I SEMINRIO ADMINISTRAO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS

  • Slides: 22
Download presentation
I SEMINÁRIO – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS TEMA: CODIFICAÇÃO Profº: Ms Márcio

I SEMINÁRIO – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS TEMA: CODIFICAÇÃO Profº: Ms Márcio Antônio Veloso Acadêmicos: Andréia Edilene Eulália Fabíola Luana Norie

CODIFICAÇÃO É. . . É a representação de todas as informações necessárias , suficientes

CODIFICAÇÃO É. . . É a representação de todas as informações necessárias , suficientes e desejadas por meio de números e/ou letras, com base em toda a classificação obtida do material.

TIPOS DE CODIFICAÇÃO Alfabéticas; Numéricas; Alfa-numérica; E a mais contemporânea o famoso código de

TIPOS DE CODIFICAÇÃO Alfabéticas; Numéricas; Alfa-numérica; E a mais contemporânea o famoso código de barras.

CODIFICAÇÃO ALFABÉTICA Este processo representa os materiais por meio de letras, Exemplo de aplicação

CODIFICAÇÃO ALFABÉTICA Este processo representa os materiais por meio de letras, Exemplo de aplicação do sistema alfabético: P – Pregos P/AA - Pregos 14 x 18 - 1 1/2 x 14 P/AB - Pregos 16 x 20 - 2 1/4 x 12 P/AC - Pregos 30 x 38 - 3 1/4 x 8

CODIFICAÇÃO NUMÉRICA OU SISTEMA NUMÉRICO OU DECIMAL A atribuição consiste na adoção de algarismos

CODIFICAÇÃO NUMÉRICA OU SISTEMA NUMÉRICO OU DECIMAL A atribuição consiste na adoção de algarismos arábicos. sendo o método mais utilizado, pela facilidade de ordenação seqüencial de diversos itens e na adoção da informatização. Os códigos seguem então a uma regra, sendo:

CODIFICAÇÃO ALFANUMÉRICA Este processo agrupa números e letras.

CODIFICAÇÃO ALFANUMÉRICA Este processo agrupa números e letras.

EAN q A EAN Brasil– Associação Brasileira de Automação Comercial, recebeu a incumbência de

EAN q A EAN Brasil– Associação Brasileira de Automação Comercial, recebeu a incumbência de administrar no âmbito do território brasileiro o Código Nacional de Produtos, Sistema EAN/UCC. Conforme Decreto Lei nº 90595 de 29. 11. 1984 e da Portaria nº 143 de 12. 1984 do Ministério da Indústria e Comércio.

EAN 13

EAN 13

EAN 8

EAN 8

EAN 128 Permite a visualização de diversas informações O código EAN 13 ▪ Número

EAN 128 Permite a visualização de diversas informações O código EAN 13 ▪ Número do lote ▪ Número de série ▪ Data de validade ▪ Preço ▪ Etc. ▪

CÓDIGO DE BARRAS É a representação de um pequeno conjunto de números e/ou letras,

CÓDIGO DE BARRAS É a representação de um pequeno conjunto de números e/ou letras, impressos de uma forma que o leitor óptico possa interpretar.

CÓDIGO DE BARRAS Pôr uma mera convenção, identificaremos o digito zero como uma seqüência

CÓDIGO DE BARRAS Pôr uma mera convenção, identificaremos o digito zero como uma seqüência de cinco barras: barra estreita, barra larga, barra larga e barra estreita, espaçadas por espaços em branco.

Barra Espaço Dígito Verificad or Separadores Caracteres

Barra Espaço Dígito Verificad or Separadores Caracteres

RFID RFID ("Radio Frequency Identification" ou "Identificação por freqüência de rádio" é uma tecnologia

RFID RFID ("Radio Frequency Identification" ou "Identificação por freqüência de rádio" é uma tecnologia criada para a identificação remota de objetos. Etiquetas com tecnologia RIFD Ex; Leitor de RFID Ex; Tecnologia RFID implantada por chip na orelha do animal

CODIFICADOR E DECODIFICADOR São equipamentos digitais podem processar somente os bits 1 e 0,

CODIFICADOR E DECODIFICADOR São equipamentos digitais podem processar somente os bits 1 e 0, sendo assim conversores de códigos que possuem necessidade de interpretação ou que converter a linguagem do usuário para a linguagem da máquina (codificadores); e, vice-versa: converter a linguagem da máquina para a linguagem do usuário decodificadores).

EXEMPLOS DE INSTRUMENTOS DECODIFICADORES / CODIFICADORES

EXEMPLOS DE INSTRUMENTOS DECODIFICADORES / CODIFICADORES

VANTAGENS PARA A INDÚSTRIA Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado; Estabelecimento

VANTAGENS PARA A INDÚSTRIA Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado; Estabelecimento de uma linguagem comum com os clientes; Organização interna, mediante a codificação de embalagens de despacho e da matéria prima; Controle de inventários e do estoque, expedição de mercadorias; Padronização nas exportações; Aproximação do consumidor ao produto (merchandising);

VANTAGENS PARA O COMÉRCIO Otimiza o controle de estoque. Aumenta a eficiência no ponto

VANTAGENS PARA O COMÉRCIO Otimiza o controle de estoque. Aumenta a eficiência no ponto de venda: elimina erros de digitação, diminui o tempo das filas. Melhora o controle do estoque central. Obtém informações confiáveis para uma melhor negociação. Vende mais com maior lucro. Melhora o serviço ao cliente. Estabelece linguagem comum com fornecedor.

Vantagens para o consumidor Cupom fiscal detalhado; Passagem rápida no check-out (caixa); Eliminação de

Vantagens para o consumidor Cupom fiscal detalhado; Passagem rápida no check-out (caixa); Eliminação de erros de digitação em sua compra; Preço correto nas gôndolas; Linhas de produtos a venda de composição mais adequada ao perfil da clientela (pesquisa de marketing muito mais rápida e consistente).

ANALISANDO E DESCOBRINDO DÍGITO VERIFICADOR. . .

ANALISANDO E DESCOBRINDO DÍGITO VERIFICADOR. . .

EXEMPLOS DE ITENS CODIFICADOS

EXEMPLOS DE ITENS CODIFICADOS

CONCLUSÃO A codificação de material veio para facilitar e simplificar as operações dentro das

CONCLUSÃO A codificação de material veio para facilitar e simplificar as operações dentro das empresas uma vez que com um único código podem ser identificadas as características do material, bem como todos os registros deste realizados na empresa. O código tornou-se tão mais necessário quanto maior for o universo da empresa e dos materiais.