Indexao etapas Profa Luciane Vital Indexao de multimeios

  • Slides: 9
Download presentation
Indexação - etapas Profa Luciane Vital Indexação de multimeios 2009 -2

Indexação - etapas Profa Luciane Vital Indexação de multimeios 2009 -2

Indexação – Norma ABNT NBR 1276/1992 – Métodos para análise de documentos – determinação

Indexação – Norma ABNT NBR 1276/1992 – Métodos para análise de documentos – determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação n n n Objetivo Definições: documento, conceito, assunto, indexação, termo de indexação, termo preferido, termo não-preferido, índice de assuntos Etapas Exaustividade, especificidade, quantidade de termos Controle de qualidade

n Objetivos l l l n Orientar o usuário sobre o conteúdo intelectual e

n Objetivos l l l n Orientar o usuário sobre o conteúdo intelectual e a localização do documento; Ser o elo de ligação entre o usuário e a informação Auxiliar a recuperação entre o usuário e a informação Níveis l l Genérico ou superficial: relaciona apenas os assuntos principais. Profundo ou exaustivo: relaciona todos os assuntos do documento, incluindo assuntos principais e secundários.

n Produtos l Índices n Princípios l Especificidade: assuntos devem ser identificados tão especificamente

n Produtos l Índices n Princípios l Especificidade: assuntos devem ser identificados tão especificamente quanto possível l Exaustividade: assuntos devem ser incluídos na sua totalidade em função das necessidades informacionais do usuário e do sistema de informação.

n Coerência l l l Extensão da concordância quanto aos termos a serem utilizados

n Coerência l l l Extensão da concordância quanto aos termos a serem utilizados para indexar um mesmo documento Tipos: interindexadores e intraindexadores Fatores que influenciam na coerência n n n n Quantidade de termos atribuídos Uso de uma linguagem documentária Características dos assuntos Conhecimento do assunto Documentação de consulta Características do documento

Indexação – Etapas Pré-requisitos: Ø Ø Ø capacidade do indexador de interpretar e sintetizar

Indexação – Etapas Pré-requisitos: Ø Ø Ø capacidade do indexador de interpretar e sintetizar corretamente os assuntos tratados nos documentos; conhecimento das necessidades informacionais dos usuários e da instituição; Conhecimento da estrutura do documento e da função de cada parte.

Indexação – Etapas As etapas funcionam tanto para entrada como para saída do SRI

Indexação – Etapas As etapas funcionam tanto para entrada como para saída do SRI 1. Exame do documento, identificação do(s) assunto(s) e conceitos e expressão do(s) assunto(s) em palavras. Leitura interpretativa das principais partes do documento (título, subtítulo, resumo, sumário, introdução, prefácio, entre outros), visando assimilar e compreender seu conteúdo temático, extraindo do mesmo os aspectos mais importantes. ü Segmentação do texto (capítulo, parágrafo, frase) ü Identificação do(s) assunto(s) e isolamento de conceitos (traços descritivos portadores de inf. significativa)

Indexação – Etapas 2. Seleção dos conceitos • • • Tomada de decisão Relacionamento

Indexação – Etapas 2. Seleção dos conceitos • • • Tomada de decisão Relacionamento com os objetivos informacionais da instituição e do usuário Priorização dos assuntos (principais e secundários) 3. Tradução para a linguagem de indexação Expressão dos assuntos por meio de descritores Especificidade: adotar o termo do tesauro que represente mais especificamente o conceito retirado do documento. Exaustividade : adotar todos os tópicos de interesse do usuário.

Indexação – Etapas 4. Organização de descritores (sintaxe do SRI) Campo Elementos de Dados

Indexação – Etapas 4. Organização de descritores (sintaxe do SRI) Campo Elementos de Dados 600 Nome pessoal como assunto ® 610 Nome de entidade como assunto ou legislação ® 650 Descritor como assunto ® 651 Descritor geográfico como assunto ®