INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DO NORDESTE

  • Slides: 12
Download presentation
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DO NORDESTE IDES NORDESTE CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA:

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DO NORDESTE IDES NORDESTE CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CURSO/PEDAGOGIA C/H: 40 PROFESSORA: Elisangela Maria Teixeira Sousa MARÇO 2019

GRANDES PEDAGOGOS

GRANDES PEDAGOGOS

CÉLESTIN FREINET Nasceu a 15 de Outubro de 1896 e faleceu em Outubro de

CÉLESTIN FREINET Nasceu a 15 de Outubro de 1896 e faleceu em Outubro de 1966. Pedagogo francês, contribui à reforma da educação. Suas continuam, ainda a ser uma grande referência para a educação. Este foi um crítico da Escola Tradicional e da Escola Nova e foi criador do movimento da Escola Moderna. O seu objetivo principal era desenvolver uma escola popular com vista a formar um homem mais livre, mais autónomo e mais responsável. → Concebe a criança como um sujeito que é cidadão, ou seja, que tem seus direitos, interesses e necessidades próprias. → A criança era o centro da educação pois a educação não começa na idade da razão, mas sim desde que a criança nasce.

PAULO FREIRE Nasceu a 19 de Setembro de 1921 e faleceu a 2 de

PAULO FREIRE Nasceu a 19 de Setembro de 1921 e faleceu a 2 de Maio de 1997. Destacou-se pelo trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É um dos pensadores que influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. →Delineou uma pedagogia relacionada com a visão do terceiro mundo e das classes oprimidas para elucidação e conscientização politica. →Suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos como os das CEB’s – Comunidades Eclesiais de Base. Sua obra ultrapassa esse espaço e atinge toda a educação, sempre com o conceito básico de que não existe uma educação neutra: segundo a sua visão, toda a educação é, em si, política. →O método - consiste na proposta à alfabetização de adultos, criticando o sistema tradicional que usava a cartilha como ferramenta central da didática que a usa como ferramenta central no ensino da leitura e da escrita. A cartilha ensina pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas, forçosamente denomina de linguagem de cartilha. →A reflexão crítica sobre a pratica se torna uma exigência da relação teórica-pratica sem qua a teoria possa ir virando blablabla e a prática, ativismo. “O que nos leva à crítica é a recusa ao ensino bancário” (1996, p. 27) →Ao ser produzido o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, dispondo-se a ser ultrapassado por outro amanhã. (1996, p. 31) →“curiosidade epistemológica” - Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos…(1996, p. 46)

JEAN PIAGET Nasceu a 9 de Agosto de 1896 e faleceu a 16 de

JEAN PIAGET Nasceu a 9 de Agosto de 1896 e faleceu a 16 de Setembro de 1980. Piaget foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo. Foi, ainda, professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e ficou conhecido por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: →Sensório-motor, →Pré-operacional, →Operatório concreto →Operatório formal. Piaget desenvolveu estudos sobre os próprios processos metodológicos, concretamente o método clínico e a observação naturalista. Estes métodos correspondem a importantes avanços na investigação em Psicologia. Até morrer, Piaget estudou, escreveu, participou em congressos, polémicas e debates públicos. Foi uma personagem destacada pela forma empenhada, crítica, interdisciplinar e criativa como orientou as suas investigações baseadas, fundamentalmente, nas observações dos seus filhos e de outras crianças.

MARIA MONTESSORI s. Nasceu a 31 de Agosto de 1870 e faleceu a 6

MARIA MONTESSORI s. Nasceu a 31 de Agosto de 1870 e faleceu a 6 de Maio de 1952. Formou-se em medicina e foi na universidade que começou o estudo sobre as criança O metodo Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com a qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser ultilizado, além de proporcionar cooperação. Na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu. A pedagogia de Montessori insere-se no movimento da Escola Nova, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para os primeiros anos do ensino formal. O conteúdo criado por Montessori tem papel importante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI Nasceu a 12 de Janeiro de 1746 e faleceu a 17

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI Nasceu a 12 de Janeiro de 1746 e faleceu a 17 de Fevereiro de 1827. Foi um pedagogo e educador pioneiro da reforma educacional. Durante a invasão francesa da Suiça em 1798, Pestalozzi reuniu num convento abandonado muitas crianças que vagavam no Cantão de Unterewalden e deu-lhe abrigo, comida e educação. Em 1799 obteve permissão para manter uma escola em Burgdorf, onde permaneceu trabalhando até 1804. No entanto, em 1801 Pestalozzi concentrou suas ideias sobre educação num livro intitulado “Como Gertrudes ensina suas crianças”. Ali expõe seu método pedagógico, de partir do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo.

