IDADE CONTEMPOR NEA Jamais nos esqueamos que muito

  • Slides: 37
Download presentation
IDADE CONTEMPOR NEA “Jamais nos esqueçamos que muito antes de nós, as ciências e

IDADE CONTEMPOR NEA “Jamais nos esqueçamos que muito antes de nós, as ciências e a filosofia combateram os tiranos. Seus constantes esforços fizeram a revolução. Como homens livres e gratos, devemos estabelecê-las entre nós e para sempre cuidar delas com devoção, pois as ciências e a filosofia manterão a liberdade que conquistamos”. (De um membro da Convenção, durante o período mais radical da Revolução Francesa).

A Idade Moderna, caracteriza-se por uma transição que se concretizará na Idade Contemporânea, através

A Idade Moderna, caracteriza-se por uma transição que se concretizará na Idade Contemporânea, através do surgimento de uma nova estrutura econômica, social e política. Essa transformação ocorrerá com a queda do absolutismo e o surgimento de uma nova ordem no âmbito econômico: o liberalismo. No plano social surgirão duas classes sociais antagônicas: a burguesia e o proletariado. O que veremos agora são essas mudanças, caracterizadas por momentos históricos que irão desde a Revolução Francesa e Revolução Industrial até a Globalização dos dias atuais.

FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA O QUE É O TERCEIRO ESTADO? O plano desse escrito é muito

FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA O QUE É O TERCEIRO ESTADO? O plano desse escrito é muito simples. Temos três questões a tratar: 1 - O que é o Terceiro Estado? Tudo. 2 - Que foi ele até o presente na ordem política? Nada. 3 - Que solicita? Tornar-se alguma coisa. Abade Sieyes, janeiro de 1789. . .

FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Nessa charge da época, o burguês revolucionário tange a Família Real, naquilo

FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Nessa charge da época, o burguês revolucionário tange a Família Real, naquilo que significou a luta de classes entre a burguesia e o Antigo Regime que era representado pelo Absolutismo, pelo mercantilismo e por uma sociedade estamental.

A Derrocada do Antigo Regime Fatores: Economia: Essencialmente agrária de caráter feudal. Atividades Industriais:

A Derrocada do Antigo Regime Fatores: Economia: Essencialmente agrária de caráter feudal. Atividades Industriais: sob a égide das estruturas medievais das Corporações de Ofício carente de modernização. Comércio exterior: sacrificado por relações desfavoráveis com a Inglaterra.

Havia uma efetiva pressão no sentido de mudar as estruturas agrárias francesas. Essa pressão

Havia uma efetiva pressão no sentido de mudar as estruturas agrárias francesas. Essa pressão era representada pelo crescimento populacional, que exigia maior produtividade, e pela difusão das idéias dos fisiocratas, que defendiam a experiência inglesa dos cercamentos dos campos

A Dança dos Ministros Turgot: como colaborador da Enciclopédia, era adepto das idéias fisiocratas.

A Dança dos Ministros Turgot: como colaborador da Enciclopédia, era adepto das idéias fisiocratas. A essência do seu programa consistiu em reduzir as despesas e aumentar as receitas inspirados no receituário liberal. Enfrentou resistências da aristocracia. Necker: rico banqueiro genovês, herdou mais rombos, dessa vez, por causa da "Guerra dos 7 Anos" contra a Inglaterra. Promoveu uma série de empréstimos internacionais que provocaram um vertiginoso aumento da dívida pública. Foi demitido por propor a redução dos gastos da Corte. Calonne: Tentou fazer uma reforma tributária a partir da cobrança de impostos dos "notáveis", e como

IMPORTANTE Desde 1778, a economia francesa conhecia um período de depressão: - Baixa no

IMPORTANTE Desde 1778, a economia francesa conhecia um período de depressão: - Baixa no preço dos vinhos e do trigo; - Dizimação do rebanho de carneiros em conseqüência de uma peste; - Desemprego que provocava a redução do consumo; - Má colheita, provocada por fenômenos climáticos, que provocou aumento dos preços dos gêneros alimentícios.

