LITERATURA PROFESSORA ADRIANA RESENDE TURMA 2001 AULA 10

  • Slides: 6
Download presentation
LITERATURA PROFESSORA ADRIANA RESENDE TURMA 2001 AULA 10 – 15 A 19 DE JUNHO

LITERATURA PROFESSORA ADRIANA RESENDE TURMA 2001 AULA 10 – 15 A 19 DE JUNHO ROMANTISMO - SOUS NDRADE

Todas as imagens podem ter direitos autorais • JOAQUIM DE SOUSA ANDRADE NASCEU NO

Todas as imagens podem ter direitos autorais • JOAQUIM DE SOUSA ANDRADE NASCEU NO MARANHÃO AOS 9 DE JULHO DE 1833. APESAR DE SER FILHO DE LATIFUNDIÁRIOS, QUESTIONAVA A ARISTOCRACIA RURAL E APOIAVA AS IDÉIAS REPUBLICANAS E ABOLICIONISTAS. • VIAJOU POR VÁRIOS PAÍSES, COMO: INGLATERRA, AMÉRICA LATINA, ESTADOS UNIDOS E FRANÇA, CIDADE NA QUAL SE FORMOU EMLETRAS PELA UNIVERSIDADE DE SORBONNE. MOROU EM NOVA IORQUE DURANTE ALGUM TEMPO, ONDE CONHECEU A SOCIEDADE CAPITALISTA, BASTANTE DIFERENTE DA REALIDADE BRASILEIRA. SUAS POESIAS REFLETEM SUAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS ATRAVÉS DAS SUAS VIAGENS: A CULTURA INDÍGENA, A FRENÉTICA ASCENSÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO EUROPEIA E NORTEAMERICANA E A VISÃO CAPITALISTA. • QUANDO DA PROCLAMAÇÃO DAREPÚBLICA VOLTA AO MARANHÃO, IGNORADO POR TODOS MORRE ISOLADO E NA MISÉRIA, EM 21 DE ABRIL DE 1902. • PARA OS PAR METROS ROM NTICOS, AS POESIAS DESOUS NDRADE SÃO REVOLUCIONÁRIAS, POIS DEMONSTRA PREOCUPAÇÕES COM AS QUESTÕES SOCIAIS E, POR ESSE MOTIVO, APROXIMA-SE DA TERCEIRA GERAÇÃO ROM NTICA. SEUS VERSOS SÃO REPLETOS DE UM VOCABULÁRIO DIFERENCIADO COM TERMOS INDÍGENAS, NEOLOGISMOS E PALAVRAS INGLESAS. • SEU LONGO POEMA NARRATIVO G “ UESA ERRANTE” É SUA OBRA MAIS Cena da peça O Guesa Errante SOUS NDRAD E IMPORTANTE E COMPREENDE A LENDA DE UM ADOLESCENTE SACRIFICADO PARA SERVIR DE OFERENDA A DEUSES, CONTUDO, ESCAPA E FOGE PARA NOVA IORQUE, ONDE COMEÇA A CONVIVER COM OS CAPITALISTAS.

VEJAMOS UM TRECHO DESTE POEMA: GUESA ERRANTE EIA, IMAGINAÇÃO DIVINA! OS ANDES VULC NICOS

VEJAMOS UM TRECHO DESTE POEMA: GUESA ERRANTE EIA, IMAGINAÇÃO DIVINA! OS ANDES VULC NICOS ELEVAM CUMES CALVOS, CIRCUNDADOS DE GELOS, MUDOS, ALVOS, NUVENS FLUTUANDO – QUE ESPETÁC’LOS GRANDES! LÁ, ONDE O PONTO DO CONDOR NEGREJA, CINTILANDO NO ESPAÇO COMO BRILHOS D’OLHOS, E CAI A PRUMO SOBRE OS FILHOS DO LHAMA DESCUIDADO; ONDE LAMPEJA DA TEMPESTADE O RAIO; ONDE DESERTO, O AZUL SERTÃO, FORMOSO E DESLUMBRANTE, ARDE DO SOL O INCÊNDIO, DELIRANTE CORAÇÃO VIVO EM CÉU PROFUNDO ABERTO! OBRAS: POESIA: HARPAS SELVAGENS (1857); GUESA ERRANTE (1866); NOVO ÉDEN (1893). Dotada de pinceladas autobiográficas, o guesa errante denuncia o drama dos povos indígenas à exploração dos povos europeus. Incompreendido pela crítica e pelo público de seu tempo, Sousândrade hoje é reconhecido como um dos precursores da literatura moderna, ao lado de nomes internacionais como Charles. Bbaudelaire e Edgar Allan Poe.

PARA AULA: APOSTILA, PÁGINAS 16, 17, 18, 19 E 20. PARA CASA: APOSTILA, PÁGINAS

PARA AULA: APOSTILA, PÁGINAS 16, 17, 18, 19 E 20. PARA CASA: APOSTILA, PÁGINAS 11, 12, 13, 14 E 15.

ENTREGA ATÉ: 29 DE JUNHO GABARITO: 30 DE JUNHO MANDAR AS RESPOSTAS PARA O

ENTREGA ATÉ: 29 DE JUNHO GABARITO: 30 DE JUNHO MANDAR AS RESPOSTAS PARA O E-MAIL: PROFESSORAADRIANARESENDE 1@GMAIL. C OM