HEMORRAGIAS Conceito A hemorragia definida como uma perda

  • Slides: 7
Download presentation
HEMORRAGIAS Conceito A hemorragia é definida como uma perda aguda de sangue circulante. Normalmente

HEMORRAGIAS Conceito A hemorragia é definida como uma perda aguda de sangue circulante. Normalmente o volume de sangue corresponde a 7% do peso corporal no adulto. Por exemplo, um homem de 70 Kg tem aproximadamente 5 litros de sangue. Na criança o volume é 8 a 9% do peso corporal. Classificação 1. Quanto ao local. Hemorragia interna. Hemorragia externa 2. Quanto ao meio. Hemorragia arterial. Hemorragia venosa HEMORRAGIA INTERNA Na hemorragia interna o sangue perdido não é visível e pode ser devido a lesões traumáticas de vísceras internas ou grandes vasos.

Suspeitar quando existe: ·Acidente por desaceleração; ·Ferimento por projétil de arma de fogo, faca

Suspeitar quando existe: ·Acidente por desaceleração; ·Ferimento por projétil de arma de fogo, faca ou estilete, principalmente no tórax e abdome. Diagnóstico: ·Pulso rápido e fraco; ·Palidez da pele e mucosas; ·Sudorese profunda; ·Pele fria. Seqüência no atendimento: ·Deitar a vítima; ·Se não houver contra-indicação, elevar os membros inferiores; ·Verificar V. R. C. N. (vias aéreas, respiração, circulação, sistema nervoso); ·Transportar a vítima ao hospital.

HEMORRAGIA EXTERNA A HEMORRAGIA EXTERNA visível ao exame primário do paciente, deve ser prontamente

HEMORRAGIA EXTERNA A HEMORRAGIA EXTERNA visível ao exame primário do paciente, deve ser prontamente controlada pela pressão direta sobre o local do sangramento. Reconhecimento quanto ao meio: . Hemorragia Arterial Sangue vivo, rotulante e pequenos jatos. . Hemorragia Venosa Sangue escuro e com escorrimento.

Seqüência no Atendimento: ·Deitar a vítima; ·Cobrir o ferimento com gaze ou pano limpo;

Seqüência no Atendimento: ·Deitar a vítima; ·Cobrir o ferimento com gaze ou pano limpo; ·Pressionar o local com firmeza; ·Se o ferimento for nos membros, elevar o membro ferido, caso seja possível; ·Caso não haja controle, pressionar diretamente as artérias que nutrem o membro afetado (axilar no MS ou femural no MI); ·Em casos de amputação traumática não cessando o quadro hemorrágico após as manobras precedentes, aplicar garroteamento nos pontos de bloqueio próximos ao ponto de amputação; ·Manter monitoramento dos sinais vitais; ·Transportar a vítima para o hospital.

HEMORRAGIA EXTERNA (ARTERIAL E VENOSA)

HEMORRAGIA EXTERNA (ARTERIAL E VENOSA)

PRINCIPAIS ARTÉRIAS E VEIAS ARTÉRIAS

PRINCIPAIS ARTÉRIAS E VEIAS ARTÉRIAS

VEIAS

VEIAS