Literatura Professora Adriana Resende Turmas 1001 e 1002

  • Slides: 10
Download presentation
Literatura Professora Adriana Resende Turmas 1001 e 1002 AULA 9 – 1º a 5

Literatura Professora Adriana Resende Turmas 1001 e 1002 AULA 9 – 1º a 5 de junho FIGURAS DE LINGUAGEM

Figuras de Linguagem a) A paronomásia (ou paranomásia) é uma figura de linguagem caracterizada

Figuras de Linguagem a) A paronomásia (ou paranomásia) é uma figura de linguagem caracterizada pela utilização de palavras parônimas, ou seja, palavras com significados diferentes que se escrevem e se pronunciam de forma parecida. Geralmente a paronomásia é utilizada em textos literários, mas também pode ser usada na linguagem oral e popular. Palavras Parônimas As palavras parônimas se assemelham no som e escrita. Mas fique atento, pois um erro pode causar grande confusão. Veja abaixo algumas palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar) Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico) Aprender (tomar conhecimento) e apreender (capturar) Cavaleiro (que cavalga) e cavalheiro (homem gentil) Delatar (denunciar) e dilatar (alargar) Docente (relativo a professores) e discente (relativo a alunos) Peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos) e pião (brinquedo)

Exemplos: Eu vou te delatar se você não dilatar a pupila. Quem conta um

Exemplos: Eu vou te delatar se você não dilatar a pupila. Quem conta um conto sempre aumenta um ponto.

b) A Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que

b) A Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais. Esse recurso aumenta a expressividade do discurso, motivo pelo qual é muito utilizado na literatura e nas histórias em quadrinhos. Exemplo: onomatopeia nos quadrinhos • Também é muito empregada nos textos enviados pela internet. São exemplos os fonemas que expressam, por exemplo, o som do riso: “haha, kkkkkk, rsrsrs”. • Do grego o termo “onomatopeia” (onomatopoiía) é formado pelos vocábulos “onoma” (nome) e “poiein” (fazer”) o qual significa “criar ou fazer um nome”.

Exemplos: Toc-toc: som de bater na porta Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando

Exemplos: Toc-toc: som de bater na porta Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando Tic-tac: som do relógio Aff: som que expressa tédio e raiva

b) Hipérbole é a expressão do exagero. Exemplo: Já te avisei um bilhão de

b) Hipérbole é a expressão do exagero. Exemplo: Já te avisei um bilhão de vezes! c) Metáfora é a comparação entre dois elementos com características em comum. Exemplo: A menina é uma flor. Esse problema é só a ponta do iceberg. d) Metonímia é a troca de um termo por outro de mesma similaridade. Exemplos: Eu uso sempre “Bombril”. (Aqui a palavra Bombril substitui palha de aço). Comi dois Danones. (Danones substitui iogurtes).

e) A Sinestesia é a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato,

e) A Sinestesia é a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão. Exemplo: “E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frêmito alegre e doce. ” (Eça de Queiros) f) Antítese é a figura de estilo que usa palavras ou expressões com sentidos opostos, que contrastam entre si. Exemplo: A sina dos médicos é conviver com a doença e a saúde. g) Paradoxo é qualquer expressão verbal ou numérica que apresente uma contradição interna. Exemplo: “Se você quiser me prender, vai ter que saber me soltar”. (Tiranizar – Caetano Veloso)

h) Ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou

h) Ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa. A ironia procura valorizar algo, mas quando na realidade quer desvalorizar, incluindo também um timbre de voz para caracterizar melhor o ato. Exemplo: O meu tio morre de medo de andar de avião e acabou de ganhar uma viagem em um concurso.

Para leitura: apostila, páginas 23 e 25. Para casa: apostila, páginas 23, 24, 25,

Para leitura: apostila, páginas 23 e 25. Para casa: apostila, páginas 23, 24, 25, 26 e 27. Entrega até: 15 de junho Gabarito: 16 de junho Mandar as respostas para o e-mail: professoraadrianaresende 1@gmail. com