JAN AMOS KOMENSK´Y O Pai da pedagogia moderna Concebe a educação como um processo

JAN AMOS KOMENSK´Y O Pai da pedagogia moderna Concebe a educação como um processo universal de formação, que a própria vida é uma escola e que, portanto, é necessária uma Consulta universal para a reforma das coisas humanas. A educac a o e um privile gio da burguesia, insere a ce lebre expressa o de Comenius “ensinar tudo a todos”, parecendo afirmar que o “tudo” se refere somente ate certo grau de educac a o, As suas teorias de Didática foram muito influenciadas pela sua própria experiência escolar: um ambiente rígido onde o professor dominava e a prática da palmatória inspiraram-no para uma didática revolucionária no séc. XVII. → Caráter científico à prática pedagógica; → Formas diferentes para organizar as atividades em sala de aula; → Didática: A sua obra Didática Magna apresenta características fundamentais da Escola Moderna.

JOHN DEWEY PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA PRGAMÁTICA E UTILITARISTA! A educação está centrada no desenvolvimento

JOHN DEWEY PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA PRGAMÁTICA E UTILITARISTA! A educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocinio e espírito critico do aluno. � A pedagogia pragmática e utilitarista foi desenvolvida por Dewey; � Com uma proposta de escola que se configura como: → Laboratório de experiências cientificas; → Instância política, que deve se organizar com base no principio dos cidadãos; A filosofia de Dewey baseia-se na teoria da experiência; → No pragmatismo dos problemas da educação pode oferecer, liberdade e invenção à obra educativa; → O pragmatismo é considerado uma filosofia da experimentação; → Decorrente do pragmatismo a ciência da educação; → Decorrência da pedagogia pragmatista de Dewey é a submissão do pensamento à ação.

PEDAGOGIA MARXISTA O complexo sentido da dialética da práxis social. A práxis a partir

PEDAGOGIA MARXISTA O complexo sentido da dialética da práxis social. A práxis a partir de Marx é a certeza do homem como produtor de sua realidade social, o que lhe confere unicidade para compreendêla. (Kosik). Uma conjugação dialética entre educação e sociedade; →Educação e, política estarem sempre em relação dialética – e essa relação deve se expressar numa práxis revolucionária; →Centralizar o trabalho, como categoria fundamental, na formação do homem; →Valorizar a formação humana, pela libertação de condições de submissão e alienação (não só política, mas culturalmente falando); →Oposição a toda forma de espontaneísmo e naturalismo educacional, reforçando o papel da disciplina e do esforço.

A PEDAGOGIA CIENTIFICA: DIFERENTES CONFIGURAÇÕES. Com o tempo, a pedagogia cientifica vai assumindo diferentes

A PEDAGOGIA CIENTIFICA: DIFERENTES CONFIGURAÇÕES. Com o tempo, a pedagogia cientifica vai assumindo diferentes configurações, num jogo dialético e contínuo de múltiplas determinações; Giles – coloca de maneira bem explicita a questão da expansão da Pedagogia científica; No inicio as pesquisas científicas não eram instrumentadoras do processo industrial, elas se organizavam em torno do ideal orgânico da relevância social das ciências; A pedagogia é repensada em termos políticos e culturais, readquirindo uma identidade de caráter teórico e filosófico. Impõem-se a incorporação de saberes de outras ciências. Ex: psicologia, sociologia e psicanálise; Nessa época surgem as Escolas Novas, onde questões que passaram a marcar o universo conceitual da pedagogia são identificados.

BIBLIOGRAFIA Ieda Abbud. John Dewey e a Educação infantil. São Paulo: Cortez, 2011. Freire,

BIBLIOGRAFIA Ieda Abbud. John Dewey e a Educação infantil. São Paulo: Cortez, 2011. Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. Freire, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Comenius, Jan Amos. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. (https: //grandesnomeseducacao. wordpress. com)