INFORMTICA Eustquio Jnior Sistema Operacional Sistema Operacional O

  • Slides: 111
Download presentation
INFORMÁTICA Eustáquio Júnior Sistema Operacional

INFORMÁTICA Eustáquio Júnior Sistema Operacional

Sistema Operacional O Sistema operacional é o software que controla a alocação e utilização

Sistema Operacional O Sistema operacional é o software que controla a alocação e utilização dos recursos de hardware, como memória, uso da CPU, espaço em disco e periféricos. Além disso, é o software fundamental do computador, sobre o qual todos os outros softwares são executados e para o qual os softwares são desenvolvidos. Quer dizer, quando um programador desenvolve um software, ele o faz para um sistema operacional específico.

Principais funções de um Sistema Operacional Permitir que os programas armazenem e obtenham informação.

Principais funções de um Sistema Operacional Permitir que os programas armazenem e obtenham informação. (HD, pendrive, etc. ) Controlar o fluxo de dados entre os componentes de um computador. Permitir que os programas sejam executados sem a interferência de outros programas. Permitir que os programas independentes cooperem periodicamente e compartilhem informações. (Ex. Área de transferência) Responder aos erros ou a solicitações dos usuários. (Esc) Facilitar o acesso aos recursos do sistema. (fila de impressão)

Resumidamente. . . Sistema Operacional é um tipo de software básico que atua como

Resumidamente. . . Sistema Operacional é um tipo de software básico que atua como um intermediário entre o usuário e o hardware do computador.

 Os Sistemas Operacionais possuem um núcleo principal denominado KERNEL EX: Windows, Linux, Unix,

Os Sistemas Operacionais possuem um núcleo principal denominado KERNEL EX: Windows, Linux, Unix, , etc.

Mas o que é Kernel? é entendido como o núcleo do SO. Ele representa

Mas o que é Kernel? é entendido como o núcleo do SO. Ele representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

Ambiente Texto do Windows MS-DOS Winkey+ R

Ambiente Texto do Windows MS-DOS Winkey+ R

Ambiente Texto – Shell no Linux O Linux também trabalha em modo texto. Nesse

Ambiente Texto – Shell no Linux O Linux também trabalha em modo texto. Nesse caso a interação com o usuário ocorre por meio de um shell, interface que interpreta os comandos fornecidos pelo usuário, automatizando os processos e constituindo a interface principal com o Kernel.

Interpretador de comandos (shell) É o medidor entre o usuário e a máquina. O

Interpretador de comandos (shell) É o medidor entre o usuário e a máquina. O linux possui diversos tipos de interpretadores de comando: a)Bash (interpretador mais usado) b)Ash c)Csh d)Tcsh Quando não estiver no modo gráfico, ou seja, estiver no modo console, você digitará os comandos e o interpretador de comandos(Shell) executará as ações.

Mais de um SO na mesma máquina

Mais de um SO na mesma máquina

Linux (Kurumin) rodando em uma janela do Windows através de uma Máquina Virtual (Virtual.

Linux (Kurumin) rodando em uma janela do Windows através de uma Máquina Virtual (Virtual. Box)

O que é GNU/Linux? Linux é um sistema operacional Uma distribuição do Linux nada

O que é GNU/Linux? Linux é um sistema operacional Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM.

DISTRIBUIÇÕES Só o sistema operacional GNU/Linux não é necessário para ter um sistema funcional,

DISTRIBUIÇÕES Só o sistema operacional GNU/Linux não é necessário para ter um sistema funcional, mas é o principal. Existem grupos de pessoas, empresas e organizações que decidem "distribuir" o Linux junto com outros programas essenciais (como por exemplo editores gráficos, planilhas, bancos de dados, ambientes de programação, formatação de documentos, firewalls, etc). Este é o significado básico de distribuição. Cada distribuição tem sua característica própria, como o sistema de instalação, o objetivo, a localização de programas, nomes de arquivos de configuração, etc. A escolha de uma distribuição é pessoal, A escolha de uma distribuição depende da necessidade de cada um.

Melhores Distribuições

Melhores Distribuições

As distribuições podem ser produzidas em diferentes versões do Kernel; incluir diferentes conjuntos de

As distribuições podem ser produzidas em diferentes versões do Kernel; incluir diferentes conjuntos de aplicativos, utilitários, ferramentas e módulos de driver; oferecer diferentes programas de instalação e atualização para facilitar o gerenciamento do sistema.

