LEITURA INTERPRETAO DE TEXTOS E PRODUO DE TEXTOS

  • Slides: 54
Download presentation
LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E PRODUÇÃO DE TEXTOS (LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –

LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E PRODUÇÃO DE TEXTOS (LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – ENEM – Língua Portuguesa e Redação) Professora: Isabel Lima

ALGUMAS MUDANÇAS OCORRIDAS NO Datas das provas: 05/11 (domingo): Linguagens; Ciências Humanas e Redação,

ALGUMAS MUDANÇAS OCORRIDAS NO Datas das provas: 05/11 (domingo): Linguagens; Ciências Humanas e Redação, com 5 h 30 de duração 12/11 (domingo): Ciências Exatas e Ciências da Natureza, com 4 h 30 de duração. Cadernos coloridos e personalizados Não mais tem validade para conclusão do Ensino Médio Fonte: https: //guiadoestudante. abril. com. br/enem/entenda-todas-as-mudancas-do-enem-2017/

MÉTODO DE CORREÇÃO DA PROVA Teoria de Resposta ao Item (TRI). Trata-se de um

MÉTODO DE CORREÇÃO DA PROVA Teoria de Resposta ao Item (TRI). Trata-se de um sistema capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto. Veja como funciona: As perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas, o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo. Através de estatísticas e teorias matemáticas, a TRI analisa as respostas do aluno: se constata que ele errou muitas perguntas da categoria “fácil” e acertou muitas perguntas da categoria “difícil”, considera o fato estatisticamente improvável e deduz que ele chutou. Assim, a média do aluno que chutou cai. No final, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos. Depende também da dificuldade das questões que se acertou ou errou. Não deixe nenhuma questão em branco e COMECE PELAS QUE TIVER MAIS SEGURANÇA.

Os assuntos mais cobrados – QG do ENEM (2009 -2016) 1) Linguagens, códigos e

Os assuntos mais cobrados – QG do ENEM (2009 -2016) 1) Linguagens, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa e Literatura: 1º lugar: Estratégias argumentativas e discursivas (12%) 2º lugar: Literatura e Escolas literárias (11%) 3º lugar: Variedades linguísticas (10%) 4º lugar: Arte e cultura (9%) 5º lugar: Textos jornalísticos: interpretação e estrutura (8%) 6º lugar: Linguagem Digital (8%) 7º lugar: Figuras de linguagem e recursos expressivos (7%) 8º lugar: Linguagem Corporal (7%) 9º lugar: Texto publicitário: interpretação e estrutura (6%) 10 lugar: Gêneros literários (4%)

Dicas para interpretação de textos do ENEM Comece lendo o título e a referência;

Dicas para interpretação de textos do ENEM Comece lendo o título e a referência; Quais argumentos principais e secundários de cada texto? Como o tempo é curto, recomenda-se que leia logo o enunciado, ou seja, o que a banca quer que você saiba. Assim, é possível fazer uma leitura mais direcionada.

VAMOS EXERCITAR?

VAMOS EXERCITAR?

(2011 – 2016) Atente que praticamente TODAS as questões exigem conhecimentos prévios e interpretação.

(2011 – 2016) Atente que praticamente TODAS as questões exigem conhecimentos prévios e interpretação. Ou seja, quanto mais tiver leituras e prática de resolução de atividades, melhor para você, querido(a) estudante.

RELEMBRANDO. . IDENTIDADE A identidade é o “conjunto de características que distinguem uma pessoa

RELEMBRANDO. . IDENTIDADE A identidade é o “conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la. ” Referência: https: //www. significados. com. br/identidade/

ENEM, 2011 Entre ideia e tecnologia O grande conceito por trás do Museu da

ENEM, 2011 Entre ideia e tecnologia O grande conceito por trás do Museu da Língua é apresentar o idioma como algo vivo e fundamental para o entendimento do que é ser brasileiro. Se nada nos define com clareza, a forma como falamos o português nas mais diversas situações cotidianas é talvez a melhor expressão da brasilidade. SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, Ano II, nº 6, 2006. O texto propõe uma reflexão acerca da língua portuguesa, ressaltando para o leitor a: A. inauguração do museu e o grande investimento em cultura no país. B. importância da língua para a construção da identidade nacional. C. afetividade tão comum ao brasileiro, retratada através da língua. D. relação entre o idioma e as políticas públicas na área de cultura. E. diversidade étnica e linguística existente no território nacional.

