Irena Sendler O Anjo do Gueto de Varsvia

  • Slides: 7
Download presentation
Irena Sendler "O Anjo do Gueto de Varsóvia" ou "A mãe das crianças do

Irena Sendler "O Anjo do Gueto de Varsóvia" ou "A mãe das crianças do Holocausto"

Irena Sendler foi uma assistente social e ativista política responsável por salvar a vida

Irena Sendler foi uma assistente social e ativista política responsável por salvar a vida de mais de 2. 500 crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial. Ela fazia uso de ambulâncias para transportar as crianças para fora, além cestos de lixo, caixas de ferramentas, sacos de batata, etc.

As crianças só conheciam Irena Sendler pelo seu nome falso, "Jolanta". No entanto, anos

As crianças só conheciam Irena Sendler pelo seu nome falso, "Jolanta". No entanto, anos depois, quando uma foto dela saiu em um jornal após a assistente social ser premiada por suas ações humanitárias durante a guerra, um homem conseguiu seu telefone e disse em uma ligação: "Eu me lembro do seu rosto. Foi você quem me tirou do Gueto".

Em outubro de 1943, os nazistas descobriram suas atividades, e Irena Sendler foi presa

Em outubro de 1943, os nazistas descobriram suas atividades, e Irena Sendler foi presa e brutalmente torturada. Mesmo após ter vários ossos quebrados, a polonesa, que era a única que sabia os nomes e moradas famílias que cuidavam das crianças judias, suportou a tortura e não traiu seus colaboradores ou as crianças. Ela foi condenada à morte, mas, no dia da execução, um guarda a levou para um "interrogatório extra" e a mandou fugir. No dia seguinte, ela encontrou seu nome na lista de polacos executados e descobriu que o Conselho para a Ajuda aos Judeus havia conseguido subornar o guarda para ajudá-la. Sob uma identidade falsa, ela continuou ajudando os judeus.

Viveu em Varsóvia, Polônia e Morreu de em 2008, aos 98 anos

Viveu em Varsóvia, Polônia e Morreu de em 2008, aos 98 anos

"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha

"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade".

Ela ganhou uma série de prêmios e títulos em reconhecimento ao seu esforço para

Ela ganhou uma série de prêmios e títulos em reconhecimento ao seu esforço para ajudar tantas famílias. O filme "O Coração Corajoso de Irena Sendler" foi lançado em 2009 contando sua história