Categorias distros Distribuições Corporativas: mantidas por empresas que vendem o suporte ao seu sistema.

Categorias distros Distribuições Corporativas: mantidas por empresas que vendem o suporte ao seu sistema. Distribuições Livres: mantidas por comunidades de colaboradores sem fins lucrativos.

Distribuições Livres Distribuições convencionais: são distribuídas da forma tradicional, ou seja, uma ou mais

Distribuições Livres Distribuições convencionais: são distribuídas da forma tradicional, ou seja, uma ou mais mídias que são utilizadas para instalar o sistema no disco rígido. Distribuições live: distribuídas em mídias com o intuito de rodarem a partir delas, SEM a necessidade de instalar no HD.

O Software Livre caracteriza-se pela oferta de 4 liberdades básicas (Liberdade nº 0) A

O Software Livre caracteriza-se pela oferta de 4 liberdades básicas (Liberdade nº 0) A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. (Liberdade nº 1) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. O acesso ao código fonte é um pré-requisito para esta liberdade. (Liberdade nº 2) A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. (Liberdade nº 3) A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade!

É importante não confundir software livre com software grátis!! A liberdade associada ao software

É importante não confundir software livre com software grátis!! A liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos.

Software de Domínio Público é aquele cujo autor abre mão completamente da autoridade de

Software de Domínio Público é aquele cujo autor abre mão completamente da autoridade de sua criação e direitos associados. Neste caso, os direitos autorais estão extintos. é software não protegido por copyright (direitos de cópia).

Software Protegido com Copyleft trata-se de um software livre cujos termos de distribuição não

Software Protegido com Copyleft trata-se de um software livre cujos termos de distribuição não permitem que distribuidores incluam restrições adicionais quando eles redistribuem ou modificam o software. Isso significa que toda cópia do software, mesmo que tenha sido modificada, precisa ser software livre.

Atenção!! Um software livre sem copyleft pode ser Um exemplo de licença com transformado

Atenção!! Um software livre sem copyleft pode ser Um exemplo de licença com transformado em não-livre por um essa característica é a GPL usuário, caso assim o deseje. Já um A principal função do copyleft não é que é a licença utilizada pelo software livre protegido por uma licença colocar proibições, esta regra não Linux, por exemplo. que ofereça copyleft, se distribuído, entra em conflito com as deverá ser sob a mesma licença, ou liberdades; na verdade, ela as seja, repassando os direitos. protege (garante as liberdades nativas do software livre!).

Software Semi-livre Software semi-livre é software que não é livre, mas é concedida a

Software Semi-livre Software semi-livre é software que não é livre, mas é concedida a permissão para que indivíduos o usem, copiem, distribuam e modifiquem, incluindo a distribuição de versões modificadas, desde que o façam sem o propósito de auferir lucros.

Software Proprietário é aquele que não é livre ou semi-livre. Seu uso, redistribuição ou

Software Proprietário é aquele que não é livre ou semi-livre. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente.

Proprietário x Comercial e proprietário não são termos equivalentes! A maior parte dos softwares

Proprietário x Comercial e proprietário não são termos equivalentes! A maior parte dos softwares comerciais é proprietária, mas existem softwares livres comerciais e softwares não-comerciais e não-livres.

Freeware Muita atenção!!!!!!! termo usado para programas que Observe que não software permitem redistribuição,

Freeware Muita atenção!!!!!!! termo usado para programas que Observe que não software permitem redistribuição, mas não livre, portanto não é correto modificação (O seu código fonte não utilizar o termo freeware para está disponível)!! Os programas referir-se a software livre. amparados por essa licença oferecem seus executáveis gratuitamente, sem qualquer limitação ou cobrança posterior.

Shareware são distribuídos gratuitamente, mas com algum tipo de limitação (restrições de tempo de

Shareware são distribuídos gratuitamente, mas com algum tipo de limitação (restrições de tempo de uso ou de limitação de recursos), PARA SEREM TESTADOS pelos usuários. Se o usuário decidir continuar a usar o software deverá efetuar o pagamento.

Diferença de Trial e Demo Trial: os programas oferecem todos os seus recursos, mas

Diferença de Trial e Demo Trial: os programas oferecem todos os seus recursos, mas por um tempo limitado (geralmente de 15 a 30 dias); Demo: alguns recursos estão completos, sendo necessário pagar para usufruir dos restantes. Os jogos geralmente são divulgados sob essa licença.

