Indicadores Proativos Indicadores Reativos Programa Segurana Positiva um

  • Slides: 31
Download presentation

Indicadores Proativos

Indicadores Proativos

Indicadores Reativos

Indicadores Reativos

Programa Segurança Positiva É um programa de reconhecimento e premiação que tem por objetivo

Programa Segurança Positiva É um programa de reconhecimento e premiação que tem por objetivo estimular comportamentos positivos das equipes, através de incentivos à utilização de ferramentas de gestão em saúde e segurança, proporcionando assim, um aumento sustentável dos indicadores proativos de SSMA, gerando ações de eliminação de condições inseguras. O programa estabelece critérios de avaliação de desempenho das equipes a partir de monitoramento contínuo de aplicação de diversas ferramentas de gestão. O acompanhamento permitirá às equipes estabelecerem uma competição saudável e participativa, gerando desta forma uma cultura sólida de segurança.

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação Individual: Ferramenta de gestão em SSMA, que tem por objetivo

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação Individual: Ferramenta de gestão em SSMA, que tem por objetivo estabelecer um FALE FÁCIL canal de comunicação ao colaborador, que o possibilite relatar condições e atos inseguros. De posse destes relatos, é feito um acompanhamento da liderança sobre a resolução dos itens levantados. Pontuação: conforme Matriz de Severidade.

INDICADORES PROATIVOS: Fale Fácil - Modelo do Formulário

INDICADORES PROATIVOS: Fale Fácil - Modelo do Formulário

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação Individual: RECUSA A TAREFA Tem por objetivo garantir ao colaborador

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação Individual: RECUSA A TAREFA Tem por objetivo garantir ao colaborador a possibilidade de não executar ou interromper uma atividade mediante uma situação ou condição que represente grave e iminente perigo a sua vida e integridade física. O formulário deve ser remetido à liderança e ao SESMT, para conhecimento e avaliação da necessidade de adoção de medidas que restabeleçam a condição segura e adequada para a execução da atividade. Pontuação: 07 pontos a cada registro.

INDICADORES PROATIVOS: Direito de Recusa - Modelo do Formulário

INDICADORES PROATIVOS: Direito de Recusa - Modelo do Formulário

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação Individual: BOAS PRÁTICAS Conceitua-se como Boa Prática uma técnica identificada

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação Individual: BOAS PRÁTICAS Conceitua-se como Boa Prática uma técnica identificada e experimentada como eficiente na otimização dos processos, com foco na eliminação da exposição ao risco inerente e que promova a preservação da integridade física do colaborador. Pontuação: 20 pontos a cada registro.

INDICADORES PROATIVOS: Boa Prática - Modelo do Formulário

INDICADORES PROATIVOS: Boa Prática - Modelo do Formulário

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação Individual: RELATO QUASE ACIDENTE Visa a relatar ocorrências de incidente

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação Individual: RELATO QUASE ACIDENTE Visa a relatar ocorrências de incidente no qual não ocorre lesão, doença ou fatalidade, objetivando identificar situações que não são repassadas a liderança e SSMA. O registro é realizado utilizando o mesmo formulário do Fale Fácil. Pontuação: 10 pontos a cada registro.

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação da Equipe: ü Auditoria Comportamental: Realizada pelo Gerente, Supervisores e

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação da Equipe: ü Auditoria Comportamental: Realizada pelo Gerente, Supervisores e SSMA em todas as letras/equipes, uma vez por mês. A avaliação é pautada numa ponderação de atendimento a itens pré-estabelecidos constantes num formulário de avaliação individual. A pontuação será para a equipe e não para o colaborador auditado. Pontuação: Média das avaliações, sendo 100 pontos possíveis. ü Auditoria do Perfil da Liderança: Realizada pelas equipes, uma vez por mês, nos seus líderes. Consiste num questionário que avaliará a participação e efetividade do líder na promoção de práticas seguras e na utilização das ferramentas de gestão em SSMA. Pontuação: Média das avaliações dos funcionários da equipe e SSMA.

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação da Equipe: ü Inspeção de SSMA: Trata-se de inspeção realizada

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação da Equipe: ü Inspeção de SSMA: Trata-se de inspeção realizada pela equipe do SSMA registrada através de tablet com o objetivo de inspecionar as áreas com foco em conformidades de segurança. Cada item observado contém informações como: área, data da inspeção, horário, descrição da não conformidade, grau de risco, ações propostas, responsável pelo cumprimento das ações, data da conclusão, status e evidências (fotos, textos, e-mails, etc). Pontuação: conforme Matriz de Severidade, pontos positivos para itens resolvidos e pontos negativos para itens não resolvidos.