ENEM, 2011 Entre ideia e tecnologia O grande conceito por trás do Museu da

ENEM, 2011 Entre ideia e tecnologia O grande conceito por trás do Museu da Língua é apresentar o idioma como algo vivo e fundamental para o entendimento do que é ser brasileiro. Se nada nos define com clareza, a forma como falamos o português nas mais diversas situações cotidianas é talvez a melhor expressão da brasilidade. SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, Ano II, nº 6, 2006. O texto propõe uma reflexão acerca da língua portuguesa, ressaltando para o leitor a: A. inauguração do museu e o grande investimento em cultura no país. B. importância da língua para a construção da identidade nacional. C. afetividade tão comum ao brasileiro, retratada através da língua. D. relação entre o idioma e as políticas públicas na área de cultura. E. diversidade étnica e linguística existente no território nacional. Conforme o texto, “nada nos define com clareza”, tendo em vista o tamanho do país e a diversidade presente. Contudo, há algo em comum, responsável por uma identidade nacional que expressa a brasilidade: a língua portuguesa e sua utilização no cotidiano das pessoas no Brasil.

RELEMBRANDO. . INTERTEXTUALIDADE OU INTERTEXTO “A expressão intertextualidade se refere, basicamente, à influência de

RELEMBRANDO. . INTERTEXTUALIDADE OU INTERTEXTO “A expressão intertextualidade se refere, basicamente, à influência de um texto sobre outro. . . “ Referência: https: //vestibular. uol. com. br/resumo-das-disciplinas/portugues/intertextualidade. htm

(ENEM, 2012) Disponível em: www. ccsp. com. br. Acesso em: 26 jul. 2010 [adaptado].

(ENEM, 2012) Disponível em: www. ccsp. com. br. Acesso em: 26 jul. 2010 [adaptado]. O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor: A. a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio. B. a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror. C. a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente. D. o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular. E. a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.

(ENEM, 2012) Disponível em: www. ccsp. com. br. Acesso em: 26 jul. 2010 [adaptado].

(ENEM, 2012) Disponível em: www. ccsp. com. br. Acesso em: 26 jul. 2010 [adaptado]. O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor: A. a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio. B. a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror. C. a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente. D. o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular. E. a percepção do sentido literal da expressão “noites terror”, equivalente à expressão “noites ”. Para que a pessoa possa entender e interpretar a propaganda é necessário que haja o reconhecimento do intertexto entre a publicidade, a qual traz a imagem de um corpo em um necrotério, e um ditado popular, “Quem é vivo sempre aparece”. A partir de então, entende-se que o morto da imagem reforça o ambiente de “noites do terror”, evento que ocorrerá no parque de diversões.

RELEMBRANDO. . LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL +Linguagem formal: Relativa à linguagem padrão, presente na

RELEMBRANDO. . LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL +Linguagem formal: Relativa à linguagem padrão, presente na gramática normativa, também conhecida como culta. Geralmente utilizada em contextos como: entrevista de emprego, currículo, produção de texto dissertativo, dentre outros. + Linguagem informal: Relativa à linguagem não padrão, também conhecida como coloquial, popular. Geralmente utilizada em contextos como: conversa com amigos, em redes sociais, em uma situação bem descontraída.

ENEM, 2012 eu gostava muito de passeá. . . saí com as minhas colegas.