SOFTWARE LIVRE – Uso e distribuição Um software livre nem sempre quer dizer custo

SOFTWARE LIVRE – Uso e distribuição Um software livre nem sempre quer dizer custo zero. Pode se perfeitamente pagar por um software livre. O termo livre quer dizer liberdade para fazer o que quiser com o programa. Sendo o Software classificado como livre, você pode fazer cópias, distribuí-las, alterá-las ou até mesmo, vendê-las sem a necessidade de pedir permissão para ninguém. Um software que é disponibilizado na Internet sem nenhum custo para o usuário e o seu código fonte não o é, já é prérequisito para que ele não seja livre. “O Software Livre encontra seus princípios na livre troca de conhecimentos e de pensamentos”. A maneira de pensar se baseia na forma das quatro liberdades

Características do LINUX DIFICULDADE DE CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS devido a grande segurança oferecida pelas

Características do LINUX DIFICULDADE DE CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS devido a grande segurança oferecida pelas permissões de acesso do sistema, que funcionam inclusive durante a execução de programas. Por ser um sistema operacional de código aberto, você pode ver o que o código fonte (o que foi digitado pelo programador) faz e adapta−lo as suas necessidades ou de sua empresa. Esta característica é uma segurança a mais para empresas sérias e outros que não querem ter seus dados roubados (você não sabe o que um sistema sem código fonte faz na realidade enquanto esta processando o programa).

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS É de graça; Conectividade com outros tipos de plataformas como Apple, Sun,

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS É de graça; Conectividade com outros tipos de plataformas como Apple, Sun, Macintosh, Sparc, Alpha, Power. Pc, ARM, Unix, Windows, DOS, etc. Modularização − O GNU/Linux somente carrega para a memória o que é usado durante o processamento, liberando totalmente a memória assim que o programa/dispositivo é finalizado

USUÁRIO COMUM E O SUPERUSUÁRIO Super usuário (root): é o administrador do sistema. O

USUÁRIO COMUM E O SUPERUSUÁRIO Super usuário (root): é o administrador do sistema. O shell de um usuário root é diferente de um usuário comum. Antes do cursor, ele é identificado com "#" (jogo-da-velha). Usuário comum: qualquer usuário do sistema que não tenha poderes administrativos no sistema. Antes do cursor, o shell de um usuário comum é identificado com "$'' (cifrão).

[root@notebook: /documentos]$ root = Usuário notebook = nome da máquina : /documentos = diretório

[root@notebook: /documentos]$ root = Usuário notebook = nome da máquina : /documentos = diretório atual $ = Indica que está logado com usuário limitado (comum).

Ambientes Gráficos O Linux possui vários ambientes gráficos. Entre eles: KDE GNOME XFCE Enlightenment

Ambientes Gráficos O Linux possui vários ambientes gráficos. Entre eles: KDE GNOME XFCE Enlightenment LXDE

KDE

KDE

GNOME

GNOME

XFCE

XFCE

Enlightenment

Enlightenment

LXDE

LXDE

Questão O sistema operacional Windows é mais seguro do que o Linux, uma vez

Questão O sistema operacional Windows é mais seguro do que o Linux, uma vez que o Linux possui código aberto e facilita a ocorrência de vulnerabilidades.

Questão Por ser um sistema multitarefa, o Linux pode ser acessado por vários consoles

Questão Por ser um sistema multitarefa, o Linux pode ser acessado por vários consoles ao mesmo tempo. Nesse sistema, para se alternar o acesso entre os consoles de 1 a 6, é correto utilizar o comando ALT + N, em que N representa o número do console desejado.

Questão No sistema Linux, existe um usuário de nome root, que tem poder de

Questão No sistema Linux, existe um usuário de nome root, que tem poder de superusuário. Esse nome é reservado exclusivamente ao usuário que detém permissão para executar qualquer operação válida em qualquer arquivo ou processo. Há um único superusuário com esse perfil.

Questão Apesar de multiusuário e multiprogramável, o sistema operacional Linux não permite o redirecionamento

Questão Apesar de multiusuário e multiprogramável, o sistema operacional Linux não permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.

Questão A distribuição Debian do Linux tem a sua utilização limitada por não oferecer

Questão A distribuição Debian do Linux tem a sua utilização limitada por não oferecer ferramentas administrativas nem integração com outros ambientes computacionais.

