Introduo a Citologia o estudo das clulas Do

  • Slides: 19
Download presentation
Introdução a Citologia: É o estudo das células Do grego “kytos”: célula e “logos”:

Introdução a Citologia: É o estudo das células Do grego “kytos”: célula e “logos”: estudo Célula: É a menor unidade morfológica, funcional e genética do indivíduo. O termo “célula” recebeu esta denominação, pois, pensava-se que o mesmo era dotado de um espaço vazio, o que hoje torna-se uma informação totalmente equivocada. Robert Hooke: Descobridor da célula. Ele estava analisando um pedaço de *cortiça *: Tecido vegetal morto

Teoria Celular: Todos os seres vivos são constituídos e/ou formados por células, à exceção

Teoria Celular: Todos os seres vivos são constituídos e/ou formados por células, à exceção dos vírus que são classificados como organismos acelulares. Com a evolução da microscopia pode-se visualizar vários tipos e formas celulares.

Técnicas de preparação e observação celular: 1) Coloração: Usam-se corantes específicos afim de se

Técnicas de preparação e observação celular: 1) Coloração: Usam-se corantes específicos afim de se observar algumas estruturas celulares. Ex:

2) Esfregaço: O material a ser analisado e esfregado sobre uma tênue lâmina de

2) Esfregaço: O material a ser analisado e esfregado sobre uma tênue lâmina de vidro. Ex: Esfregaço em célula sanguínea

3)Cortes Finos: Utiliza-se um aparelho denominado micrótomo afim de que se faça cortes bem

3)Cortes Finos: Utiliza-se um aparelho denominado micrótomo afim de que se faça cortes bem finos no material a ser analisado. Ex:

Células Macroscópicas: São aquelas visíveis a olho nu. Ex: Gema do ovo, alvéolo da

Células Macroscópicas: São aquelas visíveis a olho nu. Ex: Gema do ovo, alvéolo da laranja etc. Células Microscópicas: São aquelas que necessitam de um microscópio para serem visualizadas. Ex: Hemácia

ESTRUTURA CELULAR • 1)Membrana Plasmática: Envoltório celular que possui uma • • permeabilidade seletiva,

ESTRUTURA CELULAR • 1)Membrana Plasmática: Envoltório celular que possui uma • • permeabilidade seletiva, permitindo assim, a seleção das substâncias que são úteis à célula. Garante proteção e comunicação intercelular. 2) Citoplasma: Parte fluida encontrada no meio intracelular, onde encontramos o Hialoplasma, Citoesqueleto e os organóides citoplasmáticos. 3) Núcleo Celular: Componente celular extremamente importante, pois, é responsável pela Divisão Celular, uma vez que nele encontramos o material genético acondicionado em estruturas denominadas CROMOSSOMOS. O núcleo possui uma membrana denominada de Carioteca ou Membrana Nuclear.

Estruturas Celulares

Estruturas Celulares

CÉLULA PROCARIÓTICA E EUCARIÓTICA

CÉLULA PROCARIÓTICA E EUCARIÓTICA

Organóides Citoplasmáticos : 1)Retículo Endoplasmático 1. a)Granuloso e Liso

Organóides Citoplasmáticos : 1)Retículo Endoplasmático 1. a)Granuloso e Liso

2) Complexo Golgiense:

2) Complexo Golgiense:

3) Lisossomos:

3) Lisossomos:

4)Mitocôndrias:

4)Mitocôndrias:

5) Centríolos:

5) Centríolos:

6) Cílios e Flagelos:

6) Cílios e Flagelos:

Célula Vegetal • A célula vegetal possui algumas estruturas que não encontramos na célula

Célula Vegetal • A célula vegetal possui algumas estruturas que não encontramos na célula animal, tais como Parede Celular, Plastos, Vácuolos. Sendo que a única organela que contém na célula animal, e que não é encontrada na célula vegetal é o centríolo.

Estruturas da Célula Vegetal

Estruturas da Célula Vegetal

Teoria da Endossimbiose • A Teoria da Endossimbiose, criada por Lynn Margulis, propõe que

Teoria da Endossimbiose • A Teoria da Endossimbiose, criada por Lynn Margulis, propõe que organelas ou organóides, que compõem as células eucariontes tenham surgido como conseqüência de uma associação simbiótica estável entre organismos. Mais especificamente, esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias (organóides celulares) dos organismos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) têm origem num procarionte autotrófico – provavelmente um antepassado das cianobactéria atuais - que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, mas provavelmente de maiores dimensões, obtendo assim proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia fornecida pela fotossíntese. • A principal implicação da endossimbiose é a de que os eucariotas são, de fato, quimeras produzidas pela combinação de diversos genomas de procariontes.

Representação esquemática da Endossimbiose

Representação esquemática da Endossimbiose