ENEM, 2012 eu gostava muito de passeá. . . saí com as minhas colegas. . . brincá na porta di casa di vôlei. . . andá de patins. . . bicicleta. . . quando eu levava um tombo ou outro. . . eu era a: : . . . a palhaça da turma. . , ((risos)). . . eu acho que foi uma das fases mais. . . assim. . . gostosas da minha vida foi. . . essa fase de quinze. . . dos meus treze aos dezessete anos. . . A. P. S. , sexo feminino, 38 anos, nível de ensino fundamental. Projeto Fala Goiana, UFG, 2010 (inédito). Um aspecto da composição estrutural que caracteriza o relato pessoal de A. P. S. como modalidade falada da língua é: A) vocabulário regional desconhecido em outras variedades do português. B) predomínio de linguagem informal em meio a pausas. C) presença de frases incompreensíveis a um leitor iniciante. D) realização do plural conforme as regras da tradição gramatical. E) ausência de elementos promotores de coesão entre os eventos narrados.

ENEM, 2012 Um aspecto da composição estrutural que caracteriza o relato pessoal de A.

ENEM, 2012 Um aspecto da composição estrutural que caracteriza o relato pessoal de A. P. S. como modalidade falada da língua é: A) vocabulário regional desconhecido em outras variedades do português. B) predomínio de linguagem informal em meio a pausas. C) presença de frases incompreensíveis a um leitor iniciante. D) realização do plural conforme as regras da tradição gramatical. E) ausência de elementos promotores de coesão entre os eventos narrados. Percebemos que o texto apresenta características da linguagem oral (coloquial, popular). Assim, ocorre o predomínio da linguagem informal com interrupções (entrecortadas) por pausas.

RELEMBRANDO. . CHARGES “Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar,

RELEMBRANDO. . CHARGES “Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo. ” Referência: Wikipedia

(ENEM 2013) CURY, C. Disponível em: http: //tirasnacionais. blogspot. com. Acesso em: 13 nov.

(ENEM 2013) CURY, C. Disponível em: http: //tirasnacionais. blogspot. com. Acesso em: 13 nov. 2011.

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude: a) crítica, expressa pelas ironias. b) resignada, expressa pelas enumerações. c) indignada, expressa pelos discursos diretos. d) agressiva, expressa pela contra-argumentação. e) alienada, expressa pela negação da realidade.

a) crítica, expressa pelas ironias. b) resignada, expressa pelas enumerações. c) indignada, expressa pelos

a) crítica, expressa pelas ironias. b) resignada, expressa pelas enumerações. c) indignada, expressa pelos discursos diretos. d) agressiva, expressa pela contra-argumentação. e) alienada, expressa pela negação da realidade. Faz-se necessário perceber que em muitas charges a ironia está presente como recurso que leva à reflexão. As afirmações que cada personagem faz em redes sociais, confrontadas com o que esses representariam na realidade sugerida pelo autor, dão um tom bastante irônico e crítico.

RELEMBRANDO. . LITERATURA E SOCIEDADE Uma das habilidades exigidas na prova do ENEM é

RELEMBRANDO. . LITERATURA E SOCIEDADE Uma das habilidades exigidas na prova do ENEM é a que visa “estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. ” Referência: http: //conversadeportugues. com. br/2015/09/enem-2014 -barroco/

Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado,

Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado, e esclarecido, Páscoa ficou da redenção o dia. (ENEM 2014) Páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido; Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia. Pois mandado pela Alta Majestade Nos remiu de tão triste cativeiro, Nos livrou de tão vil calamidade. Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar desta cidade o Faraó do povo brasileiro. (DAMASCENO, D. Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: 2006)

(ENEM 2014) Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam

(ENEM 2014) Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por: (A) visão cética sobre as relações sociais. (B) preocupação com a identidade brasileira. (C) crítica velada à forma de governo vigente. (D) reflexão sobre dogmas do Cristianismo. (E) questionamento das práticas pagãs na Bahia.

(ENEM 2014) Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam

(ENEM 2014) Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por: (A) visão cética sobre as relações sociais. (B) preocupação com a identidade brasileira. (C) crítica velada à forma de governo vigente. (D) reflexão sobre dogmas do Cristianismo. (E) questionamento das práticas pagãs na Bahia. É possível identificar que o poema de Gregório de Matos possui uma intertextualidade com as Sagradas Escrituras. Desta forma, para resolver a questão, é fundamental que algumas características do referido autor sejam lembradas, a saber, a escrita como forma de criticar a sociedade da época, de forma explícita ou implícita, como no poema citado.

