IBFT Escatologia Bblica 4 Escatologia Bblica IV 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Escatologia Bíblica IV 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Arrebatamento da Igreja 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” João 14. 3. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 O dia em que o Senhor Jesus virá Arrebatar sua Igreja será o clímax da esperança dos fiéis. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da Glória” – Colossenses 1. 27. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Quando a Bíblia Sagrada fala da Vinda do Senhor Jesus devemos entender que se tratam de duas ETAPAS, distintas. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 A primeira, invisível, para o mundo, diz respeito à Igreja, fiel, que o espera, no Arrebatamento. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 A segunda, visível, para o mundo, diz respeito à manifestação física, e pessoal, do Senhor Jesus, acompanhado dos seus santos e anjos, especialmente para Israel e demais nações. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém”. Apocalipse 1. 7. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido ao meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande. . . ”. Zacarias 14. 4. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Estaremos estudando, hoje, a Primeira Etapa de sua Vinda, ou seja, trataremos do ARREBATAMENTO DA IGREJA, FIEL, DA NOIVA DE CRISTO. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Existem duas palavras gregas, no Novo Testamento, que tratam do aparecimento do Senhor Jesus: “PAROUSIA” (chegada rápida) que é abrangente e tanto pode se referir ao Arrebatamento quanto à vinda para Israel. Já “EPIPHANÉIA” (resplandecer) é termo específico à manifestação pessoal ao mundo. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Há uma diferença entre as duas Etapas: Enquanto no ARREBATAMENTO, Cristo virá até ou sobre as nuvens (1 Tessalonicenses 4. 17) de modo invisível para o mundo, na sua VINDA EM GLÓRIA, Cristo se manifestará, visível e com os seus santos (Colossenses 3. 4).
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 No primeiro evento, ARREBATAMENTO, Cristo, pelo poder de sua Palavra de ordem, com voz de Arcanjo, ARREBATARÁ, num abrir e fechar de olhos, a IGREJA remida pelo seu Sangue (1 Coríntios 15. 52). Este acontecimento se dará antes que venha o Anticristo e o seu domínio, sobre a terra, por sete anos. 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 O segundo evento: a VOLTA DE JESUS, em GLÓRIA (todo olho verá e todo joelho se dobrará) acontecerá no final dos sete anos da Grande Tribulação, quando Ele (Senhor Jesus) irá destruir o domínio do Anticristo e instalar o seu reino de mil (milênio) anos, Apocalipse 19. 15 e Apocalipse 20.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Participantes do ARREBATAMENTO DA IGREJA 2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 1. O próprio Senhor JESUS. Em 1 Tessalonicenses 4. 17 “Porque o mesmo Senhor. . . descerá do céu”: aí o Apóstolo Paulo enfatiza o Senhorio de Cristo que fora conquistado no Calvário – “o mesmo Senhor, da a sua Palavra de Ordem”.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 2. O arcanjo e a trombeta de Deus – “ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus”. O ensino de Paulo se coaduna com a Profecia de Daniel 12. 1 “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia. . . ”.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 3. Os mortos em Cristo – os mortos ressuscitarão, primeiro, “Num momento, num abrir e fechar de olhos. . . A trombeta soará, os mortos (em Cristo) ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” – 1 Coríntios 15. 52.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 3 -A. Os mortos em Cristo – em sua Carta aos 1 Tessalonicenses 4. 16, o Apóstolo Paulo é mais preciso: “. . . os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. 1 Tessalonicenses 4. 16.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição” – Apocalipse 20. 5.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Em Apocalipse 20. 4 a Bíblia trata daqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus, bem como por causa da Palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão, ou seja, os mártires da Grande Tribulação.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 A Primeira Ressurreição abrange três grupos distintos: 1. As Primícias (Cristo)(1 Coríntios 15. 20 e Levítico 23. 10 -12). 2. A Colheita “geral” (santos no Arrebatamento (1 Tessalonicenses 4. 6 e Deuteronômio 16. 9, 10). 3. Os “rabiscos” da Colheita (gentios salvos martirizados durante a Grande Tribulação que ressuscitarão logo antes do Milênio (Levítico 23, 22 e Apocalipse 7. 9 -14).
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 3 -B. Enquanto os mortos em Cristo ressuscitarão em corpos transformados, no Arrebatamento, os mortos, ímpios, permanecerão em suas sepulturas até o dia do Juízo Final, conforme Apocalipse 20. 12.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “Vi um grande trono branco e aquele que nela se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu. . . Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono” – Apocalipse 20. 11, 12.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” – Daniel 12. 2.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos” – Apocalipse 20. 6.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 4. Participarão do ARREBATAMENTO, também, os Vivos Preparados, Santos, zelosos. O mesmo poder que operara nos corpos dos mortos (em Cristo) atuará nos corpos dos irmãos que estiverem vivos, naquele dia.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 4 -A. É por isso que o Apóstolo Paulo declarou: “. . . depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (1 Tessalonicenses 4. 17) e, ainda, declarou “nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” (1 Coríntios 15. 51).
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Todo esse processo, no Arrebatamento, de Transformação de corpos, decorre do que nos ensina Paulo em 1 Coríntios 15. 50, ou seja, carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir da incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a Palavra: Tragada foi a morte pela vitória” 1 Coríntios 15. 53, 54.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Em Isaías 25. 8 o profeta mostra-nos que, naquele dia: “Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará da terra o oprobrio do seu povo”.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Elementos Especiais do Arrebatamento da Igreja
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Invisibilidade – 1 Tessalonicenses 4. 17 – Será invisível para o mundo material porque os arrebatados serão somente os que forem transformados. Nenhum instrumento cronológico conseguirá marcar a rapidez daquele tempo.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Invisibilidade – 1 Tessalonicenses 4. 17 – Será invisível para o mundo material porque o mundo não tomará conhecimento do fato como testemunha ocular. Somente depois, quando notarem a ausência dos “salvos”. Jesus, após ressuscitar, aqui esteve durante 40 dias sem qualquer participação do mundo – Atos 1. 3 e João 12. 28, 29.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 “A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus” Atos 1. 3.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Imaterialidade – 1 Coríntios 15. 42, 53 – A transformação que ocorrerá, no Arrebatamento, será gloriosa e extraordinária, pois o que é material tornar-se-á imaterial e o que é corruptível tornar-se-á incorruptível. Teremos um corpo glorioso.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Velocidade – 1 Coríntios 15. 52 – Paulo usou a expressão grega “átomos” cuja palavra, aí, tem como sentido literal ser indivisível – algo impossível de ser cortado ou dividido, ou seja, tão rápido quanto “abrir e fechar os olhos” será o momento do Arrebatamento da Igreja.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 O Apóstolo Paulo, em Romanos 8. 23, trata da Ressurreição dos mortos (em Cristo) e da Transformação dos vivos, no Arrebatamento da Igreja, como a “redenção do nosso corpo”.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Quanto à Ressurreição dos Justos, no Arrebatamento da Igreja, temos a continuação da primeira ressurreição iniciada por Jesus – “as primícias” – 1 Coríntios 15. 23 e a conclusão em Apocalipse 20. 4.
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 O que aguarda a Noiva, no céu, a seguir ao Arrebatamento? . . . O Tribunal de Cristo e As Bodas do Cordeiro
IBFT – Escatologia Bíblica - 4 Para nosso consolo e esperança: “Eis que venho sem demora. Bemaventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” – Apocalipse 22. 7.
- Slides: 42