I SEMINRIO DE GESTO DE AQUISIO DE DEFESA

  • Slides: 8
Download presentation
I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA Painel 4 - Desafios para a

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA Painel 4 - Desafios para a Sustentabilidade da Base Científica, Tecnológica e Industrial de Defesa (BCTID/BID)

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA OBJETIVOS DO PAINEL: Ø Debater o

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA OBJETIVOS DO PAINEL: Ø Debater o papel central e preponderante do Estado brasileiro na condução da BID e possíveis caminhos para o crescimento, sustentabilidade e proteção da mesma no curto (2022) e médio (2026) prazos; e Ø Debater os efeitos da carência de financiamentos na BID e possíveis caminhos para a retomada do desenvolvimento.

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA PONTOS A CONSIDERAR: Ø Ter uma

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA PONTOS A CONSIDERAR: Ø Ter uma BID bem estruturada e forte é extremamente importante para a autonomia tecnológica, a economia e a defesa do País. Ø O problema de estruturar, fortalecer e dar sustentabilidade à BID, que preocupa os responsáveis pela Defesa do País, É relevante. . . Não é simples. . . Não é novo! Ø Não estamos sozinhos. Esse problema também preocupa Ministérios e Departamentos de Defesa de países como EUA, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Rússia, Japão, China, Coreias, Israel e Arábia Saudita.

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA Ø O fortalecimento e a sustentabilidade

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA Ø O fortalecimento e a sustentabilidade da BID são objetivos declarados do Ministério da Defesa, da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa, do Livro Branco da Defesa Nacional e da Política Nacional da Indústria de Defesa. Ø As instituições e empresas que compõem a BID creem que, para atingir esses objetivos, medidas precisam ser tomadas. Documento publicado pela ABIMDE desde 2011, e recentemente atualizado, lista as medidas que devem ser tomadas em conjunto pelo governo, legislativo, indústria e sociedade em geral. Ø Essas medidas são chamadas, na BID, de “Medidas Viabilizadoras”, mas, poderiam ser as “Medidas para o Fortalecimento e Sustentabilidade”.

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA Ø Este documento, em forma de

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA Ø Este documento, em forma de livreto, reflete o pensamento dos componentes da BID e resulta do trabalho conjunto: - da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE); - do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE); - do Departamento da Indústria de Defesa e Segurança da FIESP (COMDEFESA); e - do Fórum Setorial de Defesa da FIRJAN (FSD).

BID CIÊ N C T IA, E C N OL O E G N

BID CIÊ N C T IA, E C N OL O E G N IA E G EN ÁREA H A RA RIA NCEI REC HU URSO MA S NO S FINA EIA D A C TIVA U D PRO IB EA RIA ÁR TÁ U TR DO A C ER ERNO M T EX MERCADO INTERNO E A IC ÃO ST Ç GÍ IZA LO BIL O M GESTÃO GOVERNAMENTAL S A RD TO A GU MEN A LV CEA A S ER C

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA DEBATEDORES CONVIDADOS: Ø Secretário Especial de

I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA DEBATEDORES CONVIDADOS: Ø Secretário Especial de Assuntos Estratégicos – Sr. Hussein Kalout; Ø Superintendente da Área de Indústria e Serviços do BNDES – Sr. Júlio Cesar Maciel Raimundo; Ø Presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) – Sr. Guilherme Estrada Rodrigues; e Ø Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) – Sr. Marcos Cintra