Inteligncia de Marketing n n A inteligncia um

  • Slides: 18
Download presentation
Inteligência de Marketing n n A inteligência é um processo em constante mutação, que

Inteligência de Marketing n n A inteligência é um processo em constante mutação, que transforma dados em informação e conhecimento. Possibilita notificar : - capacidades - desempenhos - habilidades - recursos num processo decisório estratégico Compete ao marketing estabelecer com os clientes uma relação capaz de satisfazer necessidades e expectativas, que se materializam na forma de produtos e serviços entregues ao cliente certo, com qualidade, na hora certa, lugar certo, com maior rapidez do que os concorrentes. Como fazer sem conhecer?

Sistema de Informação de Marketing (SIM) n n Sistema de Informação Conjunto de componentes

Sistema de Informação de Marketing (SIM) n n Sistema de Informação Conjunto de componentes inter-relacionados desenvolvidos para: - coletar - organizar - armazenar - processar dados - distribuir informações

n n Entrada, processamento e saída são atividades básicas do SIM. Sistema de Informação

n n Entrada, processamento e saída são atividades básicas do SIM. Sistema de Informação de Marketing Entrada de Dados Processamento/Analisar - Macroambiente - Microambiente - Ambiente Interno Atualização/Conhecimento Saída/Informação Decisões

Diferença entre dados e informação - Dados: são coletados de fatos brutos. - Informações:

Diferença entre dados e informação - Dados: são coletados de fatos brutos. - Informações: representam a organização seletiva e a interpretação imaginativa desses fatos. Origem dos dados Primários - Exclusivos: sob encomenda, de posse e uso de quem os levantou. - Via pesquisa: levantamento específico e dirigido. - Internos/Externos - Oficiais/Informais n Secundários - Públicos: acessíveis a qualquer organização ou pessoa. - Via Jornais, revistas, relatórios, associações, governo, teses, bibliotecas. - Internos (reservados) - Oficiais/Informais n

n O desenvolvimento do banco de dados do marketing tem permitido às organizações conhecer

n O desenvolvimento do banco de dados do marketing tem permitido às organizações conhecer melhor os seus clientes não apenas em termos sociodemográficos (idade, ocupação, sexo e renda), mas também comportamentais (quantidade, frequência, ocasião, local de compra, etc).

Para atingir os seus fins, o SIM congrega três dimensões que se ajustam mutuamente:

Para atingir os seus fins, o SIM congrega três dimensões que se ajustam mutuamente: n n n Pessoas: em dimensão do SIM inclui aspectos como treinamento, atitudes no trabalho, motivação, comprometimento, interface com o usuário e conhecimento dos objetivos a alcançar. Organização: envolve aspectos de ordens hierárquicas, especializações funcionais, procedimentos organizacionais, cultura organizacional e grupos de interesse político. Tecnologia: o impacto exercido no marketing pela tecnologia da informação está mudando profundamente o relacionamento da organização com seus clientes, fornecedores e canais de distribuição.

A Pesquisa de Marketing n n Para Kotler (2000), tal pesquisa corresponde à coleta,

A Pesquisa de Marketing n n Para Kotler (2000), tal pesquisa corresponde à coleta, análise e divulgação sistemáticas de dados relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela organização. Para a Associação Americana de Marketing, é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação. A pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e imlementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações.

O Processo de Pesquisa n n n O profissional de marketing faz pesquisas para

O Processo de Pesquisa n n n O profissional de marketing faz pesquisas para minimizar os riscos envolvidos nos processos decisórios, quando ele não dispõe de informações suficientes para esclarecer certas questões. NO marketing, geralmente as respostas para essas questões estão com os elementos que compõem os mercados consumidor, organizacional, distribuidor e governamental, isto é, os clientes. Um projeto de pesquisa tem início com uma solicitação formal em que o solicitante resume o problema existente e especifica o alvo da pesquisa, suas dimensões temporais e geográficas, bem como o prazo para a entrega dos resultados e o grau de exatidão desejado.

Quando se quer saber algo sobre um determinado público, há dois processos possíveis: n

Quando se quer saber algo sobre um determinado público, há dois processos possíveis: n n Um deles é obter dados sobre cada um dos elementos que compõem o público visado, o chamado: Universo de Pesquisa. É o caso do Censo. O segundo recurso, extrai-se uma parcela do universo, denominada amostra, cujos dados são coletados e analisados para gerar as informações desejadas. Todo esse procedimento, porém, baseia-se em rigorosos critérios estatísticos e operacionais.

O Processo de Pesquisa Amostra Universo da Pesquisa Assumidas como válidas para o universo

O Processo de Pesquisa Amostra Universo da Pesquisa Assumidas como válidas para o universo Pesquisa Processamento Informação Dados

Fases da Pesquisa n A elaboração e a implementação de um Projeto de Pesquisa

Fases da Pesquisa n A elaboração e a implementação de um Projeto de Pesquisa compreendem algumas etapas, cada uma das quais deve ser cumprida com o rigor necessário. Se em qualquer dessas etapas houver incorreções, o resultado ficará comprometido.