RELEMBRANDO. . VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Um assunto muito cobrado nos processos seletivos, as variações linguísticas

RELEMBRANDO. . VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Um assunto muito cobrado nos processos seletivos, as variações linguísticas dizem respeito ao uso da língua consonante à “diversidade da cultura brasileira e ao contraste entre sua presença na literatura, na música e nas artes, em contraposição à norma padrão da língua. ” Referência: https: //guiadoestudante. abril. com. br/blog/duvidasportugues/variantes-linguisticas-como-caem-no-enem-e-vestibulares/

Assum preto (ENEM 2015) Tudo em vorta é só beleza Sol de abril e

Assum preto (ENEM 2015) Tudo em vorta é só beleza Sol de abril e a mata em frô Mas assum preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor Tarvez por ignorança Ou mardade das pió Furaro os óio do assum preto Pra ele assim, ai, cantá mió Assum preto veve sorto Mas num pode avuá Mil veiz a sina de uma gaiola Desde que o céu, ai, pudesse oiá. (GONZAGA, Luís)

(ENEM 2015) As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de “Assum preto” resultam

(ENEM 2015) As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de “Assum preto” resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico. No texto, é resultado de uma mesma regra a: (A) pronúncia das palavras “vorta” e “veve”. (B) pronúncia das palavras “tarvez” e “sorto”. (C) flexão verbal encontrada em “furaro” e “cantá” (D) redundância nas expressões “cego dos óio” e “mata em frô”. (E) pronúncia das palavras “ignorança” e “avuá”.

(ENEM 2015) (A) pronúncia das palavras “vorta” e “veve”. (B) pronúncia das palavras “tarvez”

(ENEM 2015) (A) pronúncia das palavras “vorta” e “veve”. (B) pronúncia das palavras “tarvez” e “sorto”. (C) flexão verbal encontrada em “furaro” e “cantá” (D) redundância nas expressões “cego dos óio” e “mata em frô”. (E) pronúncia das palavras “ignorança” e “avuá”. O texto Assum preto é construído a partir de uma determinada variedade linguística e observamos expressões típicas da linguagem oral. Em “tarvez” e “sorto”, temos dois casos de troca de L por R.

RELEMBRANDO. . TEXTOS PUBLICITÁRIOS E CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS OU COMUNITÁRIAS Os textos publicitários são textos

RELEMBRANDO. . TEXTOS PUBLICITÁRIOS E CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS OU COMUNITÁRIAS Os textos publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir. Desse modo, são produzidos através da função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e sensações. As campanhas publicitárias ou comunitárias, por sua vez, têm objetivos semelhantes, mas com o objetivo do cidadão “consumir” uma ideia. Referência: https: //www. todamateria. com. br/texto-publicitario/

(ENEM, 2016)

(ENEM, 2016)

(ENEM, 2016) Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é

(ENEM, 2016) Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a: (A) adotar práticas de consumo consciente. (B) alterar hábitos de higienização pessoal e residencial. (C) contrapor-se a formas indiretas de exportação de água. (D) optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável. (E) conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção.

(ENEM, 2016) Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é

(ENEM, 2016) Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a: (A) adotar práticas de consumo consciente. (B) alterar hábitos de higienização pessoal e residencial. (C) contrapor-se a formas indiretas de exportação de água. (D) optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável. (E) conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção. Há a função da linguagem apelativa ou conativa, a que normalmente está presente em campanhas publicitárias, que visa conscientizar ou persuadir o consumidor ou cliente para adquirir um produto ou uma ideia.

