HISTRIA NATURAL DA DOENA Perodo de PrPatognese PERODO

  • Slides: 8
Download presentation
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Período de Pré-Patogênese

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Período de Pré-Patogênese

PERÍODO PRÉ-PATOGÊNESE É o primeiro período da HND. É a evolução das inter-relações dinâmicas,

PERÍODO PRÉ-PATOGÊNESE É o primeiro período da HND. É a evolução das inter-relações dinâmicas, que envolvem, de um lado, os condicionantes sociais e ambientais e, do outro, os fatores próprios do suscetível, até que se chegue a uma configuração favorável à instalação da doença. Envolve as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições socioeconômicoculturais que permitem a existência desses fatores.

 As pré condições que condicionam a produção da doença formam a estrutura ou

As pré condições que condicionam a produção da doença formam a estrutura ou tríade epidemiológica. Estrutura epidemiológica: Conjunto formado pelos fatores vinculados ao suscetível e ao ambiente, incluindo aí o agente etiológico, conjunto este dotado de uma organização interna que define as suas interações e também é responsável pela produção da doença.

 A HND é, normalmente, descrita sob uma tríade de fatores: o hospedeiro, o

A HND é, normalmente, descrita sob uma tríade de fatores: o hospedeiro, o agente e o ambiente. Para muitas doenças é útil adicionar um quarto fator, o vetor.

 Hospedeiro: A resistência do hospedeiro é influenciada pelo genótipo da pessoa, estado nutricional,

Hospedeiro: A resistência do hospedeiro é influenciada pelo genótipo da pessoa, estado nutricional, sistema imunológico e comportamento social. Agentes: Biológicos – os microorganismos infecciosos (bactérias, vírus, fungos, etc), alérgenos, e até mesmo vacinas, antibióticos e alimentos. Químicos – substâncias tóxicas (ex. chumbo) e poeiras Físicos – radiação, calor, frio e barulho.

 Ambiente: Influencia a probabilidade e as circunstâncias do contato entre o hospedeiro e

Ambiente: Influencia a probabilidade e as circunstâncias do contato entre o hospedeiro e o agente. Também inclui os fatores sociais, políticos e econômicos: casas e escolas lotadas tornam a exposição a doenças infecciosas mais provável de acontecer, e a estrutura política e a situação econômica determinam, parcialmente, o estado nutricional dos membros da sociedade.

 Vetor: Incluem insetos, artrópodes e animais. Pode ser aplicado mais amplamente para incluir

Vetor: Incluem insetos, artrópodes e animais. Pode ser aplicado mais amplamente para incluir grupos de seres humanos (por ex. vendedores de heroína e cocaína) e até mesmo, objetos (agulhas contaminadas). Para ser um transmissor eficaz da doença, o vetor deve ter uma relação específica com o agente, o ambiente e o hospedeiro.

EXEMPLIFICANDO Malária Plasmodium Anopheles Homem susceptível Ambiente quente

EXEMPLIFICANDO Malária Plasmodium Anopheles Homem susceptível Ambiente quente