Improvisao e criao do movimento danado 8 ano

  • Slides: 22
Download presentation

Improvisação e criação do movimento dançado 8º ano Prof. ª Fernanda Borges

Improvisação e criação do movimento dançado 8º ano Prof. ª Fernanda Borges

Habilidade EF 08 AR 12 – Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação

Habilidade EF 08 AR 12 – Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Relembrando Criação de movimentos: os bailarinos criam seus movimentos inspirados na natureza, em textos,

Relembrando Criação de movimentos: os bailarinos criam seus movimentos inspirados na natureza, em textos, músicas, ideias, lembranças, na vida cotidiana. Improvisos na dança: quando dançarinos dançam livres, sem ensaio prévio, sem seguir uma coreografia preestabelecida.

Hora da interação pelo chat Me conte pelo chat: No dia de hoje, qual

Hora da interação pelo chat Me conte pelo chat: No dia de hoje, qual seria a sua fonte inspiradora para criar uma coreografia?

Improvisos na dança A pessoa que deseja improvisar precisa explorar seu corpo em busca

Improvisos na dança A pessoa que deseja improvisar precisa explorar seu corpo em busca de movimentos que fogem daqueles do dia a dia, percebendo que existem muito mais opções de “dobradiças” em nosso corpo do que imaginamos a princípio. Quando pensamos em movimentos, geralmente ficamos presos a movimentos habituais de danças conhecidas e não exploramos todo o potencial do nosso corpo. São Paulo faz Escola. Caderno do Professor, Arte, Ensino Fundamental, 8º ano, v. 2, p. 99, 2020.

Improvisos na dança Vários exercícios, como os propostos por Rudolf Laban, nos levam a

Improvisos na dança Vários exercícios, como os propostos por Rudolf Laban, nos levam a nos aventurar a conhecer nosso corpo por meio de movimentos simples, como torcer, pressionar, chicotear, socar, flutuar, deslizar, sacudir e pontuar. Vamos lembrar das articulações que devem focalizar e realizar esses movimentos, como pescoço, ombro, cotovelos, pulsos, falanges (dedos), cintura, joelhos, pés, entre outros, além de explorar diversos níveis, como alto (em pé), médio (na altura da cintura) e o baixo (próximo ao chão), entre outras possibilidades. São Paulo faz Escola. Caderno do Professor, Arte, Ensino Fundamental, 8º ano, v. 2, p. 99, 2020.

Improvisos na dança By User: Mikael Häggström – Image: Gray 190. png, Public Domain,

Improvisos na dança By User: Mikael Häggström – Image: Gray 190. png, Public Domain, https: //commons. wikimedia. org/w/index. php? curid=3302786.

Vamos apreciar? Todo corpo dança. Prof. ª Elora Drago. https: //www. youtube. com/watch? v=i

Vamos apreciar? Todo corpo dança. Prof. ª Elora Drago. https: //www. youtube. com/watch? v=i 99 u. YSWHc. WY

Improvisos na dança Quando falamos em dança, existem vários grupos que dançam com mais

Improvisos na dança Quando falamos em dança, existem vários grupos que dançam com mais liberdade, deixando de lado as formas de expressão corporal mais amarradas e muito técnicas. Na década de 1970, surgiu o grupo estadunidense Grand Union, que foi o criador da técnica: Contato-improvisação Eles buscavam essa liberdade artística e foram grandes percussores da improvisação na dança mundial. Imagem de Michael Pajewski por Pixabay.

Improvisos na dança O bailarino e coreógrafo Steve Paxton, que liderou esse grupo, buscou

Improvisos na dança O bailarino e coreógrafo Steve Paxton, que liderou esse grupo, buscou estilos próprios e linguagens únicas, sendo até hoje referência para outros grupos querem seguir os mesmos caminhos na dança. A técnica contato-improvisação, criada por esse grupo, trabalha a queda e a sustentação, de forma consciente, trazendo para o corpo um conhecimento próprio sobre seus limites, trabalhando, também, a relação com o outro. O aperfeiçoamento da técnica é uma ferramenta de autoconhecimento pedagógica em relação ao corpo, suas alavancas, pontos de apoio e flexibilidade que pode gerar desenhos de movimento muito interessantes e trabalha principalmente com o sentimento do bailarino, algo tão buscado nas linguagens de danças. Fonte: http: //www. wikidanca. net/wiki/index. php/Contato_Improvisa%C 3%A 7%C 3%A 3 o#.