DISSERTAÇÃO

DISSERTAÇÃO

REDAÇÃO VALE Existem muitas dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem, mas

REDAÇÃO VALE Existem muitas dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem, mas a principal delas é treinar. E como? + Conheça os últimos temas cobrados; + Leia redações exemplares; + Informe-se sobre assuntos da atualidade, leia sempre; + O conhecimento de mundo e o conhecimento técnico do texto são fundamentais. + Uma boa redação da estrutura dissertativo-argumentativa tem, em média, quatro parágrafos: + Pratique pelo menos uma vez por semana; Para tanto, é fundamental que se apresente uma TESE (algo que você propõe), sendo necessário ser uma ideia passível de ser defendida para se chegar a uma conclusão. Fonte: https: //guiadoestudante. abril. com. br/enem/estudante-que-tirou-1000 -duas-vezes-na-redacao-da-dicas-para-ir-bem-no-enem/

REDAÇÃO VALE Dissertar é falar com propriedade sobre determinado tema. Para tanto, é fundamental

REDAÇÃO VALE Dissertar é falar com propriedade sobre determinado tema. Para tanto, é fundamental que se apresente uma TESE (algo que você propõe), sendo necessário ser uma ideia passível de ser defendida para se chegar a uma conclusão. COMO SE FAZ UMA BOA REDAÇÃO? - O conhecimento de mundo e o conhecimento técnico do texto são fundamentais. - Uma redação da estrutura dissertativo-argumentativa tem, em média, quatro parágrafos: Fonte: https: //guiadoestudante. abril. com. br/enem/

ESTRUTURA PADRÃO 1 – Introdução: Apresentação da ideia principal ou tese. (01 parágrafo, tendo,

ESTRUTURA PADRÃO 1 – Introdução: Apresentação da ideia principal ou tese. (01 parágrafo, tendo, em média, entre 03 e 06 linhas) 2 – Desenvolvimento: Apresentação de argumentos que sustentam a ideia principal. (01 a 03 parágrafos, tendo entre 05 e 07 linhas, cada, em média) 3 – Conclusão: Apresentação de um resumo da ideia principal ou de uma sugestão para a resolução do problema, conhecida como proposta de intervenção. (01 parágrafo, tendo, em média, entre 05 e 06 linhas)

DICAS SIMPLES E QUE PODEM AUXILIAR: + Dê sinônimos para as palavras que você

DICAS SIMPLES E QUE PODEM AUXILIAR: + Dê sinônimos para as palavras que você grifou. Exemplo 01: desigualdade Sinônimo literal (ao pé da letra): desproporção, diferença, disparidade, distinção, injustiça Sinônimo contextual (depende do contexto): violência, racismo, preconceito. Exemplo 02: violência Sinônimo literal (ao pé da letra): agressão, criminalidade. Sinônimo contextual (depende do contexto): insegurança, medo, pânico. Os sinônimos são fundamentais na interpretação dos temas e ajudam na redação (para não repetir as palavras)

Para quem tem muita dificuldade em escrever, segue abaixo uma ideia proposta pelo prof.

Para quem tem muita dificuldade em escrever, segue abaixo uma ideia proposta pelo prof. Marcelo Portella. Primeiramente, você observa bem o tema e pensa em duas a três causas que levaram a este tema ser proposto para sua reflexão. TEMA + Termos de ligação + Causa 1 + Causa 2 + Causa 3 (enumeração de causas) Por exemplo, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, tema cobrado no ENEM, em 2015. Quais as causas possíveis? CAUSA 01 - A intolerância em todos os níveis; CAUSA 2 - Os vícios das drogas e o consumo descontrolado de bebida alcoólica, em especial por parte dos cônjuges ou namorados das vítimas; CAUSA 3 - A noção de impunidade no atendimento estatal, que tira a credibilidade deste, fazendo com que muitas mulheres hesitem em buscar a justiça. Lembrando que este método é para você que tem dificuldade em organizar as ideias e iniciar uma redação dissertativo argumentativa. Para fazer a introdução você junta o TEMA e as DUAS ou TRÊS CAUSAS, que se amarram através dos TERMOS DE LIGAÇÃO.

