É composta de: “EXPLORAR E REFLETIR” 1. 2. 3.

Insígnia Mundial de Meio Ambiente É composta de: “EXPLORAR E REFLETIR” 1. 2. 3. 4. 5. ar e água habitats e espécies substâncias perigosas melhores práticas ambientais riscos ambientais e desastres naturais “FAZER ALGO” Projeto AVALIAÇÃO

Insígnia Mundial de Meio Ambiente APLICAÇÃO 1. 2. A Parte A, “EXPLORAR E REFLETIR”,

Insígnia Mundial de Meio Ambiente APLICAÇÃO 1. 2. A Parte A, “EXPLORAR E REFLETIR”, é composta por atividades divertidas, que permitem a exploração do ambiente, incentivam a consciência ambiental e encorajam o pensamento crítico. Ao final de cada uma, é realizada uma avaliação crítica. Por isso, a IMMA deve ser aplicada de forma dinâmica e prática. A Parte B, “FAZER ALGO”, permite ao membro juvenil identificar os problemas locais e propor soluções, através do PROJETO. (O importante é que o jovem incorpore no seu comportamento do dia-a-dia alguns princípios básicos como a importância da reciclagem, acampamento sustentável, etc. )

Insígnia Mundial de Meio Ambiente AVALIAÇÃO Ao final das etapas A e B, o

Insígnia Mundial de Meio Ambiente AVALIAÇÃO Ao final das etapas A e B, o membro juvenil terá seu comportamento em relação ao meio ambiente submetido à ROCA DE CONSELHO ou CORTE DE HONRA , que emitirá uma DECLARAÇÃO em que atesta que: “o postulante demonstra, no dia-a-dia, que compreende, conforme seu grau de maturidade, a importância de adotarem-se as melhores práticas para o meio ambiente, participa das ações coletivas e cumpre suas tarefas individuais”. Esta metodologia: • simplifica mas não necessariamente facilita a IMMA • valoriza o sistema de equipes • verifica o compromisso do jovem com o meio ambiente • não sobrecarrega o chefe • dá oportunidade para o diálogo • fornece um critério objetivo de aprovação

Insígnia Mundial de Meio Ambiente Exemplo de Atividade Principal FOLHAS COLADAS 1. O chefe

Insígnia Mundial de Meio Ambiente Exemplo de Atividade Principal FOLHAS COLADAS 1. O chefe apresenta um breve histórico sobre a poluição do Ar 2. A alcatéia faz uma exploração conjunta do ambiente 3. Prática: colar fita adesiva em diferentes folhas e depois no papel, obtendo uma “impressão” da poluição do ar 4. Avaliação: Perguntas sobre a poluição do ar na percepção dos lobinhos: “De onde as amostras mais ‘sujas’ vieram? ” “De onde vem esta poluição? ” “Como pode afetar a saúde das pessoas? ” Etc. . .

“EXPLORAR E REFLETIR” Exemplo de Utilização do Quadro de Objetivos Ramo Objetivo Lobinho -Explorar

“EXPLORAR E REFLETIR” Exemplo de Utilização do Quadro de Objetivos Ramo Objetivo Lobinho -Explorar as fontes de água potável e ar puro 1. Água no ambiente local. potável e ar Compreender de que puro formas a água e o ar são limpos. Escoteiro -Explorar as fontes de água potável e ar puro no ambiente local. Identificar ameaças à água potável e ao ar puro no ambiente local e global, sugerindo soluções. Sênior -Explorar as fontes de água potável e ar puro no ambiente local. -Demonstrar a relação entre as atitudes individuais e a disponibilidade de água potável e ar puro no ambiente local e global. Ao realizar uma atividade diferente das principais sugeridas no Guia, ou se o jovem realizar uma atividade complementar sozinho, confira se ela atinge os objetivos acima. Para isso, faça perguntas ao final, para avaliação. O simples fato de perguntar já contribui para melhorar a qualidade da atividade, levar o jovem a questionar e desenvolver a consciência ambiental

“FAZER ALGO” Ramo Objetivo Projeto Ambiental relativo à aprendizagem anterior. Lobinho Escoteiro Sênior -Participar

“FAZER ALGO” Ramo Objetivo Projeto Ambiental relativo à aprendizagem anterior. Lobinho Escoteiro Sênior -Participar de um projeto ambiental local. -Compreender os benefícios do projeto para o ambiente local. -Ter consciência das ligações locais e globais do projeto. -Identificar problemas ambientais locais e suas soluções potenciais. -Planejar e executar um projeto ambiental. -Compreender a ligação do projeto aos níveis local e global. -Avaliar os resultados do projeto para os escoteiros, a comunidade e o meio ambiente. (Os lobinhos devem apenas participar de um projeto ou fazer um projeto mais simples, adequado à idade)

Insígnia Mundial de Meio Ambiente Regras de transição da IMC para a IMMA 1.

Insígnia Mundial de Meio Ambiente Regras de transição da IMC para a IMMA 1. A IMMA entrará em vigor no dia 01/05/2011, em substituição à IMC, e deverá ser conquistada em cada Ramo, inclusive como pré-requisito para os distintivos especiais. 2. Aqueles que já tiverem iniciado o processo de conquista da IMC poderão concluí-lo até 31/12/2011. A IMC poderá ser usada como pré-requisito para os distintivos especiais até 30/04/2012. 3. A IMMA pode ser usada após a mudança de Ramo, até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou até que o deixe.

Insígnia Mundial de Meio Ambiente NORMAS DE CONCESSÃO 1. 2. 3. O chefe de

Insígnia Mundial de Meio Ambiente NORMAS DE CONCESSÃO 1. 2. 3. O chefe de Seção proporá à Diretoria do Grupo a concessão. O certificado, assinado pelo Diretor Presidente, será entregue pelo Chefe da Seção junto com o distintivo. O distintivo da IMMA deverá utilizado no mesmo local da IMC, ou seja, acima das estrelas de atividade. Ao passar para o novo Ramo os jovens poderão continuar usando o distintivo conquistado no Ramo anterior, até ser substituído pelo que lhe é oferecido no Ramo seguinte, ou até deixar este Ramo.

Insígnia Mundial de Meio Ambiente DIVULGAÇÃO Para apresentação da IMMA aos jovens, será publicado

Insígnia Mundial de Meio Ambiente DIVULGAÇÃO Para apresentação da IMMA aos jovens, será publicado e vendido pela Loja Nacional um Guia com os recursos para atividades com conteúdos técnicos, mas adequados às várias faixas etárias.

Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro Endereço da Região ou do Grupo Escoteiro

Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro Endereço da Região ou do Grupo Escoteiro Grupo de Trabalho de Sustentabilidade ueb. sustentabilidade@escoteiros. org. br Equipe Nacional de Atividades Diretoria de Métodos Educativos http: //br. groups. yahoo. com/group/redeambientalescoteira