Infinitivo Pessoal Flexionado Forma Simples falar eu falar

  • Slides: 15
Download presentation
Infinitivo Pessoal (Flexionado)

Infinitivo Pessoal (Flexionado)

Forma Simples falar eu falar tu falares você ele ela falar nós falarmos vós

Forma Simples falar eu falar tu falares você ele ela falar nós falarmos vós falardes vocês eles elas falarem

Forma Composta Infinitivo Pessoal do verbo ter + particípio passado do verbo principal falar

Forma Composta Infinitivo Pessoal do verbo ter + particípio passado do verbo principal falar eu ter falado tu teres falado você ele ela ter falado nós termos falado vós terdes falado vocês eles elas terem falado

Infinitivo Impessoal (não flexionado) – Emprego 1. Utiliza-se quando se refere a um sujeito

Infinitivo Impessoal (não flexionado) – Emprego 1. Utiliza-se quando se refere a um sujeito indeterminado Nesta sala é proibido fumar. Fumar prejudica a saúde.

2. Quando é usado com o valor de Imperativo Rapazes, não fumar aqui!

2. Quando é usado com o valor de Imperativo Rapazes, não fumar aqui!

3. Nas perífrases e locuções verbais (verbo + Infinitivo), porque o verbo finito e

3. Nas perífrases e locuções verbais (verbo + Infinitivo), porque o verbo finito e o Infinitivo têm o mesmo sujeito: acabar de, andar a, começar a, dever, estar a, ficar a, gostar de, haver de, ir, poder, querer, ter de/que → Infinitivo Impessoal As crianças estão a brincar no jardim. (*estão a brincarem) Temos de trabalhar. (*temos de trabalharmos) Vamos passar as férias no Brasil. (*vamos passarmos) Podes entrar. (*Podes entrares. ) Queríamos visitar os nossos amigos. (*Queríamos visitarmos) Gostarias de saber chinês? (*Gostarias de saberes)

Infinitivo Pessoal (flexionado) – Emprego 1. Depois de expressões impessoais, quando o sujeito é

Infinitivo Pessoal (flexionado) – Emprego 1. Depois de expressões impessoais, quando o sujeito é determinado. Neste caso, o sujeito do Infinitivo é diferente do sujeito do verbo principal. Seria bom vocês estudarem mais. É importante aprendermos bem a gramática. Era preciso vocês irem às compras. Convém dizeres-me a verdade. É uma boa ideia ela acompanhar-nos nesta viagem.

3. Nas orações subordinadas introduzidas por uma preposição ou uma locução prepositiva: antes de,

3. Nas orações subordinadas introduzidas por uma preposição ou uma locução prepositiva: antes de, apesar de, até, depois de, no caso de, por causa de → Infinitivo Pessoal Neste caso, o sujeito do Infinitivo pode ser o mesmo que o sujeito do verbo principal. Antes de sairmos, temos de lavar a louça. Hoje não tivemos aulas por os professores estarem doentes. Depois de o filme acabar, vamos desligar a televisão. Fico aqui até tu voltares. No caso de querermos sair, teremos de avisar o responsável.

4. Na oração subordinada que completa o sentido de determinados substantivos e é introduzida

4. Na oração subordinada que completa o sentido de determinados substantivos e é introduzida por uma preposição: o desejo de, o facto de, a ideia de, a necessidade de, a possibilidade de, a probabilidade de → Infinitivo Pessoal Não me agrada a ideia de irmos passar as férias ao Algarve. Surpreende-me o facto de eles não saberem falar português. Se não estudares, a probabilidade de passares no exame é pequena.

Infinitivo Pessoal ou Impessoal? 1. Com os verbos de percepção (ouvir, sentir, ver): ouvir,

Infinitivo Pessoal ou Impessoal? 1. Com os verbos de percepção (ouvir, sentir, ver): ouvir, sentir, ver → Infinitivo Pessoal ou Impessoal Ouvi as crianças cantar / cantarem. Vi-os dançar / dançarem.

2. Com os verbos causativos (deixar, fazer, mandar): 2. 1. O sujeito do Infinitivo

2. Com os verbos causativos (deixar, fazer, mandar): 2. 1. O sujeito do Infinitivo é um substantivo deixar, fazer, mandar + substantivo → Infinitivo Pessoal ou Impessoal O professor deixou os alunos sair / saírem mais cedo. 2. 2. O sujeito do Infinitivo é um pronome átono deixar, fazer, mandar + pronome átono → Infinitivo Impessoal O professor deixou-os sair (*saírem) mais cedo.

3. Nas orações subordinadas introduzidas por uma preposição ou uma locução prepositiva quando o

3. Nas orações subordinadas introduzidas por uma preposição ou uma locução prepositiva quando o sujeito do Infinitivo é o mesmo que o sujeito do verbo principal: antes de, ao, apesar de, até, depois de, no caso de, para, por causa de → Infinitivo Pessoal ou Impessoal Antes de sairmos / sair, temos de lavar a louça. Para subirem / subir ao telhado, os rapazes usaram uma escada. Ao ouvirem / ouvir o barulho, as crianças fugiram.

Compare: Não é saudável comer muita gordura. comer → sujeito indeterminado Não é saudável

Compare: Não é saudável comer muita gordura. comer → sujeito indeterminado Não é saudável comermos muita gordura. comermos → sujeito determinado: nós

Infinitivo Composto Tem o valor perfectivo e utiliza-se para exprimir acções concluídas num determinado

Infinitivo Composto Tem o valor perfectivo e utiliza-se para exprimir acções concluídas num determinado momento do passado ou do futuro.

Infinitivo Pessoal Composto Os estudantes saíram depois de terem terminado a prova. terem terminado

Infinitivo Pessoal Composto Os estudantes saíram depois de terem terminado a prova. terem terminado → acção concluída no passado Os estudantes vão sair depois de terem terminado a prova. terem terminado → acção concluída no futuro Infinitivo Impessoal Composto Gostaria de ter lido o livro na semana passada. ter lido → acção concluída no passado Gostaria de ter lido o livro antes deste fim-de-semana. ter lido → acção concluída no futuro