INTRODUÇÃO COM BASE NO TEMA CITADO ANTERIORMENTE: Por exemplo, “A persistência da violência contra

INTRODUÇÃO COM BASE NO TEMA CITADO ANTERIORMENTE: Por exemplo, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, tema cobrado no ENEM, em 2015. TEMA + Termos de ligação + Causa 1 + Causa 2 + Causa 3 (enumeração de causas) Para entendermos o fenômeno da persistência da violência contra a mulher, na sociedade brasileira, precisamos compreender com mais propriedade: a intolerância em todos os níveis; os vícios das drogas e o consumo descontrolado de bebida alcoólica, em especial por parte dos cônjuges ou namorados das vítimas e a noção de impunidade no atendimento estatal, que tira a credibilidade desse, fazendo com que muitas mulheres hesitem em buscar a justiça.

O interessante também é a possibilidade de utilizar duas ou três das causas listadas

O interessante também é a possibilidade de utilizar duas ou três das causas listadas nos parágrafos de desenvolvimento. Ou seja, o fragmento da introdução vai se transformar em base para construir os parágrafos de desenvolvimento. Causa 03 - a noção de impunidade no atendimento estatal, que tira a credibilidade deste, fazendo com que muitas mulheres hesitem em buscar a justiça. É possível afirmar que a violência contra a mulher ainda persiste na sociedade brasileira, mesmo com leis como a Maria da Penha e a do Feminicídio, a qual pontua que crimes de ódio baseados no gênero passam a ser tratados como hediondos. Dentre as razões para a permanência da referida problemática, a qual assola milhares de pessoas, tem-se o fato de mulheres espancadas, ao entrarem e saírem da delegacia, para darem queixa de maridos ou companheiros, muitas vezes não veem nenhum resultado desta denúncia. Quando isso ocorre mais de uma vez com a mesma mulher, fica evidente a incapacidade de o Estado evitar, por meio do poder da polícia, as agressões praticadas. Assim, além de o problema da agressão não ser resolvido, muitas delas perdem a confiança nas instituições e não mais denunciam. E, sem denúncia, os índices aumentam ainda mais.

ENEM REDAÇÃO – TEMAS ANTERIORES 2016 Caminhos para combater o racismo no Brasil (2ª

ENEM REDAÇÃO – TEMAS ANTERIORES 2016 Caminhos para combater o racismo no Brasil (2ª aplicação) 2016 Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil 2015 A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira 2014 Publicidade infantil em questão no Brasil 2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil 2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21 2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

POSSÍVEIS TEMAIS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2017 Com base na pesquisa em sites,

POSSÍVEIS TEMAIS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2017 Com base na pesquisa em sites, como: Enem 2017; Guia Abril do Estudante; Imaginie e Info Enem, tem-se que alguns temas da atualidade são fortes candidatos a serem cobrados : 1) Limites entre humor e bullying: Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube. 2) Aumento da depressão entre os jovens: O aumento da depressão entre os jovens é um tema que vem ganhando destaque no noticiário, principalmente, depois da popularização do jogo Baleia Azul. No Brasil, as estatísticas científicas estimam que cerca de 17% dos jovens apresentam ocorrências de depressão. Além desses números, é importante refletir sobre o aumento da taxa de suicídio, que subiu 10% entre a população de 15 a 29 anos de 2002 a 2014. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídios poderiam ser prevenidos se houvesse mais informação e atenção de quem está próximo. Verifique também a Campanha Setembro Amarelo que vem ganhando cada vez mais visibilidade e que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

3) O limite da estética e da saúde: A valorização do corpo humano é,

3) O limite da estética e da saúde: A valorização do corpo humano é, muitas vezes, desconfigurada pela mídia e pelos padrões estéticos da sociedade. Isso pode causar alguns distúrbios e doenças, tanto físicas quanto psicológicas para as pessoas, o que é comum principalmente entre os jovens. Exemplos disso são doenças como anorexia e bulimia e a crescente popularização de cirurgias plásticas. Em contrapartida, a preocupação estética também pode motivar a prática de exercícios físicos e a boa alimentação que, sendo bem feitas, melhora a saúde do indivíduo. 4) A mobilidade urbana: Une sociedade e meio ambiente. A gente vive esse caos no transporte, que também contribui para a emissão de gás carbônico. É um problema que afeta vários países no mundo, praticamente todas as cidades grandes, principalmente, do Brasil sofrem com o excesso de carros particulares, poucas linhas de transporte público e falta de incentivo de transportes alternativos, como as bicicletas. A prova pode pedir ao estudante indicar alternativas para melhorar a mobilidade urbana e falar sobre o conflito entre os diferentes públicos que utilizam as vias de trânsito, como o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista de carro.