Questão Distintamente do que ocorre na plataforma Linux, em que há maior flexibilidade para

Questão Distintamente do que ocorre na plataforma Linux, em que há maior flexibilidade para a realização de controle do firewall, o uso de firewallpessoal nativo na plataforma Windows possibilita o bloqueio de entrada de pacotes oriundos da Internet, mas não a saída de pacotes de dados de origem interna direcionados à Internet.

Questão O kernel do Linux está constantemente em desenvolvimento por uma comunidade de programadores,

Questão O kernel do Linux está constantemente em desenvolvimento por uma comunidade de programadores, mas, para garantir a sua qualidade e integridade, existem mantenedores do kernel, como o Linus Torvalds, que analisam e julgam a pertinência das alterações.

Questão Por ser um sistema operacional aberto, o Linux, comparativamente aos demais sistemas operacionais,

Questão Por ser um sistema operacional aberto, o Linux, comparativamente aos demais sistemas operacionais, proporciona maior facilidade de armazenamento de dados em nuvem.

Questão No Linux, os nomes de arquivos podem ter até 256 caracteres, porém o

Questão No Linux, os nomes de arquivos podem ter até 256 caracteres, porém o nome de arquivo Um_nome_arquivo_longo+um Um nome de arquivo não a_longa_exntensão é inválido, pois o pode conter nenhum dos sinal + é um caractere reservado e não seguintes caracteres: pode ser usado. / : * ? " < > |

Questão No Linux, o sistema de arquivos apresenta-se hierarquizado de forma que se inicia

Questão No Linux, o sistema de arquivos apresenta-se hierarquizado de forma que se inicia no diretório e percorre um número arbitrário de subdiretórios de modo unifilar, sendo o diretório também denominado diretório-raiz. Está invertido (errado) / (certo)

Questão O sistema operacional Linux possui vários shells com características ligeiramente diferentes e funções

Questão O sistema operacional Linux possui vários shells com características ligeiramente diferentes e funções especiais, sendo alguns deles incapazes de diferenciar letras maiúsculas e minúsculas.

Questão O código-fonte do sistema operacional Linux não pode ser alterado; por essa razão

Questão O código-fonte do sistema operacional Linux não pode ser alterado; por essa razão ele não é distribuído sob a licença GPL ou GNU, que é pública e permite modificações no código.

Questão No ambiente Linux, para evitar problemas de desempenho do computador, recomenda-se que um

Questão No ambiente Linux, para evitar problemas de desempenho do computador, recomenda-se que um diretório contenha armazenados até 38 arquivos, cada um deles com tamanho de, no máximo, 30 MB.

Questão O Linux é um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores,

Questão O Linux é um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho do tipo PC. No entanto, é um sistema cujo código-fonte fica disponível para alterações, permitindo que os usuários contribuam para a sua melhoria.

Questão A respeito do sistema operacional Linux, assinale a opção correta. A. Kernel é

Questão A respeito do sistema operacional Linux, assinale a opção correta. A. Kernel é a interface gráfica do Linux, que tem visual muito similar à interface do sistema operacional Windows XP. B. O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes até relógios de pulso, passando por várias arquiteturas e dispositivos. C. O KDE é o navegador nativo do Linux que permite acesso à Internet e envio de e-mail. D. O Linux adota a GPL, uma licença que permite aos interessados usá-lo, mas sem a possibilidade de redistribuí-lo

Questão A respeito do sistema operacional Linux, assinale a opção correta. A. Kernel é

Questão A respeito do sistema operacional Linux, assinale a opção correta. A. Kernel é a interface gráfica do Linux, que tem visual muito similar à interface do sistema operacional Windows XP. B. O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes até relógios de pulso, passando por várias arquiteturas e dispositivos. C. O KDE é o navegador nativo do Linux que permite acesso à Internet e envio de e-mail. D. O Linux adota a GPL, uma licença que permite aos interessados usá-lo, mas sem a possibilidade de redistribuí-lo

Sistemas de arquivos É o método de armazenamento das informações do disco rígido que

Sistemas de arquivos É o método de armazenamento das informações do disco rígido que permite ao SO controlar o acesso ao disco rígido.