A Convocação dos Estados Gerais Com a insustentável crise, o Rei Luis XVI resolveu

A Convocação dos Estados Gerais Com a insustentável crise, o Rei Luis XVI resolveu convocar os Estados Gerais (assembléia da sociedade). Segundo a tradição, cada Estado reunia-se em separado e expunha seu voto em bloco. Nobreza/Clero votavam sempre juntos, por isso o Terceiro Estado sempre perdia de 2 x 1. Chegara a hora da virada de mesa para a burguesia.

FASES Assembléia Nacional Constituinte (1789 -1791) Assembléia dos Estados Gerais – Terceiro Estado -

FASES Assembléia Nacional Constituinte (1789 -1791) Assembléia dos Estados Gerais – Terceiro Estado - voto por cabeça. Permaneceram reunidos até a Constituição Francesa ser elaborada. Lema: “liberdade, igualdade e fraternidade” Começaram as agitações populares no campo e na cidade. Tomada a Bastilha em 14 de julho de 1789 (prisão-símbolo do absolutismo francês). Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão com os principais pontos:

ðOs homens nascem e continuam livres e iguais em direitos, as distinções sociais só

ðOs homens nascem e continuam livres e iguais em direitos, as distinções sociais só podem ser por fundamento e utilidade comum; ðO fim de toda sociedade política é conservação dos direitos naturais e inalienáveis do homem, estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência a pressão; ðO princípio de toda soberania reside essencialmente na nação, nenhum corpo, nenhum indivíduo, pode exercer autoridade que dela não derive expressamente; ðA liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudique seu semelhante. Em 1790 foi promulgada Constituição Civil do Clero que, ao secularizar a Igreja, determinou o confisco dos bens do clero e tornou os sacerdotes funcionários do Estado.

A Revolução Francesa foi marcada por intensas jornadas populares. Em Paris, devido a proliferação

A Revolução Francesa foi marcada por intensas jornadas populares. Em Paris, devido a proliferação do desemprego e das péssimas condições políticas e econômicas, o terceiro estado, após romper com os Estados Gerais, fez um juramento de permanecer unido até que fosse elaborada uma Constituição para a França. Essa fase foi denominada de Assembléia Nacional Constituinte (17891791)

O grande significado do período da Assembléia Nacional Constituinte reside no fato de que

O grande significado do período da Assembléia Nacional Constituinte reside no fato de que ela representou a instituição burguesa de toda uma nova organização para a França no nível jurídico-político. Embora Luis XVI tenha jurado a Constituição de 1791, ele jamais chegou a aceitar o novo regime, daí o fato dele haver tentado fugir da França para se juntar aos emigrados no exterior. Foi preso e reconduzido a Paris, onde a Assembléia Nacional o suspendeu de suas funções.

Fases Monarquia Constitucional (1791 -1792) Promulgada a Constituição Francesa de 1791, foi estabelecida a

Fases Monarquia Constitucional (1791 -1792) Promulgada a Constituição Francesa de 1791, foi estabelecida a monarquia constitucional. Adotou-se a divisão dos poderes onde o rei e seus ministros exerciam o Poder Executivo, os deputados o Poder Legislativo e os juízes o Judiciário. Sentindo-se inseguro, Luis XVI fugiu com a família para se unir aos nobres emigrados no exterior, mas foi reconhecido e trazido de volta a Paris pelo povo. O voto, porém, continuou sendo censitário Nas ruas, os “sans-culottes” reivindicavam o princípio da igualdade, teoricamente afirmado pela constituição. Em 1792 ocorre a invasão da Áustria e da Prússia, derrotados pelas tropas populares. Em decorrência disto é proclamada a República e o rei é preso.