 5) O conceito de família no século XXI: O seu conceito, a discussão

5) O conceito de família no século XXI: O seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a adoção, a união e adoção por casais homossexuais, a guarda compartilhada nos casos de divórcio. Pesquise sobre o projeto de lei que deu origem a essa discussão e busque ampliar seus conhecimentos sobre o assunto refletindo sobre diversas formações familiares que existem, como crianças criadas por avós, casais sem filhos, etc. 6) Deficientes físicos: Nos últimos anos, o ENEM vem trazendo propostas de redação com temas focados em alguma parcela da população que sofra algum tipo de discriminação. Por isso, um tema que discuta a inclusão dos deficientes físicos é bem provável. Segundo o IBGE, 6, 2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A inclusão de pessoas com deficiência envolve diversas questões que o estudante precisa ficar atento, tais como: direitos humanos, estrutura urbana e mercado de trabalho. Pesquise a diferença de inclusão e integração. Reflita sobre as condições dos deficientes nos ambientes escolar e de trabalho.

7) A valorização do índio: Segundo o Censo 2010, o Brasil possui mais de

7) A valorização do índio: Segundo o Censo 2010, o Brasil possui mais de 890 mil índios, distribuídos por 274 idiomas próprios. Contudo, pouco ainda se sabe acerca dos primeiros habitantes do Brasil. Tal proposta de discussão está com base na Lei 11. 645, de 2008, a qual estipula a importância de estudar a cultura e história africana e indígena. 8) Democratização da tecnologia: A tecnologia tem aumentado a democratização dos meios de comunicação, de entretenimento e educação no Brasil. Exemplos disso são as empresas Whats. App, Netflix e plataformas online de educação, que trabalha com várias plataformas – site, página do Facebook e o recente canal do Youtube – difundindo informação e conhecimento para muitas pessoas. Essa mudança de comportamento dos usuários de internet que buscam, cada vez, conhecimento online (seja uma receita culinária até artigos acadêmicos) é um bom ponto de reflexão. 9) Preservação ambiental e desenvolvimento urbano: possível conciliação? : O que caracteriza o desenvolvimento sustentável é que ele está vinculado, em sua forma e conteúdo, a uma base ambiental e ao processo eficiente de aproveitamento dos recursos naturais. Isto se dá visando integrar ambiente e economia sem que haja conflitos entre interesses aparentemente tão distintos porque até a pouco tempo o desenvolvimento econômico não rimava com preservação do meio ambiente.

10) A problemática da obesidade na sociedade brasileira: No mundo globalizado, a comercialização de

10) A problemática da obesidade na sociedade brasileira: No mundo globalizado, a comercialização de produtos industrializados e sem valores nutricionais obtiveram um grande público consumidor por terem mais praticidade e baixo custo no cotidiano. Todavia, no Brasil, o consumo excessivo desses alimentos gera uma elevação no quadro de obesidade da população. Por conseguinte, o indivíduo poderá ter problemas em sua saúde e em sua sociabilidade com o meio. Assim sendo, convém analisar os fatores que impulsionam essa problemática na sociedade atual. 11) Como combater o cyberbullying e o bullying no Brasil: Com a chegada da internet e sua capacidade de comunicação, o bullying não mais se limitou ao espaço de antes, entrando agora, também, na própria casa da vítima. Através de mensagens e posts, que por muitas vezes são anônimas, os praticantes podem ferir, expor e constranger sua vítima. Como no aplicativo "Secrets", que ocorreram infinitos atos de cyberbullying, pelo fato do aplicativo permitir aos usuários postarem mensagens anônimas. Ou na rede social twitter, que permite ao usuário postar qualquer mensagem, sendo o comentário saudável ou não. Referências: https: //www. projetoredacao. com. br/temas-de-redacao/ http: //pergunte. mundoedu. com. br/