Inspeções realizadas pelo SSMA com uso do tablet

Inspeções realizadas pelo SSMA com uso do tablet

Tela do Tablet para

Tela do Tablet para

NÃO CONFORMIDADES / MÊS 500 400 300 200 100 0 Inspeções realizadas pelo SSMA

NÃO CONFORMIDADES / MÊS 500 400 300 200 100 0 Inspeções realizadas pelo SSMA com uso do 213 tablet 140 0 0 1 61 e tela do Sistema Smart Question 388 0 JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO 439 SETEMBRO 296 OUTUBRO 0 0 NOVEMBRO DEZEMBRO

Tela do Sistema Smart Question de gerenciamento pela liderança

Tela do Sistema Smart Question de gerenciamento pela liderança

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação da Equipe: ü Fale Fácil resolvido no mês: Para cada

INDICADORES PROATIVOS - Avaliação da Equipe: ü Fale Fácil resolvido no mês: Para cada registro resolvido a equipe ganha a mesma pontuação classificada pela Matriz de Severidade.

INDICADORES REATIVOS - Avaliação Individual: v Descumprimento de Regra de Ouro: Trata-se de um

INDICADORES REATIVOS - Avaliação Individual: v Descumprimento de Regra de Ouro: Trata-se de um procedimento administrativo baseado nos Pilares da Segurança, contemplando os requisitos mínimos exigidos para a segurança do colaborador. O descumprimento às Regras de Ouro é percebido pelo Encarregado, Supervisor, SSMA ou pelo próprio cliente. Pontuação: conforme Matriz de Severidade, com fator de multiplicação negativo 10. v Faltas injustificadas: Considera-se como falta injustificada o não comparecimento do colaborador à sua área de trabalho, no dia e horário estabelecido, gerando com isto falta por motivo justo. Pontuação: 05 pontos negativos a cada falta injustificada.

INDICADORES REATIVOS - Avaliação Individual: v Acidentes Pessoais e Materiais: Considera-se como “acidente pessoal”

INDICADORES REATIVOS - Avaliação Individual: v Acidentes Pessoais e Materiais: Considera-se como “acidente pessoal” a ocorrência não desejada que originou perdas pessoais (lesões) e “acidente material” a ocorrência não desejada que não envolveu pessoas, mas que implicou em perdas materiais. Pontuação: conforme Matriz de Severidade, com fator de multiplicação negativo 10.

INDICADORES REATIVOS - Avaliação da Equipe: v Fale Fácil não resolvido no mês: Para

INDICADORES REATIVOS - Avaliação da Equipe: v Fale Fácil não resolvido no mês: Para cada registro não resolvido a equipe perde um ponto, cumulativo no ano. v Acidentes Pessoais e Materiais: Em caso de acidente é inviabilizada a participação da equipe no evento de reconhecimento e premiação daquele mês.

Planilha de compilação dos dados

Planilha de compilação dos dados

RESULTADOS: üMaior envolvimento das equipes nas ferramentas proativas, com destaque para o aumento dos

RESULTADOS: üMaior envolvimento das equipes nas ferramentas proativas, com destaque para o aumento dos registros de condições inseguras através do Fale Fácil: 192%; üAmpliação da ferramenta de gestão Smart. Question para controle dos dados; üIncentivo da prática de “ver e agir” pelos colaboradores e liderança; üImplantação do Comitê de Gestão de Segurança com reuniões semanais envolvendo a Gerência e Supervisão para acompanhamento e gerenciamento dos registros levantados pelas equipes.

PH - LOGÍSTICA / OPERAÇÃO FERROVIÁRIA OCORRÊNCIAS - 2016/2017 RESPONSÁVEL: RAYNNER ASSIS 142 140

PH - LOGÍSTICA / OPERAÇÃO FERROVIÁRIA OCORRÊNCIAS - 2016/2017 RESPONSÁVEL: RAYNNER ASSIS 142 140 Qtde Ocorrências 120 100 80 60 79 71 57 61 73 56 47 47 55 72 69 63 41 40 12 20 0 12 5 6 3 5 4 10 0 jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 Média jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 Média 2016 2017 FONTE : Avaliação de Desempenho - Arcelor. Mittal João Monlevade NOTA : A série histórica utilizada, teve como base as ocorrências registradas nas Avaliações Vendor Rating fornecidas pela GELOG e validadas pela PH.

ENTREGA DA PREMIAÇÃO

ENTREGA DA PREMIAÇÃO

ENTREGA DA PREMIAÇÃO realizada pelos familiares

ENTREGA DA PREMIAÇÃO realizada pelos familiares

DESAFIOS: üElevação do número de resoluções das não-conformidades levantadas; üExtensão do Programa Segurança Positiva

DESAFIOS: üElevação do número de resoluções das não-conformidades levantadas; üExtensão do Programa Segurança Positiva para as demais unidades de serviços; üImplantação da ferramenta de gestão Smart. Question a nível corporativo, suportando a gestão da rotina de SSMA; üResultados sustentáveis dos Indicadores Proativos e Reativos

Muito Obrigado! Rogério Abdalla de Miranda rogerio. miranda@phtransportes. com. br Lara Cristina Bicalho Martins

Muito Obrigado! Rogério Abdalla de Miranda rogerio. miranda@phtransportes. com. br Lara Cristina Bicalho Martins Ferreira lara. ferreira@phtransportes. com. br