Julius Lothar Meyer n Em 1864 Lothar Meyer

  • Slides: 8
Download presentation
Julius Lothar Meyer

Julius Lothar Meyer

n Em 1864 Lothar Meyer, químico alemão, estudou a relação existente entre o volume

n Em 1864 Lothar Meyer, químico alemão, estudou a relação existente entre o volume atômico dos elementos e as respectivas massas. Ele representou graficamente o volume atômico em função da massa atômica relativa. n Da curva de Lothar Meyer foi possível chegar a uma classificação periódica dos elementos que tinham propriedades semelhantes.

LOTHAR MEYER E AS CURVAS. . . As curvas demonstram que existe uma relação

LOTHAR MEYER E AS CURVAS. . . As curvas demonstram que existe uma relação entre o volume atômico e a massa atômica relativa, foram também organizadas de acordo com propriedades como fusibilidade, maleabilidade, fragilidade e comportamento eletromagnético.

Neste mesmo ano Lothar Meyer escreveu um livro incluindo a melhor versão abreviada da

Neste mesmo ano Lothar Meyer escreveu um livro incluindo a melhor versão abreviada da tabela periódica. n A tabela de Meyer incluía aproximadamente metade dos elementos químicos conhecidos na época, que eram num total de 62 elementos. A distribuição dos elementos era feita em ordem crescente de seus pesos atômicos, e demonstrava que as propriedades químicas e físicas dos elementos eram funções periódicas. n Espaços vazios na tabela de Meyer indicavam a localização de elementos ainda não descobertos. n

n Em 1868, Meyer promoveu algumas alterações em seu trabalho tornando-o um marco na

n Em 1868, Meyer promoveu algumas alterações em seu trabalho tornando-o um marco na história da Tabela Periódica. Esta nova versão era denominada a forma estendida da tabela. n Classificava 53 elementos químicos em ordem crescente de suas massas atômicas.

Mas qual foi o erro de Meyer? Os originais de uma segunda edição de

Mas qual foi o erro de Meyer? Os originais de uma segunda edição de seu livro foram dados a um colega para avaliação. Infelizmente, para Meyer, antes da publicação de seu trabalho, o químico russo Mendeleev disponibilizou para a comunidade científica uma tabela periódica extremamente semelhante a sua, que só foi publicada em 1870. n Meyer só não é considerado hoje o pai da Tabela periódica por ter se demorado na publicação de sua obra e por não estar convicto da descoberta de novos elementos que completariam os espaços vazios deixados na sua classificação. n

FIM

FIM