Sistema de arquivos do Windows – FAT 32 e NTFS é um sistema de

Sistema de arquivos do Windows – FAT 32 e NTFS é um sistema de arquivos que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras mídias. Criado em 1996 pela Microsoft para substituir o FAT 16 usado pelo MS-DOS e com uma série de limitações. O FAT 32 foi implementado nos sistemas Windows 95 (OSR 2), 98 e Millennium e ainda possui compatibilidade com os sistemas Windows 2000 e XP, que utilizam um sistema de arquivos mais moderno, o NTFS. O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, Server -- 2003 e 2008) [CARRIER, 2005]. O importante é saber que o NTFS Substituiu o FAT 32

Linux

Linux

COMANDOS DO LINUX Os comandos de linha de texto do Linux são digitados no

COMANDOS DO LINUX Os comandos de linha de texto do Linux são digitados no terminal. No Ubuntu, ele pode ser acessado através do menu Aplicativos > Acessórios > Consola. Também é possível acessá-lo após pressionar ALT+F 2 e digitar Terminal.

Comandos Básicos do Linux cd O comando “cd” serve para acessar e mudar de

Comandos Básicos do Linux cd O comando “cd” serve para acessar e mudar de diretório corrente. Ele é utilizado para a navegação entre as pastas do computador. Exemplo: cd /home/baixaki/Desktop – Acessa a pasta correspondente à área de trabalho do usuário baixaki. pwd Exibe a pasta atual na qual o usuário se encontra. Exemplo: Se o usuário baixaki digitar cd ~/ e em seguida digitar pwd, o retorno será /home/baixaki. ls Exibe os arquivos que estão dentro da pasta na qual o usuário está no momento. Para usá-lo basta digitar ls. Existem variações, tais como ls -l, com a qual é possível obter informações mais detalhadas sobre os arquivos, como permissões e tamanho. cp Copia arquivos – o famoso CTRL+C + CTRL+V. Exemplo: $ cp Exemplo. doc /home/baixaki/Trabalho/EXEMPLO. doc - O arquivo EXEMPLO. doc foi copiado para a pasta /home/baixaki/Trabalho com o mesmo nome. mv O comando "mv" tem a função de mover arquivos. A utilização dele é praticamente igual a do comando cp. Exemplo: $ mv MV. txt /home/baixaki/Trabalho/MV. txt - O arquivo MV. txt foi movido para a pasta /home/baixaki/Trabalho com o mesmo nome. $ mv MV. txt VM. txt – O arquivo MV. txt continuou onde estava, porém, agora possui o nome de VM. txt.

. . . rm O "rm" tem a função de remover arquivos. Tome cuidado

. . . rm O "rm" tem a função de remover arquivos. Tome cuidado ao utilizá-lo, pois caso você remova algum arquivo por engano, o erro será irreversível. Exemplo: rm /home/baixaki/Arquivo. txt – O arquivo Arquivo. txt localizado na pasta /home/baixaki foi deletado. rmdir Este comando tem a função de remover diretórios vazios. Exemplo: rmdir TESTE – Neste exemplo, o diretório vazio TESTE foi removido do local onde o usuário se encontrava. Também é possível remover diretórios através de uma variação do comando rm: rm -r. Neste caso, o comando rm -r TESTE realizaria a mesma tarefa, porém, o diretório não precisa estar vazio. mkdir Enquanto o rmdir remove, este comando cria diretórios. Exemplo: mkdir DIRETORIO – A pasta DIRETORIO foi criada no local onde o usuário se encontrava

Questão Por meio do NTFS — um sistema de arquivos do Windows que permite

Questão Por meio do NTFS — um sistema de arquivos do Windows que permite opções como compartilhamento e segurança —, determinado local de trabalho (como uma pasta ou uma unidade armazenamento) pode ficar indisponível para usuários não autorizados.

PASTAS OU DIRETÓRIOS são como gavetas de um arquivo onde se encontram vários arquivos

PASTAS OU DIRETÓRIOS são como gavetas de um arquivo onde se encontram vários arquivos de documentos. Subpastas ou Subdiretórios são como pastas de assuntos específicos que estão dentro das gavetas. Arquivos são como as folhas arquivadas dentro das pastas.

Desktop (Área de Trabalho) É o nome dado à tela inicial do sistema operacional

Desktop (Área de Trabalho) É o nome dado à tela inicial do sistema operacional Windows, sobre a qual ficam todos os outros elementos gráficos, como janelas, ícones e barras.

Desktop Área de trabalho Botão Iniciar Barra de transferência Área de notificações

Desktop Área de trabalho Botão Iniciar Barra de transferência Área de notificações

Ícone São pequeninas imagens representativas que ficam associadas a vários objetos do Windows.

Ícone São pequeninas imagens representativas que ficam associadas a vários objetos do Windows.

Atalho É uma forma direta de acessar objetos dos quais precisamos com mais frequência.