Grupos Políticos da Assembléia Legislativa Girondinos: (Direita) - Representavam a grande burguesia. Favoráveis a

Grupos Políticos da Assembléia Legislativa Girondinos: (Direita) - Representavam a grande burguesia. Favoráveis a uma Revolução moderada sem radicalização política que ampliasse os direitos da população mais pobre. Pântano ou Planície: (Centro) - Deputados que ficavam em cima do muro, quando o clima esquentava corriam para os braços da direita. Jacobinos ou Montanheses: (Esquerda) Representavam a pequena burguesia. Defensores de uma Revolução mais popular.

Acima a vitória dos franceses na batalha de Valmy, contra o exército prussiano, acabou

Acima a vitória dos franceses na batalha de Valmy, contra o exército prussiano, acabou fortalecendo a posição dos jacobinos que, junto com os sans-cullotes, lutaram heroicamente salvando a pátria da ameaça contrarevolucionária.

Fases A Convenção (1792 -1795) Com a República é estabelecida uma nova assembléia: a

Fases A Convenção (1792 -1795) Com a República é estabelecida uma nova assembléia: a Convenção, eleito por todos os cidadãos. Na luta pelo poder rivalizavam-se girondinos e jacobinos, clubes políticos formados pelos burgueses.

Monarquia foi substituída pela república e o rei Luís XVI e a rainha Maria

Monarquia foi substituída pela república e o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta foram guilhotinados 1793. Logo após foi instaurado o Período do Terror (junho de 1793 a julho de 1794), quando os jacobinos, liderados por Robespierre, implementaram medidas radicais e eliminaram fisicamente os inimigos da revolução. As realizações desse período foram: Divisão das terras entre os camponeses – Reforma Agrária; Abolição da escravidão nas colônias francesas; Supressão do direito da primogenitura; Queima de todos os documentos feudais capazes de reerguer o Antigo Regime; Criação do sistema métrico decimal; Congelamento do preço do trigo e demais gêneros alimentícios; Promulgação da Segunda Constituição, em 1793, instituindo a República como forma de governo.

A JUSTIÇA JACOBINA Audaciosos e decididos, os jacobinos tomaram posições cada vez mais radicalizadas

A JUSTIÇA JACOBINA Audaciosos e decididos, os jacobinos tomaram posições cada vez mais radicalizadas em favor da maioria da população. Para os acusados de contra-revolucionários só restava uma saída: o terror da execução na guilhotina.

REAÇÃO TERMIDORIANA

REAÇÃO TERMIDORIANA

Aproveitando a divisão interna do grupo dos jacobinos, os girondinos e o pântano promoveram

Aproveitando a divisão interna do grupo dos jacobinos, os girondinos e o pântano promoveram um golpe sobre a Convenção Nacional. Os líderes jacobinos (Robespierre e Saint- Just) foram presos e executados. Era o Golpe do 9 Termidor (1795).

 O Diretório (1795 -1799): A Planície assumiu o poder na França, fechou os

O Diretório (1795 -1799): A Planície assumiu o poder na França, fechou os clubes jacobinos, acabou com o congelamento dos preços e restaurou a escravidão nas colônias. Manteve a República, mas criou o Diretório para exercer o Poder Executivo. Nesse período, os exércitos franceses triunfaram na guerra contra outros países europeus, onde um dos generais, Napoleão Bonaparte, se distinguiu nas campanhas militares da Itália e do Egito. Apoiado pela alta burguesia, deu o golpe de Estado, substituindo o Diretório pelo Consulado, fato que ficou conhecido como 18 Brumário.

Dicas de filmes - Dicas de filmes da Vivi: Sobre Revolução Francesa, há dois

Dicas de filmes - Dicas de filmes da Vivi: Sobre Revolução Francesa, há dois filmes importantes: “Casanova e a revolução” e “Danton, o processo da revolução”. O primeiro filme se passa no início da revolução, quando Luis XVI ainda governa mas se sente pressionado pela recém criada Constituição. Apoiado por nobres que conspiram contra a revolução, o rei tenta fugir para fora do país, mas é reconhecido na cidade de Varrennes e levado de volta à Paris, em 1792. O segundo filme ambienta-se na fase da Convenção Nacional (1792 -1795) no período do Terror. O austero Robespierre, líder da Junta de Salvação Pública, confrontase com o líder popular Danton. Profundo debate a respeito de um processo revolucionário popular e radical. Muitas cabeças rolam (literalmente) nesse filme.