Vamos apreciar? A última dança. Trabalhar expressão do sentimento na coreografia. https: //www. youtube.

Vamos apreciar? A última dança. Trabalhar expressão do sentimento na coreografia. https: //www. youtube. com/watch? v=ly 7 dqa. Mw. PTA Fonte: Online Dance Company. The Last Dance. Licença Creative Commons.

Hora da interação pelo chat Qual a história contada nessa dança? Qual sentimento a

Hora da interação pelo chat Qual a história contada nessa dança? Qual sentimento a coreografia nos passa?

Criação de movimentos É necessário estudo antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?

Criação de movimentos É necessário estudo antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?

Improvisação na dança Para uma improvisação profissional, é interessante que o dançarino tenha acesso

Improvisação na dança Para uma improvisação profissional, é interessante que o dançarino tenha acesso a vários estilos diferentes de dança, desde a clássica até a contemporânea e as regionais, para que, com todas essas informações “registradas” em seu corpo, consiga executar uma situação de improvisação com qualidade, fazendo uma mixagem de todos esses estilos e informações coletados em exercícios, criando, por meio de sua poética, trazendo toda a intencionalidade expressiva para sua apresentação. São Paulo faz Escola. Caderno do Professor, Arte, Ensino Fundamental, 8º ano, v. 2, p. 99, 2020.

Por que a improvisação na dança é importante? Dessa forma, haverá liberdade de escolha

Por que a improvisação na dança é importante? Dessa forma, haverá liberdade de escolha no momento do improviso, repertório de movimentos (opções), percepção, terá sido desenvolvido atenção ativa para ver o outro e sentir a hora de improvisar junto, além de noções sobre espaço e composição. São Paulo faz Escola. Caderno do Professor, Arte, Ensino Fundamental, 8º ano, vol. 2, p. 99, 2020.

Hora da interação pelo chat Me conte pelo chat: Vocês gostam de dançar do

Hora da interação pelo chat Me conte pelo chat: Vocês gostam de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e padrões? Vocês conseguem dar um nome a esse “jeito”?

Vamos apreciar? Dança da pandemia motivacional. Criação de coreografia. https: //www. youtube. com/watch? v=P

Vamos apreciar? Dança da pandemia motivacional. Criação de coreografia. https: //www. youtube. com/watch? v=P 6 c 3 mw. MULfo Fonte: Manuel Gola. Dança motivacional, corona dance vídeo. África Beat. (Kond. Zilla. com). Licença Creative Commons.

Desafio Que tal criarmos nossa coreografia? Pegue os fatores do movimento, os sentimentos e

Desafio Que tal criarmos nossa coreografia? Pegue os fatores do movimento, os sentimentos e transforme em uma coreografia criativa e poste para a gente ver. Dê um nome a sua dança!!! #Eu. No. CMSP

Desafio 2 Desafio dos amigos professores do CMSP: Chamei 4 amigos para fazer uma

Desafio 2 Desafio dos amigos professores do CMSP: Chamei 4 amigos para fazer uma coreografia criativa usando movimentos do cotidiano. https: //youtu. be/P 2 TNmr. M_E 7 A

Desafio 3 #Euno. CMSP Postar um vídeo desafiando umamigo via celular com um comando

Desafio 3 #Euno. CMSP Postar um vídeo desafiando umamigo via celular com um comando dado por você.

Vamos retomar o que aprendemos hoje? Identificamos e analisamos processo de criação e improviso

Vamos retomar o que aprendemos hoje? Identificamos e analisamos processo de criação e improviso da dança. Conhecemos e apreciamos alguns estilos de dança e analisamoscoreografias por meio do improviso. Descobrimos que para poder improvisar é necessário conhecimento e repertório.