Judasmo A religio judaica foi a primeira religio

  • Slides: 25
Download presentation
 Judaísmo

Judaísmo

A religião judaica foi a primeira religião monoteísta da humanidade n Muitos povos do

A religião judaica foi a primeira religião monoteísta da humanidade n Muitos povos do passado adoravam vários deuses - forças da natureza, animais – que representavam sob várias formas e a que atribuíam diversos nomes. Eram politeístas.

Abraão n n Viveu no sec XIX a. C. (há cerca de 4000 anos)

Abraão n n Viveu no sec XIX a. C. (há cerca de 4000 anos) em Ur, no actual Iraque. Era chefe de uma tribo e adorava vários deuses. Progressivamente foi descobrindo o Deus Único. Possibilitou a passagem do politeísmo ao monoteísmo. Deus revela-se a Abraão e toda a história da humanidade se transformará por causa deste encontro com o Deus único.

Deus disse-lhe «Deixa a tua terra e a casa de teu pai e vai

Deus disse-lhe «Deixa a tua terra e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti um grande povo; hei-de abençoar-te e tornar-te famoso. O teu nome será uma bênção…e todas as famílias da terra serão em ti abençoadas» (Gn 12, 1 -3)

n A história do Judaísmo começa com Abraão, que por volta de 1850 a.

n A história do Judaísmo começa com Abraão, que por volta de 1850 a. C. deixou a Síria para se estabelecer na terra de Canaã, actual Israel. Com a morte de Abraão, Jacob e os seus 12 filhos emigraram para o Egipto à procura de melhores condições de vida e de pastagens para os animais. Com o passar do tempo, foram tratados como escravos e obrigados a construir cidades e silos para armazenagem do cereal.

Moisés, um Hebreu, ( sec. XIII a. C. )que vai ser criado e educado

Moisés, um Hebreu, ( sec. XIII a. C. )que vai ser criado e educado como um egípcio

 Vai ser o LIBERTADOR do povo judaico do cativeiro do Egipto e também

Vai ser o LIBERTADOR do povo judaico do cativeiro do Egipto e também o LEGISLADOR. Escreve os DEZ MANDAMENTOS. Estabelece a ALIANÇA entre DEUS e o POVO.

A escravidão durou até 1300 ou 1200 a. C. quando, guiado por Moisés, o

A escravidão durou até 1300 ou 1200 a. C. quando, guiado por Moisés, o povo judeu conseguiu libertar-se e, passando através do Mar Vermelho, regressaram novamente a Canaã.

Os símbolos do Judaísmo n O Candelabro dos sete braços – A "Menorah" é

Os símbolos do Judaísmo n O Candelabro dos sete braços – A "Menorah" é o símbolo do Judaísmo. O 7 é para os Judeus o número da plenitude, da perfeição.

KIPPÁ- pequeno barrete usado pelos homens judeus para manifestar o respeito a Deus

KIPPÁ- pequeno barrete usado pelos homens judeus para manifestar o respeito a Deus

Mezzuza - pequena caixa que contém um rolo de pergaminho com um texto bíblico

Mezzuza - pequena caixa que contém um rolo de pergaminho com um texto bíblico e é afixado no umbral de todas as casas.

Estrela de David Os dois triângulos sugerem a essência dos ideais judaicos: a fé

Estrela de David Os dois triângulos sugerem a essência dos ideais judaicos: a fé judaica e a sua história

- Quando reza, o hebreu tem a cabeça coberta com o «Talith» , um

- Quando reza, o hebreu tem a cabeça coberta com o «Talith» , um xaile com franjas, e tem presos à testa e no braço direito as «filactérias» , pequenas bolsas que contêm orações da Torá escritos em pergaminho. Só é usado por homens e serve para lembrar o cumprimento dos Mandamentos.

- O Rabino – Os hebreus não têm sacerdotes. O Rabino é só um

- O Rabino – Os hebreus não têm sacerdotes. O Rabino é só um mestre, um guia espiritual para os fiéis na interpretação da Bíblia.

Local de culto : Sinagoga

Local de culto : Sinagoga

A Sinagoga – É o lugar de oração, de estudo e de reunião.

A Sinagoga – É o lugar de oração, de estudo e de reunião.

- O Sábado – É o dia semanal festivo dos judeus. Começa ao pôr-do-sol

- O Sábado – É o dia semanal festivo dos judeus. Começa ao pôr-do-sol de Sexta-feira e vai até ao pôr-do-sol de Sábado. É um dia dedicado à oração e ao descanso.

Muro das Lamentações Parede do templo de Jerusalém destruído no ano 70 d. C.

Muro das Lamentações Parede do templo de Jerusalém destruído no ano 70 d. C. Junto a ele, os judeus do mundo inteiro rezam e colocam as suas preces escritas em pequenos papeis entre as suas pedras.

Etapas importantes da vida de um Judeu - A Circuncisão – Aos oito dias

Etapas importantes da vida de um Judeu - A Circuncisão – Aos oito dias depois do nascimento, todo o rapaz hebreu é circuncidado e nesta altura é-lhe dado o nome. A circuncisão simboliza a Aliança entre Yavhé e Abraão. n - Aos treze anos, o rapaz hebreu torna-se membro da comunidade e, por isso, está sujeito aos direitos e aos deveres que a Bíblia lhe indica. n

- O estudo da Torá é o principal dos deveres de um judeu. No

- O estudo da Torá é o principal dos deveres de um judeu. No livro da Lei estão contidas as 613 obrigações que todo o hebreu piedoso deve observar.

Livro Sagrado - O livro sagrado é a Bíblia. Corresponde ao Antigo Testamento dos

Livro Sagrado - O livro sagrado é a Bíblia. Corresponde ao Antigo Testamento dos cristãos, com poucas diferenças. A Torá contém os cinco primeiros livros atribuídos a Moisés (Livro da Lei).

Princípios básicos da fé judaica: Proclama a existência de um só Deus. n Reconhece

Princípios básicos da fé judaica: Proclama a existência de um só Deus. n Reconhece a presença e revelação de Deus nos acontecimentos da história. n Baseia-se na Aliança entre Deus e Israel, o povo eleito. n Espera a vinda do Messias e a vida eterna. n

Decálogo n n n n n 1 - Não tenhas outros deuses além de

Decálogo n n n n n 1 - Não tenhas outros deuses além de mim 2 -Não prestes culto às imagens 3 - Não faças mau uso do nome de Deus 4 - Consagra o dia de Sábado 5 - Respeita os teus pais 6 - Não mates 7 -Não cometas adultério 8 - Não roubes 9 - Não faças acusações falsas 10 - Não cobices o que é dos outros