Iniciao vida crist Catequese Parquia So Pelegrino e

  • Slides: 23
Download presentation
Iniciação à vida cristã Catequese Paróquia São Pelegrino e N. Sra. Pietà

Iniciação à vida cristã Catequese Paróquia São Pelegrino e N. Sra. Pietà

1. O ESTILO CATECUMENAL Catequese de iniciação cristã Não catequese de instrução cristã. Objetivo:

1. O ESTILO CATECUMENAL Catequese de iniciação cristã Não catequese de instrução cristã. Objetivo: chegar à maturidade da fé. Ter uma vida realmente cristã, que comprometa todo o ser da pessoa.

Elementos do catecumenato • Escuta da Palavra – conhecer a linguagem bíblica, os personagens,

Elementos do catecumenato • Escuta da Palavra – conhecer a linguagem bíblica, os personagens, os fatos e, principalmente a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus que dão sentido para a minha vida, para a minha paixão, as minhas mortes e a minha ressurreição.

 • Os ritos de passagem e as celebrações – são expressões de fé,

• Os ritos de passagem e as celebrações – são expressões de fé, acolhida da graça em cada etapa, adesão progressiva ao mistério da Salvação. Catequista e catequizando aprendem a celebrar e a rezar como cristãos, reconhecem os sinais, fazem os gestos, apropriam-se das palavras e dos cânticos. As celebrações na catequese não são apenas início ou conclusões de novas etapas, mas um real dom de Deus para consolidar nossas mudanças no caminho.

 • A prática da vida cristã O catecumenato é um período de experiência

• A prática da vida cristã O catecumenato é um período de experiência e aprendizado. Um caminho a ser percorrido para se adquirir um estilo de vida diferente dos outros: evitar o consumismo, interesses egoístas, superficialidades; busca de valores: amor, partilha, como fez Jesus; inserção numa comunidade cristã (paróquia); fidelidade ao Dia do Senhor e aos momentos fortes da vida da Igreja; assiduidade à leitura da Palavra de Deus; vida solidária e compromisso com os marginalizados; amor para com todos.

2. O espaço da Catequese “O encontro catequético é um anúncio da Palavra e

2. O espaço da Catequese “O encontro catequético é um anúncio da Palavra e está centrado nela, mas precisa sempre de uma ambientação adequada e de uma motivação atraente, do uso de símbolos eloquentes, da sua inserção num amplo processo de crescimento e da integração de todas as dimensões da pessoa num caminho comunitário de escuta e resposta”. (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 166)

A mesa como símbolo. . . A mesa como espaço central da catequese. .

A mesa como símbolo. . . A mesa como espaço central da catequese. . .

MESA DA PALAVRA: Na mesa da Palavra pretende-se que a leitura da Bíblia na

MESA DA PALAVRA: Na mesa da Palavra pretende-se que a leitura da Bíblia na catequese não seja um mero estudo de um livro, mas sim a acolhida da Palavra de Deus. O ato de ir até a mesa e permanecer de pé revela a necessidade de tornar solene a leitura e valorizar sua mensagem. MESA DA CATEQUESE: Resgata-se o antigo simbolismo de sentar-se ao redor da mesa para tomar a refeição. Todos sentam-se ao redor da mesa para saborear a Palavra que dá vida, sacia a fome do coração e devolve a alegria.

Outros materiais para a sala: - Toalhas litúrgicas coloridas para a Mesa da Palavra.

Outros materiais para a sala: - Toalhas litúrgicas coloridas para a Mesa da Palavra. - Cruz. - Vela. - Vasilha com água.

3. O tempo na catequese Duração da vida cristã: ? ? ? Duração de

3. O tempo na catequese Duração da vida cristã: ? ? ? Duração de cada encontro de catequese: 1 h 15 min.

4. Método da catequese em vista da maturidade da fé • Preparação do Catequista

4. Método da catequese em vista da maturidade da fé • Preparação do Catequista – Leitura do texto bíblico – Oração com o texto bíblico – Esclarecimento de dúvidas, com o subsídio “Livro do Catequista”, ou ainda com as coordenações e os padres. – Visita ao Mestre que está a tua espera na Capela. • Preparação do Espaço e dos símbolos

5. O ENCONTRO I. ACOLHIDA

5. O ENCONTRO I. ACOLHIDA

A modo de conclusão. . .

A modo de conclusão. . .