Introduo o que filosofia Etimologia philos amizade ou

  • Slides: 6
Download presentation
Introdução: o que é filosofia?

Introdução: o que é filosofia?

Etimologia philos amizade ou amor sophia sabedoria a filosofia é a busca incessante pelo

Etimologia philos amizade ou amor sophia sabedoria a filosofia é a busca incessante pelo verdadeiro conhecimento

Atitude Crítica questionamento do senso-comum (ideias, valores e costumes estabelecidos) busca por conhecimento fundamentado

Atitude Crítica questionamento do senso-comum (ideias, valores e costumes estabelecidos) busca por conhecimento fundamentado (lógico racional)

Exemplo de Atitude Filosófica O senso-comum prega que apenas a violência policial pode acabar

Exemplo de Atitude Filosófica O senso-comum prega que apenas a violência policial pode acabar com a criminalidade no Brasil. “a polícia do estado de São Paulo mata seis vezes mais pessoas do que toda a polícia dos EUA e a criminalidade continua a subir” (Revista Caros Amigos – Especial Violência Policial)

Exemplo de Atitude Filosófica Ao avistar um menino morador de rua cometendo uma infração

Exemplo de Atitude Filosófica Ao avistar um menino morador de rua cometendo uma infração alguém afirma: “se tivesse apanhado não estaria fazendo coisas erradas”. A pesquisa de um sociólogo no RJ mostra que 93% dos meninos de rua saíram de casa por serem vítimas de violência doméstica.

Exemplo de Atitude Filosófica A revisão dos estudos científicos já publicados permite identificar três

Exemplo de Atitude Filosófica A revisão dos estudos científicos já publicados permite identificar três fatores principais na formação das personalidades com maior inclinação ao comportamento violento: 1) crianças que apanharam, foram abusadas sexualmente, humilhadas ou desprezadas nos primeiros anos de vida; 2) adolescência vivida em famílias que não lhes transmitiram valores sociais altruísticos, formação moral e não lhes impuseram limites de disciplina; 3) associação com grupos de jovens portadores de comportamento antissocial. (Drauzio Varella – Violência Epidêmica)