As etapas para elaboração de um Projeto de Pesquisa n n n n Definição

As etapas para elaboração de um Projeto de Pesquisa n n n n Definição do problema mercadológico; Definição dos objetivos da pesquisa; Definição da metodologia da pesquisa; Organização e treinamento da equipe; Coleta de dados (campo de pesquisa); Tratamento e análise dos dados coletados; Conclusões e relatório final.

Tipos de Pesquisa n Dependendo do tipo de pesquisa a ser aplicado, utilizam-se procedimentos

Tipos de Pesquisa n Dependendo do tipo de pesquisa a ser aplicado, utilizam-se procedimentos metodológicos diferentes numa abordagem qualitativa ou quantitativa. - Na abordagem qualitativa é não-probabilística (não-estatística), trabalha com amostras pequenas e permite conhecer mais a fundo as motivações, conceitos, percepções, imagens e mudanças de valores ou atitudes dos indivíduos em relação ao problema em estudo - Na abordagem quantitativa é probabilística (estatística) destina -se a mensurar características, usando distribuições percentuais ou grau de avaliação dessas características. Por exemplo, a percentagem de mulheres que atribuiram nota 4 à consistência de um biscoito.

n Pesquisas exploratórias: servem para levantar hipóteses e descobrir características ainda ignoradas, como por

n Pesquisas exploratórias: servem para levantar hipóteses e descobrir características ainda ignoradas, como por exemplo a percepção que o público tem de um novo produto, ou a imagem que faz de uma determinada marca. n Pesquisas descritivas: são utilizadas para descrever hábitos de compra e de uso de produtos e serviços. Por exemplo, local de compra do shampoo preferido pelas mulheres. Servem também para indicar a probabilidade de diferentes causas explicarem um fato (o efeito). Por exemplo: que peso tem o preço, a mudança na embalagem e a comunicação, entre outras causas, na queda das vendas. n Pesquisas de experimentação: implicam a utilização do produto ou do serviço pelo entrevistado. São muito usadas para testar a aceitação de novos produtos e embalagens ou alterações nos componentes dos produtos existentes. Obs. : Nas pesquisas exploratórias adota-se a abordagem qualitativa. Já nas pesquisas descritivas e de experimentação em geral utiliza-se a abordagem quantitativa, mas em certos casos a abordagem qualitativa precede a quantitativa.

Metodologia da Pesquisa n A descrição do problema mercadológico e os objetivos da pesquisa

Metodologia da Pesquisa n A descrição do problema mercadológico e os objetivos da pesquisa é que orientam a metodologia. A partir daí se definem o universo, o alvo (pessoas a serem entrevistadas), o tipo e a abordagem da pesquisa, bem como a amostragem, o questionário e o tipo de entrevista.

O Universo n A função da pesquisa é descobrir fatos e fazer estimativas sobre

O Universo n A função da pesquisa é descobrir fatos e fazer estimativas sobre os parâmetros do universo. Logo, se este não for muito bem definido e caracterizado, não se saberá a quem se referem os resultados da pesquisa. Os dados secundários são úteis nessa tarefa. Denomina-se universo qualquer conjunto finito ou infinito de indivíduos com uma característica comum. Ex. : “ Se tomarmos um bolo como universo, qualquer fatia de qualquer parte do boló é suficiente para avaliar se ele é gostoso. ” Isso porque os ingredientes foram misturados, transformando-se numa massa homogênea. Mas, nem todo universo é homogêneo.

O Universo n Imaginamos como universo um caminhão carregado de frutas variadas, as mais

O Universo n Imaginamos como universo um caminhão carregado de frutas variadas, as mais leves e tenras sobre as mais pesadas e duras. Embora o carregamento seja apenas de frutas (característica comum), se daí retirarmos algumas delas, talvez obtenhamos somente maçãs. Isso nos levaria à conclusão equivocada de que a carga é toda de maçãs.

A Amostragem n Uma vez definido um universo, qualquer parcela de indivíduos retirada desse

A Amostragem n Uma vez definido um universo, qualquer parcela de indivíduos retirada desse universo é chamada de amostra. A amostra deve funcionar como um retrato do universo e para tanto cabem duas considerações: quantas pessoas devem ser entrevistadas (tamanho da amostra) e como selecionar cada uma delas. A exatidão estatística dos resultados de um levantamento de dados depende do tamanho da amostra. O grau de exatidão deve ser desde logo estabelecido na solicitação da pesquisa, em função do risco envolvido na decisão a ser tomada. A margem de erro aumenta à medida que o tamanho da amostra diminui.