ILADA VIII A C A vitria vai e

  • Slides: 5
Download presentation
ILÍADA VIII A. C. “A vitória vai e vem entre os homens. ”

ILÍADA VIII A. C. “A vitória vai e vem entre os homens. ”

QUEM FOI HOMERO Homero (séc. VIII a. C. ) foi um poeta grego, a

QUEM FOI HOMERO Homero (séc. VIII a. C. ) foi um poeta grego, a quem se atribuem as obras-primas Ilíada e Odisseia. Um dos maiores escritores da antiguidade. Sobre a data da elaboração das epopeias, sabe-se apenas que ocorreu entre os séculos IX e VIII a. C. e que a Ilíada precedeu a Odisseia em 50 anos. No século VI a. C. , quando as obras passaram da forma oral, original, para a forma escrita, pensou-se que a Ilíada e a Odisseia poderiam ser obras de autores diferentes, sendo Homero aquele que as organizou e deu sua versão escrita.

Ilíada é um poema épico que foi escrito no século IX a. C. ,

Ilíada é um poema épico que foi escrito no século IX a. C. , pelo poeta grego Homero. O poema desenvolve-se em torno da Guerra de Troia, que provavelmente se deu no século XIII a. C. Homero descreve com detalhes o mundo grego da época apesar de não ter sido testemunha dos fatos, pois viveu quatro séculos depois.

A Ilíada narra a Guerra de Troia, mas se organiza em torno da ira

A Ilíada narra a Guerra de Troia, mas se organiza em torno da ira de Aquiles nascida de seus desentendimentos com Agammenon, sua ira contra ele e contra Heitor pela morte de Pátroclo, e que diminui no final e por compaixão, permite uma trégua para que o corpo de Heitor seja honrado por seu pai; A guerra é favorável para os gregos se Aquiles está presente, se não, tenda para os troianos; Através da consumação de sua ira se manifesta a dualidade de sua existência, semideus dividido entre sua natureza de filho de Deusa (Tétis) e de um mortal (Peleu). Aquiles escolhe ter vida curta mas cheia de glória, para que seus feitos se tornem famosos e imortais; morrer jovem e ser lembrado para sempre. Aquiles é soberbo e vive de extremos, sem hybris: é sanguinário, vingativo e extremamente corajoso.

É considerada como a "obra fundadora" da literatura ocidental e uma das mais importantes

É considerada como a "obra fundadora" da literatura ocidental e uma das mais importantes da literatura mundial. A Ilíada inicia narrando o 10º. Ano da Guerra de Troia (Ilíon). Composta por 24 cantos, exalta as proezas dos heróis gregos e troianos que são minuciosamente narradas. Homero não foi testemunha dos fatos, pois viveu quatro séculos depois. Na Ilíada a bela Helena, filha de Priamo, rei de Esparta era desejada por monarcas e príncipes. Entre os séc XIII e XII a. C. a Grécia tinha diversos reinos. Menelau foi o escolhido, casam-se com grande pompa em Esparta. Com a morte de Príamo, Menelau torna-se rei de Esparta. Quando o príncipe de Troia, visitou a corte espartana, na ausência de Menelau, apaixonou-se por Helena e resolveu raptá-la. Helena de Troia foi seduzida por Páris, segundo a Odisseia, por influência de Afrodite, deusa do amor (Rever o mito do “pomo da discórdia”) que havia prometido ao príncipe Páris o amor da mulher mais bela do mundo. Assim, na epopeia, quando Telêmaco visita Menelau a vemos em companhia do marido.