Guerra Fria Prof merson A Vecchietti Tratados que

  • Slides: 12
Download presentation
Guerra Fria Prof. Émerson A. Vecchietti

Guerra Fria Prof. Émerson A. Vecchietti

Tratados que definiram o pós-guerra. Conferência de Yalta – Criméia, URSS, fevereiro de 1945.

Tratados que definiram o pós-guerra. Conferência de Yalta – Criméia, URSS, fevereiro de 1945. Reuniu-se Stalin, Roosevelt e Churchill. Definiu-se as fronteiras da URSS no Leste Europeu incorporando a ela os Estados Bálticos (Estônia, Lituânia e Letônia) e criou, assim, uma faixa de segurança soviética na Europa (Cortina de Ferro). Conferência de São Francisco – Califórnia, EUA, abril de 1945 Definiu-se pela extinção da Liga das Nações e pela criação da ONU – voltado à manutenção da paz mundial. Conferência de Potsdam – Berlim, Alemanha, setembro de 1945. Decidiu-se que a Alemanha seria dividida em quatro zonas de ocupação aliada, assim como a capital Berlim.

Guerra Fria foi o período histórico marcado pela rivalidade entre capitalismo e socialismo (real).

Guerra Fria foi o período histórico marcado pela rivalidade entre capitalismo e socialismo (real). Os Estados unidos era e ainda são um país capitalista. Neste sistema prioriza-se o lucro, a livre-iniciativa, o consumo, admitem-se as diferenças sociais; exalta-se a competição e, sobretudo , enfatiza-se a liberdade de imprensa e de expressão, eleições livres e periódicas, além da pluralidade cultural. A União Soviética se dizia socialista. Ela possuía economia estatizada homogeneidade social e planificada, e grande partido ênfase relacionadas à educação, à saúde e à cultura. único, nas certa questões

O ano de 1947 marcou a ruptura entre os antigos aliados. E para um

O ano de 1947 marcou a ruptura entre os antigos aliados. E para um impedir o avanço do outro foram criados: Econômico Militar EUA URSS Plano Marshall - 1947 CAEM ou COMECOM 1949 (conselho de assistência mútua) OTAN - 1949 Pacto de Varsovia - 1955 Os soviéticos, à medida que iam expulsando os nazistas da Europa Oriental, com ou sem apoio popular, procuravam impor governos comunistas ou com a supremacia dos comunistas. Winston Churchill criou a expressão “cortina de ferro” para designar os países da órbita de influência soviética.

O ano de 1949 esteve repleto de transformações significativas. A Alemanha foi dividida: República

O ano de 1949 esteve repleto de transformações significativas. A Alemanha foi dividida: República Democrática da Alemanha (parte oriental), comunista, aliada a URSS, e República Federal da Alemanha, capitalista, aliada dos EUA. Em 1961, a fim de impedir a fuga de alemães orientais para a Alemanha capitalista, foi construído o Muro de Berlim. A Alemanha estava dividida em quatro áreas, ocupadas por França, Inglaterra, EUA e URSS. A capital, Berlim, embora encravada no setor controlado pelos soviéticos, encontrava-se na mesma situação, dividida entre os quatro aliados.

No ano de 1949, depois de uma longa guerra civil na China, os comunistas,

No ano de 1949, depois de uma longa guerra civil na China, os comunistas, liderados por Mao Tsé-tung conquistaram o poder. Chiang Kai-shek, líder dos nacionalistas, fugiu para Formosa (Taiwan), onde, com o apoio dos EUA, fundou a China Nacionalista. No início de 1950, o senador Joseph Mc. Carthy, iniciou uma campanha anticomunista chamada de macarthismo, uma verdadeira caça às bruxas foi desencadeado, não poupando nem as celebridades; carreiras políticas foram destruídas, pessoas dignas foram difamadas, a censura foi aplaudida.

A Guerra Fria teve como principais características: a corrida armamentista e ao espaço. A

A Guerra Fria teve como principais características: a corrida armamentista e ao espaço. A corrida armamentista (demonstrar força) prosseguiu, tendo, então, seus reflexos na corrida espacial. Quem começou a explorar a tecnologia de foguetes foram os alemães durante a segunda guerra mundial, que produziram as temíveis bombas V 2. Mas a guerra estava no fim e, com a derrota dos alemães, muitos cientistas foram trabalhar nos Estados Unidos (Werner Von Braun, por exemplo) e na URSS. Corrida espacial (espionagem), em 4 de outubro de 1957, os soviéticos colocaram o primeiro satélite artificial no espaço: Sputnik I. No ano seguinte, os estadunidenses responderam lançando o Explorer I. A corrida espacial tomou grandes proporções no contexto mundial; os soviéticos colocaram os primeiros seres vivos no espaço: a cadela Laika e o Cosmonauta Yuri Gagarin. Já os estadunidenses lançaram, no espaço, o primeiro satélite de comunicação. No dia 20 de julho de 1969, os astronautas da Apolo XI pousaram na lua.

Ao contrário dos EUA, a URSS passou por dificuldades enormes após a Segunda Grande

Ao contrário dos EUA, a URSS passou por dificuldades enormes após a Segunda Grande Guerra. Perdeu, aproximadamente, 20 milhões de homens, seus campos foram devastados e as cidades arruinadas. A produção industrial praticamente ficou estagnada (as indústrias foram destruídas ou não funcionavam por falta de matérias-primas) e as ferrovias mal funcionavam. A reconstrução foi árdua e sacrificante para a população. O governo foi obrigado a controlar ao máximo o consumo de alimentos e arrochar os salários do operariado. Para complicar a situação, os EUA ameaçava a soberania soviética no Leste Europeu, obrigando Stalin a aumentar a sua capacidade militar. Com a morte de Stalin em 1953, seu sucessor, Nikita Krushev, procurou amenizar os confrontos em relação aos estados Unidos, desenvolvendo a chamada coexistência pacífica.

A ascensão de Mikhail Gorbatchev (1985) ao poder provocou grandes alterações na URSS: a

A ascensão de Mikhail Gorbatchev (1985) ao poder provocou grandes alterações na URSS: a Perestroika (reestruturação econômica) e Glasnost (abertura e transparência). Gorbatchev buscou pôr fim à Guerra Fria, obtendo alguns êxitos na sua política externa. O desmembramento da URSS enterrou a Guerra Fria. A partir de 1989, os governos comunistas foram derrubados, e o comando soviético abolido. Uma série de transformações políticas e econômicas difundiu-se pela URSS e pela Europa oriental, levando a queda do Muro de Berlim (1989), a unificação das duas Alemanhas (1990) e ao desmembramento da União Soviética(1991) e o fim da Guerra Fria.