JUD Disciplina Educao Fsica Professores Henrique Granada M

  • Slides: 11
Download presentation
JUDÔ Disciplina: Educação Física. Professores: Henrique Granada, Mª Fernanda Barros e Matheus Lazzarotto.

JUDÔ Disciplina: Educação Física. Professores: Henrique Granada, Mª Fernanda Barros e Matheus Lazzarotto.

FUNDAÇÃO üCriado por JIGORO KANO, em 1882. üKANO estudou vários estilos de JU-JUTSU para

FUNDAÇÃO üCriado por JIGORO KANO, em 1882. üKANO estudou vários estilos de JU-JUTSU para criar o judô; üO Ju-jutsu era o conjunto de técnicas usadas pelos samurais em batalha; üPara criação do JUDÔ foram selecionadas técnicas que tinham princípio científico para sua eficácia; üAs técnicas também foram selecionadas de modo que todos pudessem praticar, independente do vigor físico, gênero ou idade.

JIGORO KANO ü Nascido em 1860, em Mikage; ü Estudou diferentes vertentes do ju-jutsu

JIGORO KANO ü Nascido em 1860, em Mikage; ü Estudou diferentes vertentes do ju-jutsu antigo; ü Formou-se em letras, literatura, ciências políticas, política econômica, ciências estéticas e morais; ü Primeiro Oriental membro do COI; ü Considerado o pai da Educação Física no Japão; ü Também tem influência na pedagogia do esporte, uma vez que criou uma sequência pedagógica para o ensino do judô.

PRINCÍPIOS DO JUDÔ • JITA KYOEI: Mínimo de esforço e • JITA KYOEI: Prosperidade

PRINCÍPIOS DO JUDÔ • JITA KYOEI: Mínimo de esforço e • JITA KYOEI: Prosperidade e máxima eficiência. benefícios mútuos. • JU: Suavidade. • DO: Caminho. ü O judoca deve exercer esses princípios não somente na prática esportiva mas também em sua vida cotidiana, através uso racional do corpo e mente, bem como contribuindo para o contexto social em que está inserido.

BUSHIDO (O caminho do guerreiro) • É o código de hora samurai e está

BUSHIDO (O caminho do guerreiro) • É o código de hora samurai e está presente no ensino das artes marciais de origem japonesa, suas virtudes são: • Estão mais ligadas não somente a pratica , mas também ao estilo de vida do praticante.

JUDÔ NO BRASIL üEisei Mitsuyo Maeda, também chamado Conde Koma, chegou ao Brasil em

JUDÔ NO BRASIL üEisei Mitsuyo Maeda, também chamado Conde Koma, chegou ao Brasil em 14 de novembro de 1914, na cidade de POA; üDifundiu o judô pelo Brasil principalmente através de apresentações; üNo entanto há relatos de outros imigrantes japoneses que trouxeram o Judô para o Brasil antes desta data; üNa atualidade o judô é um dos dez esportes mais praticados no Brasil, e temos uma posição de destaque no cenário mundial. CURIOSIDADE Os irmão Gracie praticaram Judô e criaram outra variação do ju-jutsu antigo, chamada de brazilian jiu-jitsu, esta com mais ênfase em técnicas de solo e regras competitivas diferentes.

ESPORTE OLÍMPICO üO Judô é esporte olímpico desde 1964 (Tóquio); üA atualização das regras

ESPORTE OLÍMPICO üO Judô é esporte olímpico desde 1964 (Tóquio); üA atualização das regras são constantes na última década. As razões são diversas, tais como: para facilitar a compreensão do espectador, mídia, questões de desenvolvimento técnico, entre outras; üAs pontuações atuais são um “wazari” quando é aplicada uma queda parcial ou imobilização por 10 segundos e o “ippon”(vitória) é uma queda perfeita, imobilização por 20 segundos ou dois “wazari”; üA punição é o “shido” e aplica-se por vários motivos. O atleta que leva três punições é desclassificado.

TÉCNICAS “WAZA” üTACHI – WAZA: técnicas em pé, de projeção. Aquelas que usamos para

TÉCNICAS “WAZA” üTACHI – WAZA: técnicas em pé, de projeção. Aquelas que usamos para derrubar o oponente; https: //www. youtube. com/watch? v=p. QJrg. IOpl. Fo üNE – WAZA: técnicas de solo. São usadas para imobilizar ou finalizar o adversário. https: //www. youtube. com/watch? v=UA 8 v. C 6 Y 65 Ww üKATAS: são formas, sequências de ataques e defesas préestabelecidas. Existem campeonatos de katas, onde são analisadas a plasticidade e a execução correta da sequência.

UKEMIS (QUEDAS) üAs quedas são fundamentais para a aprendizagem do judô, com elas o

UKEMIS (QUEDAS) üAs quedas são fundamentais para a aprendizagem do judô, com elas o praticante tem segurança e evita lesões. São elas: üUshiro ukemi (queda de costas); üMae ukemi (queda de frente); üYoko ukemi (queda de lado); üZempo Kaiten Ukemi (rolamento). üOutros fundamentos são o shintai (movimentação) e o kusushi (desequilíbrio).

VOCABULÁRIO BÁSICO üSENSEI: Aquele que veio antes, que detém o conhecimento (professor); üRITSU REI:

VOCABULÁRIO BÁSICO üSENSEI: Aquele que veio antes, que detém o conhecimento (professor); üRITSU REI: Saudação em pé; üZA REI: Saudação ajoelhado; üDOJO: Local de treinamento físico e espiritual (sala de treinamento). üJUDOGI: Roupa para a prática do judô; üHAJIME: Começar; üMATE: Pare. üMAIS EM: ühttp: //www. judors. com. br/wpcontent/uploads/2018/09/boletim_64_18_vocabulario. pdf

PRÁTICA • Acesse o link e reproduza os movimentos do judô; • A AVALIAÇÃO,

PRÁTICA • Acesse o link e reproduza os movimentos do judô; • A AVALIAÇÃO, será feita através da postagem de uma apresentação (power point) com fotos da realização das atividades. https: //www. youtube. com/watch? v=o. Y 0 AQqsk. OII