O PERÍODO NAPOLEÔNICO

O PERÍODO NAPOLEÔNICO

O Consulado (1799 -1804) Apoiado pelo Exército e alta burguesia, Napoleão governou a França

O Consulado (1799 -1804) Apoiado pelo Exército e alta burguesia, Napoleão governou a França na condição de Primeiro Cônsul. Dentre suas realizações, destacaram-se: a reforma dos impostos, a restauração das finanças, a fundação do Banco de França, a reorganização do ensino, o restabelecimento das boas relações com a Igreja Católica e o Código Civil.

Coroação de Napoleão

Coroação de Napoleão

A conquista do absoluto controle ideológico da sociedade Com a Igreja Católica: assinatura da

A conquista do absoluto controle ideológico da sociedade Com a Igreja Católica: assinatura da Concordata com o Papa devolvendo parte das terras confiscadas para que pudesse subordinar o clero ao Estado (Regime do Padroado). Com a classe média: estimulou o ensino profissionalizante através dos Liceus de ofício. Aproveitando-se do enorme prestígio proclamou-se Imperador em 1804.

O Império (1804 -1814) Acabou com as liberdades políticas e estabeleceu censura à imprensa;

O Império (1804 -1814) Acabou com as liberdades políticas e estabeleceu censura à imprensa; No plano externo, ele marchou sobre as principais Monarquias Absolutistas da Europa. Convencido de que a única forma de derrotar a Inglaterra era o estrangulamento de sua economia, decretou o Bloqueio Continental em 1806.

Causas do fracasso do Bloqueio Continental: - Autonomia inglesa com o comércio nas Américas.

Causas do fracasso do Bloqueio Continental: - Autonomia inglesa com o comércio nas Américas. - Dificuldades da burguesia francesa para abastecer os mercados da Europa (estágio insipiente do capitalismo na França). - Boicote do bloqueio promovido pela Rússia que levaria a França à calamitosa derrota para o "General Inverno".

O Declínio do Império Desgastado com as sucessivas batalhas e sem o apoio fechado

O Declínio do Império Desgastado com as sucessivas batalhas e sem o apoio fechado da burguesia, Napoleão capitulava na Batalha de Leipzig em 1813. Aprisionado foi desterrado e levado para a Ilha de Elba. O Governo dos 100 Dias Com a restauração da monarquia de Luis XVIII e a possibilidade do retorno do Antigo Regime, Napoleão, num gesto de grande ousadia, conseguiu fugir de Elba retornando à França.

O Congresso de Viena (1814) A derrota de Napoleão assanhou as potências vencedoras, juntamente

O Congresso de Viena (1814) A derrota de Napoleão assanhou as potências vencedoras, juntamente com a França, para que pudessem articular uma reação conservadora com a finalidade de garantir as suas políticas. Foram princípios desse encontro: 1. Garantir a restauração do Antigo Regime; 2. Reconhecer a legitimidade das antigas monarquias que foram depostas por Napoleão; 3. Desenvolver um equilíbrio de forças que evitasse a guerra

IMPORTANTE Para garantir a hegemonia das idéias conservadoras foi organizada uma aliança político-militar denominada

IMPORTANTE Para garantir a hegemonia das idéias conservadoras foi organizada uma aliança político-militar denominada de Santa Aliança (1815). O seu princípio norteador era o da intervenção nas regiões ameaçadas por movimentos liberais.

IMPORTANTE A Inglaterra contrariada em seu interesse de apoiar a independência da América Espanhola,

IMPORTANTE A Inglaterra contrariada em seu interesse de apoiar a independência da América Espanhola, retirou-se da Santa Aliança que enfraquecida, sofreria vários golpes (revoluções burguesas) até se desmobilizar.