DICAS DE ESTUDO PARA O Planejar o estudo (Redação) - Faça pelo menos um

DICAS DE ESTUDO PARA O Planejar o estudo (Redação) - Faça pelo menos um texto por semana, e procure a ajuda de uma pessoa mais experiente e/ou professor(a) para avaliá-lo. - Reflita sobre temas da atualidade. Isso contribui para desenvolver um posicionamento crítico. - Passe suas opiniões para o papel, seguindo o formato exigido na redação do Enem - Leia notícias, crônicas, livros. Assista jornais, documentários, bons debates. Pode soar como desestímulo ao estudos, mas contribui para sua formação intelectual - e produção textual * Adaptada do Site Zero Hora Há muitos sites gratuitos contendo diversas propostas de redação. Os mais conhecidos são: Projeto de redação, Imaginie e os bancos de redação, do UOL e do Brasil Escola, seguem os links: https: //www. projetoredacao. com. br/temas-de-redacao http: //www. imaginie. com/temas-de-redacao/ https: //educacao. uol. com. br/bancoderedacoes/ http: //vestibular. brasilescola. uol. com. br/banco-de-redacoes/

Fonte: http: //redacaonline. com. br/blog/nao-zerar-redacao-enem/

Fonte: http: //redacaonline. com. br/blog/nao-zerar-redacao-enem/

COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM Competência 1 Competência 2* Competência 3

COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM Competência 1 Competência 2* Competência 3 Compreender a proposta de Selecionar, redação e aplicar relacionar, conceitos das organizar e Demonstrar várias áreas de interpretar domínio da norma conhecimento informações, padrão da língua para desenvolver fatos, opiniões e escrita. o tema dentro dos argumentos em limites estruturais defesa de um do texto ponto de vista. dissertativoargumentativo. Valor: 0 a 200 Competência 4 Competência 5 Demonstrar Elaborar proposta conhecimento dos de intervenção mecanismos para o problema linguísticos abordado, necessários à respeitando os construção da direitos humanos. argumentação. Valor: 0 a 200

A proposta de intervenção, para ser bem conceituada, deve apresentar quatro elementos básicos: a

A proposta de intervenção, para ser bem conceituada, deve apresentar quatro elementos básicos: a AÇÃO INTERVENTIVA; o AGENTE, o MODO/MEIO de execução dessa ação e seu EFEITO, e ainda um detalhamento da ação e/ou de seu modo/meio de execução. Nesse sentido, mesmo que você apresente muitas propostas de intervenção em seu texto será avaliada a proposta mais completa a partir desses elementos. “Portanto, o Ministério da Educação (AGENTE) deve realizar a inserção de tópicos fundamentais (AÇÃO) no currículo escolar (MODO) para a formação cidadã, de modo a introduzir o estudo da história dos povos africanos (DETALHAMENTO) – essencial para o entendimento da construção social brasileira (EFEITO) [. . . ]” (“Caminhos para combater o racismo no Brasil” – ENEM 2016)

REFERÊNCIAS MAIS UTILIZADAS: DESCOMPLICA - https: //descomplica. com. br/ GUIA ABRIL DO ESTUDANTE -

REFERÊNCIAS MAIS UTILIZADAS: DESCOMPLICA - https: //descomplica. com. br/ GUIA ABRIL DO ESTUDANTE - https: //guiadoestudante. abril. com. br/enem INFO ENEM - https: //www. infoenem. com. br/ Professores no You. Tube: Celso Silva, Rafael Cunha, Walace Cestari, Marcelo Portela, dentre outros.

Professora Isabel Lima Mestre em Crítica Cultural (UNEB) Especialista em Gramática e Texto (UNIFACS)

Professora Isabel Lima Mestre em Crítica Cultural (UNEB) Especialista em Gramática e Texto (UNIFACS) Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FAMETTIG) Graduada em Letras Vernáculas (UFBA) Professora de Língua Portuguesa e Redação, no Colégio Professora Simone Simões Neri E-mail: isabel. fmlima@gmail. com Facebook: Isabel Lima Professora Blog: diversaslinguagens. wordpress. com