Atalho É uma forma direta de acessar objetos dos quais precisamos com mais frequência. Podemos ter atalhos para arquivos, programas, pastas ou mesmo para endereços da Internet. Quando o atalho recebe um clique duplo, a pasta original, de disco, programa ou documento é acionada.

criar um atalho A mais direta e comum é clicar sobre o objeto alvo

criar um atalho A mais direta e comum é clicar sobre o objeto alvo com o botão direito do mouse e selecionar Criar atalho. Outra forma muito comum é clicar sobre o objeto alvo com o botão direito do mouse e selecionar Enviar para Área de trabalho. Essa operação cria o atalho diretamente na Área de trabalho. Uma outra forma, menos conhecida, é arrastando e soltando um objeto qualquer mantendo pressionada a tecla ALT simultaneamente.

Janelas Menu de controle Barra de Títulos

Janelas Menu de controle Barra de Títulos

Janelas Barra de menu Barra de Ferramentas Barra de Rolagem Barra de Tarefas

Janelas Barra de menu Barra de Ferramentas Barra de Rolagem Barra de Tarefas

Abas Uma janela pode conter abas (ou guias). Abas são recursos similares a etiquetas

Abas Uma janela pode conter abas (ou guias). Abas são recursos similares a etiquetas que utilizamos em arquivos físicos de pastas suspensas e possibilitam que alternemos entre elas sem sair da janela.

Lixeira é uma pasta do Windows usada para armazenar temporariamente documentos, pastas e arquivos

Lixeira é uma pasta do Windows usada para armazenar temporariamente documentos, pastas e arquivos que não são mais utilizados pelo usuário.

3 formas de recuperar arquivos na lixeira clique no item com o botão direito

3 formas de recuperar arquivos na lixeira clique no item com o botão direito e escolher Restaurar. Nesse caso, o arquivo retornará para o local original, em que estava antes de ser excluído; arrastando o item para fora da Lixeira ele será movido para o local desejado; no menu Editar, escolher Mover para a pasta, indicando o destino do arquivo restaurado

Esvaziar. . . É possível ESVAZIAR a lixeira clicando com o botão direito do

Esvaziar. . . É possível ESVAZIAR a lixeira clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Esvaziar Lixeira. Depois que limparmos a lixeira, não será mais possível recuperar os arquivos apagados. Para excluir um arquivo e NÃO enviá-lo para a lixeira, basta pressionar (ao apagar o arquivo) as teclas Shift + Delete (ou pressionar shift e executar uma das outras formas)

 Só vão para a lixeira os arquivos que estiverem em discos rígidos locais

Só vão para a lixeira os arquivos que estiverem em discos rígidos locais do computador. Arquivos em unidades removíveis, como pen drives, ou em discos em rede são excluídos definitivamente.

Menu Iniciar Win. Key ou Ctrl + Esc

Menu Iniciar Win. Key ou Ctrl + Esc

Desligamento Opção Descrição Desativar Fecha os programas de forma segura e desliga o computador.

Desligamento Opção Descrição Desativar Fecha os programas de forma segura e desliga o computador. Reiniciar Encerra o Windows e o reinicia. Ação muito utilizada após a instalação de alguns softwares. Em espera Coloca o computador em estado de baixo consumo de energia. Os programas não são fechados e permanecem carregados na memória RAM. . . se, por exemplo, houver uma queda de energia enquanto o computador está no modo de espera, pode haver perda de dados. Hibernar Grava no disco rígido os dados que estão carregados na memória RAM e desliga o computador. Quando for novamente ligado, o sistema recarrega os dados para a memória RAM restabelecendo a situação exatamente como estava antes da hibernação. Para hibernar o computador, precisamos pressionar SHIFT na tela de desligamento. Com isso, o botão Em espera se converte em Hibernar.

Manipulação de Arquivos e Pastas • Unidades de disco rígido => Representam os discos

Manipulação de Arquivos e Pastas • Unidades de disco rígido => Representam os discos rígidos do seu computador. Ex: Disco Local (C: ). Dispositivos com armazenamento removível => Aqui, o Windows está mostrando as unidades de disquetes, CD ou DVD, Pen drives, e assim por diante

Os botões da barra de ferramentas Padrão Voltar e avançar Teclas de atalho: Alt

Os botões da barra de ferramentas Padrão Voltar e avançar Teclas de atalho: Alt + seta pra esquerda ou direita Acima Mostra o conteúdo da pasta que está hierarquicamente a cima Pesquisa Abre o painel de pesquisa Oculta ou mostra o painel de disco ou pasta no lado esquerdo

