INTERFASE PERODO QUE ANTECEDE UMA DIVISO CELULAR Na

  • Slides: 16
Download presentation

INTERFASE – PERÍODO QUE ANTECEDE UMA DIVISÃO CELULAR. Na interfase o núcleo das células

INTERFASE – PERÍODO QUE ANTECEDE UMA DIVISÃO CELULAR. Na interfase o núcleo das células apresenta: carioteca, nucleoplasma, nucléolo e cromatina. Ocorre intensa atividade celular e síntese de ácidos nucleicos. A interfase é sempre a fase mais demorada do que a mitose, correspondendo a 90% a 95% do tempo total gasto por uma célula durante o seu ciclo.

INTÉRFASE: O intervalo entre as divisões celulares. A intérfase abrange três fases: G 1:

INTÉRFASE: O intervalo entre as divisões celulares. A intérfase abrange três fases: G 1: Crescimento celular, transcrição e tradução. S: Ocorre a duplicação do DNA. Cada cromossomo passa a ser formado por duas cromátides. G 2 : É a fase que antecede a mitose.

Quando a célula vai entrar em divisão, também ocorrem modificações no citoplasma. No final

Quando a célula vai entrar em divisão, também ocorrem modificações no citoplasma. No final da fase G 2 o centrossomo e o par de centríolos (quando presentes) se duplicam. Os centrossomos são responsáveis pela formação dos microtúbulos que vão originar as fibras do fuso.

Ciclo celular- observações • OBS: As células não apresentam o mesmo ritmo de divisão

Ciclo celular- observações • OBS: As células não apresentam o mesmo ritmo de divisão celular. Algumas dividem-se constantemente (ex. células da pele), outras normalmente não se dividem, mas caso seja necessário podem voltar a se dividir (ex. : células ósseas) e existem aqueles que depois que se diferenciam não dividem-se mais, mesmo em casos de lesões (ex. neurônios). • As células que estão temporariamente ou definitivamente sem se dividir ficam estacionadas numa variação do G 1, chamada de G 0. • OBS: Durante o ciclo celular (G 1, G 2, Anáfase, . . ) existem os pontos de checagem que conferem possíveis erros existentes na célula. Casos estes erros não possam ser corrigidos, a célula, muitas vezes, é encaminhada ao suicídio (apoptose celular).

Mitose é conhecida como uma divisão equacional, na qual uma célula se dividese originando

Mitose é conhecida como uma divisão equacional, na qual uma célula se dividese originando duas células com igual ploidia (número de cromossomos). É a forma, pela qual o corpo cresce, diferencia-se e efetua a regeneração dos tecidos. Finalidade: -Nos unicelulares: reprodução (assexuada); -Nos pluricelulares: crescimento e regeneração do organismo e na produção de gametas nas plantas.

MITOSE Fases: - Prófase - Metáfase - Anáfase - Telófase

MITOSE Fases: - Prófase - Metáfase - Anáfase - Telófase

Prófase É a fase mais longa da mitose: - Os filamentos de cromatina começam

Prófase É a fase mais longa da mitose: - Os filamentos de cromatina começam a se condensar; - O nucléolo e carioteca desaparecem; - Cada par de centríolos se dirigem para um dos pólos da célula; - Formam-se as fibras do fuso mitótico a partir do centrossomo; - Os cromossomos prendem-se às fibras do fuso.

Metáfase - Os cromossomos atingem o grau máximo de condensação (Fase do Cariótipo); -

Metáfase - Os cromossomos atingem o grau máximo de condensação (Fase do Cariótipo); - Os cromossomos encontram-se alinhados em um mesmo plano, na região equatorial da célula, denominado placa metafásica ou equatorial; - Cada cromátide está presa às fibras do fuso pelo cinetócoro; - As cromatides irmãs ainda estão unidas pelo cêntromero.

Anáfase - As cromátides-irmãs se separam e cada cromossomo-filho que delas se origina migra

Anáfase - As cromátides-irmãs se separam e cada cromossomo-filho que delas se origina migra para um dos pólos da célula. Essa migração deve-se ao encurtamento das fibras do fuso que ligam os centríolos aos centrômeros; - A anáfase termina quando os cromossomos-filhos chegam aos polos.

Telófase – Etapa final da mitose - Desaparecimento do fuso mitótico; - Reorganização da

Telófase – Etapa final da mitose - Desaparecimento do fuso mitótico; - Reorganização da membrana nuclear; - Descondensação dos cromossomos; - Reaparecimento dos nucléolos; - Fica concluída a divisão do núcleo ou cariocinese.

Vídeo completo

Vídeo completo

CITOCINESE: DIVISÃO DO CITOPLASMA • As células filhas se separam após a citocinese (divisão

CITOCINESE: DIVISÃO DO CITOPLASMA • As células filhas se separam após a citocinese (divisão do citoplasma); • Duas células são formadas e contêm o mesmo número de cromossomos que a célula inicial que as originou; • Citocinese nas células animais: de fora para dentro (centrípeta) • Citocinese nas células vegetais: de dentro para fora (centrífuga)

CITOCINESE ANIMAL

CITOCINESE ANIMAL

CITOCINESE VEGETAL

CITOCINESE VEGETAL

Cariótipos Voltar - Interrompendo a divisão celular na metáfase da mitose é possível contá-los

Cariótipos Voltar - Interrompendo a divisão celular na metáfase da mitose é possível contá-los e classificá-los. - A interrupção da mitose é feita em células mantidas em meios de cultura, usando uma substância, geralmente a colchicina, para impedir a formação do fuso mitótico.