Learning Organization Conceito Uma Learning Organization aquela que

  • Slides: 7
Download presentation
Learning Organization Conceito Uma Learning Organization é aquela que é muito boa a: •

Learning Organization Conceito Uma Learning Organization é aquela que é muito boa a: • criar, adquirir, interpretar, transferir e reter o conhecimento; • modificar o seu comportamento, por razões de negócio e de competitividade, e reflectir o novo conhecimento no seu próprio contexto.

Learning Organization Uma organização que aprende é aquela que sistematicamente e de forma continuada

Learning Organization Uma organização que aprende é aquela que sistematicamente e de forma continuada executa os seguintes processos: • • • Recolha de informação: sobre os clientes, fornecedores e concorrentes bem como das tendências sociais, económicas, tecnológicas e reguladoras; Benchmarking com análise das melhores práticas: Aprender de outras empresas e organizações; Aprender com as suas próprias experiências e histórico; Experimentar novas abordagens, através da inovação; Resolução sistemática de problemas e implementação de novos processos; Transferir o conhecimento por toda a organização.

Learning Organization Objectivos • Os objectivos são as acções ou resultados que nos comprometemos

Learning Organization Objectivos • Os objectivos são as acções ou resultados que nos comprometemos alcançar para aproximar a realidade da visão da organização. São obstáculos a transpor para concretizar a visão. • A grande vantagem de definir estas linhas orientadoras é definir um rumo para a organização, reconhecido e apoiado por todos. Isto dará uma maior segurança e tranquilidade ao explorar as próximas disciplinas pois as pessoas sabem para onde caminham. Daí a importância de passar por esta fase, ainda que superficialmente, antes de seguir para as restantes.

Learning Organization Características A criação de uma “learning organization” baseia-se em cinco áreas chave:

Learning Organization Características A criação de uma “learning organization” baseia-se em cinco áreas chave: 1. Modelos Mentais Os gestores devem abandonar velhas formas de pensamento. Devem desenvolver novos cenários, outras maneiras de fazer o que estão a fazer. 2. Domínio Pessoal Ter um espírito aberto perante os outros. Ser o melhor no lugar onde está. Interrogar-se: “porque não fazer de outra forma? ” Viver com um inquietação permanente, mas saudável.

Learning Organization Características 3. Raciocínio Sistémico Perceber bem o sistema de funcionamento da organização.

Learning Organization Características 3. Raciocínio Sistémico Perceber bem o sistema de funcionamento da organização. Perceber as interrelações e interdependências. Ser capaz de ver ao mesmo tempo a floresta e a árvore. Se insiste o sistema resiste. 4. Visão Partilhada Elaborar uma estratégia que reuna consenso. Criação de uma aspiração comum a todos os membros da organização. As pessoas têm de ser encorajadas a partilharem as suas visões sobre o futuro da empresa. 5. Aprendizagem Grupal Trabalhar em equipa para satisfazer essa visão. Ouvir, ouvir e ouvir. É preciso levar conflitos e dilemas para a sala de reuniões para se ganhar uma inteligência colectiva, em vez de individual.

Learning Organization Vantagens Resume-se a tornar as organizações mais competitivas no meio ambiente em

Learning Organization Vantagens Resume-se a tornar as organizações mais competitivas no meio ambiente em que se inserem

Learning Organization Desvantagens Segundo Peter Senge também são cinco as principais deficiências do processo

Learning Organization Desvantagens Segundo Peter Senge também são cinco as principais deficiências do processo de aprendizagem nas organizações: 1. Eu sou meu cargo: limitação a função e falta de objetivos 2. O inimigo estar lá fora: a culpa e sempre dos outros 3. A fixação em eventos: ênfase no curto prazo 4. A não conscientização das mudanças: falta de atenção às sutilizas e aos indicadores de longo prazo 5. O mito da equipe administrativa: vai bem nas rotinas mas não nas situações difíceis