Introduo VALORES SEGREDOS LEALDADES LEGADOS RITOS CRENAS MITOS

  • Slides: 8
Download presentation
Introdução VALORES SEGREDOS LEALDADES LEGADOS RITOS CRENÇAS MITOS

Introdução VALORES SEGREDOS LEALDADES LEGADOS RITOS CRENÇAS MITOS

Introdução § Etapas ciclo de vida da família (Carter e Mc. Goldrick, 1995) §

Introdução § Etapas ciclo de vida da família (Carter e Mc. Goldrick, 1995) § Saindo de casa: jovens solteiros; § Casamento: formação do casal; § Famílias com filhos pequenos; § Famílias com filhos adolescentes; § Lançando os filhos e seguindo em frente; § Família no estágio tardio da vida.

Introdução § Saindo de casa: jovens solteiros Princípio-chave § Aceitar a responsabilidade emocional e

Introdução § Saindo de casa: jovens solteiros Princípio-chave § Aceitar a responsabilidade emocional e financeira pelo eu. Mudança de Segunda Ordem no Status Familiar § Diferenciação do eu em relação à família de origem; § Desenvolvimento de relacionamentos íntimos com adultos iguais; § Estabelecimento do eu com relação ao trabalho e independência financeira.

Introdução § Casamento: formação do casal Princípio-chave § Comprometimento com um novo sistema. Mudança

Introdução § Casamento: formação do casal Princípio-chave § Comprometimento com um novo sistema. Mudança de Segunda Ordem no Status Familiar § Formação sistema marital; § Realinhamento dos relacionamentos com as famílias ampliadas e os amigos para incluir o cônjuge.

Introdução § Família com filhos pequenos Princípio-chave § Aceitar novos membros no sistema. Mudança

Introdução § Família com filhos pequenos Princípio-chave § Aceitar novos membros no sistema. Mudança de Segunda Ordem no Status Familiar § Ajustar o sistema conjugal para criar espaço para o(s) filho(s); § Unir-se nas tarefas de educação dos filhos, nas tarefas financeiras e domésticas; § Realinhamento com família ampliada p/ incluir os papéis de pais e avós.

Introdução § Família com filhos adolescentes Princípio-chave § Aumentar a flexibilidade das fronteiras familiares

Introdução § Família com filhos adolescentes Princípio-chave § Aumentar a flexibilidade das fronteiras familiares para incluir a independência dos filhos e as fragilidades dos avós. Mudança de Segunda Ordem no Status Familiar § Modificar os relacionamentos progenitor-filho para permitir ao adolescente movimentar-se para dentro e fora do sistema; § Novo foco nas questões conjugais e profissionaisno meio da vida; § Começar a mudança no sentido de cuidar da geração mais velha.

Introdução § Lançando os filhos Princípio-chave § Aceitar várias saídas e entradas no sistema

Introdução § Lançando os filhos Princípio-chave § Aceitar várias saídas e entradas no sistema familiar. Mudança de Segunda Ordem no Status Familiar § Renegociar o sistema conjugal como díade; § Desenvolvimento de relacionamentos de adultopara-adulto entre os filhos crescidos e seus pais; § Lidar com a incapacidade e morte dos pais (avós).

Introdução § Família no estágio tardio da vida Princípio-chave § Aceitar a mudança dos

Introdução § Família no estágio tardio da vida Princípio-chave § Aceitar a mudança dos papéis geracionais. Mudança de Segunda Ordem no Status Familiar § Manter o funcionamento e interesses próprios e/ou do casal em face do declínio fisiológico; § Apoiar um papel mais central d geração do meio; § Abrir espaço no sistema para a sabedoria e experiência dos mais idosos, mas sem supefuncionar com ela; § Lidar com a perda do cônjuge, irmãos e outros iguais e preparar-se para a própria morte. Revisão e integração da vida.