Modo exbição Abre um pequeno menu que enumera os pontos de vista diferentes para

Modo exbição Abre um pequeno menu que enumera os pontos de vista diferentes para a janela (estas opções também estão no menu Exibir): Miniaturas Lado a lado Ícones Lista Detalhes

Copiar e mover pastas e arquivos Ctrl e arrastar = copia Shift e arrasta

Copiar e mover pastas e arquivos Ctrl e arrastar = copia Shift e arrasta = move Alt e arrasta = cria atalho Mesma unidade = move Unidade diferente = copia

Windows Explorer A janela do Windows Explorer permite a visualização das pastas e unidades

Windows Explorer A janela do Windows Explorer permite a visualização das pastas e unidades do sistema. Caso o diretório ou pasta esteja ocupado por outras pastas ou subpastas, é possível visualizar o conteúdo de uma pasta clicando no sinal + para expandir pastas e no sinal para recolher (ocultar) pastas.

 É possível executar o Explorer por vários métodos diferentes: 1. Tecla Windows +

É possível executar o Explorer por vários métodos diferentes: 1. Tecla Windows + E; 2. Clique duplo em qualquer ícone de disco ou pasta; 3. Clique com o botão direito em um ícone de disco ou pasta e escolhendo “Explorar” no menu de atalho; 4. Escolhendo a opção Exibir Barra do Explorer Pastas; 5. Escolhendo Iniciar Todos os programas Acessórios Windows Explorer; 6. Escolhendo Iniciar Executar digitando “Explorer” e pressionando [ENTER].

 A janela do Windows Explorer permite a visualização das pastas e unidades do

A janela do Windows Explorer permite a visualização das pastas e unidades do sistema. Caso o diretório ou pasta esteja ocupado por outras pastas ou subpastas, é possível visualizar o conteúdo de uma pasta clicando no sinal + para expandir pastas e no sinal para recolher (ocultar) pastas.

ATALHOS. . . Alt + Esc Alterna entre janelas na ordem em que foram

ATALHOS. . . Alt + Esc Alterna entre janelas na ordem em que foram abertas. Alt + Tab Alterna entre janelas de programas abertos. Alt + F 4 Fecha programa. Ctrl + F 4 Fecha janela de programa. Por exemplo, se o Microsoft Word estiver aberto, com um documento em processo de edição, o CTRL + F 4 irá fechar o documento, mas o Word continuará aberto. Ctrl + A Selecionar tudo (tudo = All). Ctrl + Esc Abre o menu Iniciar. F 1 Abre a ajuda. Print Screen Captura tela, para colar em programas como o "Paint” Alt + Print Screen Captura somente janela ativa. Shift + Del Exclui um item sem armazená-lo na lixeira. Windows + D Minimiza ou restaura todas as janelas. Windows + E Abre o Windows Explorer. Windows + F Abre o Pesquisar para arquivos. Windows + R Mostra a janela Executar.

Gadgets da Área de Trabalho Os gadgets são miniprogramas que oferecem visualização instantânea de

Gadgets da Área de Trabalho Os gadgets são miniprogramas que oferecem visualização instantânea de informações e acesso fácil a ferramentas usadas com frequência.

Ferramentas do sistema

Ferramentas do sistema

Ferramentas do sistema Desfragmentador de Disco: reorganiza os arquivos no disco rígido para otimização

Ferramentas do sistema Desfragmentador de Disco: reorganiza os arquivos no disco rígido para otimização de seu funcionamento, de modo que cada arquivo seja armazenado em blocos contíguos, ao invés de serem dispersos em diferentes áreas do disco e elimina os espaços em branco.

Informações do Sistema exibe informações sobre hardware e software do computador

Informações do Sistema exibe informações sobre hardware e software do computador

Limpeza de Disco: auxilia na tarefa de liberar espaço em disco

Limpeza de Disco: auxilia na tarefa de liberar espaço em disco

Restauração do sistema recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restauração

Restauração do sistema recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restauração do sistema. Caso o usuário, por qualquer motivo, queira voltar o computador para o estado em que ele se encontrava em um ponto de restauração, basta acionar a Restauração do sistema.

QUESTÃO Para se proceder ao esvaziamento da lixeira do Windows, é suficiente clicar o

QUESTÃO Para se proceder ao esvaziamento da lixeira do Windows, é suficiente clicar o ícone

QUESTÃO A ferramenta Lupa, no Windows 7, permite aumentar temporariamente uma parte da tela

QUESTÃO A ferramenta Lupa, no Windows 7, permite aumentar temporariamente uma parte da tela visualizada.

