JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETNCIAS CARACTERSTICAS REGRAS E DESIGNAO
![JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […] JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […]](https://slidetodoc.com/presentation_image_h/a0320c87f668b7bcf77f98d512c190b8/image-1.jpg)











- Slides: 12
![JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS CARACTERÍSTICAS REGRAS E DESIGNAÇÃO PROPOSTA DE TRABALHO JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […]](https://slidetodoc.com/presentation_image_h/a0320c87f668b7bcf77f98d512c190b8/image-1.jpg)
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES COMPETÊNCIAS, CARACTERÍSTICAS, REGRAS E DESIGNAÇÃO, PROPOSTA DE TRABALHO […]

JOGOS TRADICIONAIS COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Conhecer : n n o contexto sociocultural da prática de jogos tradicionais característicos da região e valorizar a prática dos jogos tradicionais populares como fator de desenvolvimento pessoal; a origem histórica, o objetivo e as regras fundamentais dos jogos selecionados para abordar nas aulas Saber: n n n identificar o jogo tradicional e as adaptações na região; ser cooperante nas situações de prática dos jogos tradicionais abordados; ser dinâmico na recolha dos jogos tradicionais característicos da região; ser cumpridor das regras de segurança; preservar o património cultural da região.

JOGOS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS § originários de atividades religiosas ou pagãs. § fazem parte da identidade cultural de um povo e transmitemse oralmente ou através da prática, ao longo dos tempos, de geração em geração. § ilustram a cultura local e são importantes para manter o património lúdico e cultural do país e da região. § a criatividade, espontaneidade, variabilidade e liberdade opõem-se à regulamentação, sistematização e rendimento do Desporto. § não têm regras complicadas e não exigem gestos técnicos difíceis.

JOGOS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS § O sentimento de identidade com a comunidade é uma característica importante destes jogos; § Importante no processo de aprendizagem; § Respeitam as características próprias de cada região.

JOGOS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS Nos Jogos Tradicionais existem atividades lúdicas e corporais distintas; Práticas lúdicas da população adulta, de uma determinada comunidade; práticas lúdicas que apenas acontecem em dias festivos e as que ocorrem em épocas específicas; Brincadeiras de crianças que se observam nos recreios das escolas; Práticas reguladas e organizadas como os jogos coletivos com bola; Práticas relacionadas com aspetos sagrados e religiosos; Exercícios corporais que apelam às capacidades físicas e habilidades motoras; Atividades que apelam às faculdades mentais.

JOGOS TRADICIONAIS ESTÃO DIVIDIDOS EM TRÊS GRANDES ÁREAS

JOGOS TRADICIONAIS Nos jogos tradicionais interligam-se os seguintes fatores: § Cultural relembra os momentos e modos como os habitantes da região utilizavam os seus tempos livres § Movimento disponibilidade corporal para correr, saltar, lançar ou arremessar § Social integração num grupo, cooperação, adaptação, solidariedade, coesão social e inserção comunidade § Competição o fundamental é o convívio, regras adaptadas e aceites por todos § Intelectual solicitação da memória, atenção e imaginação na

JOGOS TRADICIONAIS REGRAS E DESIGNAÇÃO n variam de acordo com a região, fruto de trocas culturais e influências diversas. n A variabilidade local de um jogo tradicional resulta de aculturações e processos de transformação local n Não existe uniformização do espaço de jogo, pode ser adaptado n Existe muita flexibilidade n O número de jogadores em cada equipa pode variar de local para local n Há heterogeneidade nas equipas n Os aspetos técnicos da prática são pouco importantes n Rusticidade de materiais utilizados

JOGOS TRADICIONAIS REGRAS E DESIGNAÇÃO n Promovem a integração em grupo n Desenvolvem a aquisição de disponibilidade corporal n Promovem a coordenação motora n Desenvolvem o sentido rítmico n Enriquecimento oral da linguagem (vocabulário específico)

JOGOS TRADICIONAIS SUGESTÃO DE TRABALHO Vamos realizar uma recolha dos Jogos Tradicionais mais praticados na tua Ilha? 1º Em tempo de aula, o grupo turma, realiza um levantamento dos Jogos que conhecem (apenas referir nome do jogo) - registar 2º Cada aluno procura saber junto dos familiares e amigos quais eram os jogos mais praticados – registar individualmente 3º Selecionar o jogo ou jogos mais praticados na região 4º Em grupo ou individualmente, realizar pesquisa utilizando as TIC , e comparar os jogos tradicionais da sua zona com jogos idênticos praticados noutra região (designação, material utilizado e descrição do jogo).

JOGOS TRADICIONAIS FIM

JOGOS TRADICIONAIS BIBLIOGRAFIA Coimbra A. (2007). O papel dos Jogos Tradicionais como atividade lúdica educacional. Monografia UP. Costa J. Jogo Limpo Educação Física 7º, 8º e 9º anos. Porto Editora. Costa J. (2006) Jogo Limpo. Dossier do Professor. Porto Editora. Romão P. Pais S. (2006) Educação Física 7/8/9 2ªparte. Porto Editora Batista P. , Rego L. , Azevedo A. (2002) Em Movimento. Edições ASA Imagens retiradas de [clicar na imagem e seguir a hiperligação]