QUESTÃO No sistema operacional Windows 7, o aplicativo Transferência Fácil do Windows permite que

QUESTÃO No sistema operacional Windows 7, o aplicativo Transferência Fácil do Windows permite que sejam copiados arquivos e configurações de um computador para outro.

QUESTÃO O Windows 7 permite a gravação de CD e DVD no formato sistema

QUESTÃO O Windows 7 permite a gravação de CD e DVD no formato sistema de arquivos dinâmico ou no formato mastered, mas não está habilitado para gravação de DVD-Vídeo.

QUESTÃO No Windows 7, sempre que um arquivo é excluído, ele é transferido e

QUESTÃO No Windows 7, sempre que um arquivo é excluído, ele é transferido e enviado automaticamente para a lixeira, a menos que o usuário selecione o arquivo e pressione Shift + Delete, o que provoca a exclusão definitiva do arquivo.

QUESTÃO Ao se desligar o computador clicando o botão Iniciar e, em seguida, Desligar,

QUESTÃO Ao se desligar o computador clicando o botão Iniciar e, em seguida, Desligar, todos os programas serão fechados. Nesse caso, os arquivos de trabalho eventualmente abertos e modificados serão automaticamente salvos.

QUESTÃO Arquivos do tipo. exe não podem ter a data de criação alterada, pois

QUESTÃO Arquivos do tipo. exe não podem ter a data de criação alterada, pois esse procedimento modifica informações contidas no registro do sistema operacional.

QUESTÃO A restauração do sistema [no Windows 7] é uma forma de desfazer alterações

QUESTÃO A restauração do sistema [no Windows 7] é uma forma de desfazer alterações do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. A restauração do sistema, entretanto, não pode ser usada para recuperação de arquivos pessoais.

QUESTÃO O acesso imediato à área de trabalho pode ser feito clicando-se o botão

QUESTÃO O acesso imediato à área de trabalho pode ser feito clicando-se o botão Mostrar Área de Trabalho, o que minimiza as janelas abertas. Caso, em seguida, se clique novamente o mesmo botão, apenas a janela que estava em primeiro plano voltará a ser exibida.

QUESTÃO No Windows 7, é possível usar criptografia para proteger todos os arquivos que

QUESTÃO No Windows 7, é possível usar criptografia para proteger todos os arquivos que estejam armazenados na unidade em que o Windows esteja instalado. Nesse caso, os arquivos que forem adicionados a essa unidade serão automaticamente criptografados.

QUESTÃO Por meio das Opções de energia no Painel de Controle do Windows XP,

QUESTÃO Por meio das Opções de energia no Painel de Controle do Windows XP, o usuário pode ajustar as opções de gerenciamento de energia à configuração de hardware exclusiva suportada pelo seu computador.

QUESTÃO A área de transferência é um local de compartilhamento do computador onde os

QUESTÃO A área de transferência é um local de compartilhamento do computador onde os usuários de uma máquina depositam seus arquivos, possibilitando, assim, a visualização dos dados desses arquivos por outros usuários ou por outras redes, caso o computador esteja conectado à Internet.

QUESTÃO Se um computador tem sistema operacional Windows XP, então cada usuário cadastrado localmente

QUESTÃO Se um computador tem sistema operacional Windows XP, então cada usuário cadastrado localmente nesse computador poderá dispor de uma área reservada para armazenar seus dados, de maneira sigilosa, sendo o acesso a tais dados exclusivo do próprio usuário ou do administrador do computador.

QUESTÃO A criação de novas pastas no Windows Explorer pode ser feita pelo usuário,

QUESTÃO A criação de novas pastas no Windows Explorer pode ser feita pelo usuário, de modo a facilitar a forma com que os arquivos possam ser armazenados.

QUESTÃO Por meio da ferramenta Windows Update, pode-se baixar, via Internet, e instalar as

QUESTÃO Por meio da ferramenta Windows Update, pode-se baixar, via Internet, e instalar as atualizações e correções de segurança disponibilizadas pela Microsoft para o sistema operacional Windows XP.

QUESTÃO Por meio do ícone , é possível acessar diretamente as contas de e-mail

QUESTÃO Por meio do ícone , é possível acessar diretamente as contas de e-mail e as áreas de armazenamento específicas dos usuários cadastrados no computador em uso.