Grupo 5 Escalas numricas e grficas Cotagem Bruno
Grupo 5 - Escalas numéricas e gráficas - Cotagem Bruno Batista Cunha Bruno Gomes Daniel Ferreira Gabriel Silva Batista Paulo Henrique Pedro Affonso Uberlândia - 2011
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 8196 - Desenho técnico - Emprego de escalas NBR 10126 - Cotagem em desenho técnico NBR 10647 - Desenho técnico - Terminologia
Escalas numéricas e gráficas Escala: È a relação da dimensão linear de um elemento e ou um objeto apresentado no desenho original para a dimensão real do mesmo ou do próprio objeto. (NBR 8196)
Escalas Numéricas: È representada sob a forma de fração. O numerador indica à distância no mapa, e o denominador a distância real correspondente.
Escalas Gráficas: É representada sob a forma de um segmento de reta, normalmente subdividido em secções e ao longo do qual são registradas as distâncias reais correspondentes às dimensões do segmento. 1 cm da distância no mapa equivale a 100 000 cm representa a distância real.
As escalas usadas em desenho técnico Redução Natural Ampliação 1: 2 1: 1 2: 1 1: 5 5: 1 1: 10 10: 1 NOTA - As escalas desta tabela podem ser reduzidas ou ampliadas à razão de 10.
Vantagens e desvantagens da utilização das escalas gráficas e numéricas. -Escala gráfica Vantagens: Mantêm-se a proporcionalidade quando surgem reduções, ampliações Desvantagens: Menor precisão/rigorosa - Escala numérica Vantagens: Maior precisão/rigorosa Desvantagens: Imprópria para reduções, ampliações
Mapas de grande escala são mapas que se aproximam muito da realidade, ou seja, não foram muito reduzidos. Têm escalas compreendidas entre 1/10 000 e 1 / 100 000. Mapas de pequena escala são mapas em que a realidade foi muito reduzida, servindo para representar grandes superfícies ou a totalidade do planeta.
Como Calcular Distancia Reais Onde: M = denominador da escala d = distância no desenho D = distância no terreno
Cotagem É a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. (NBR 10126)
Na aplicação desta Norma é necessário consultar: NBR 8402 - Execução de caracteres para escrita em desenhos técnicos – Procedimento NBR 8403 - Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas - Larguras das linhas – Procedimento NBR 10067 - Princípios gerais de representação em desenho técnico - Vistas e cortes – Procedimento
Cota: Indicação da medida ou característica em letras técnicas, sem indicação de unidade. Linha de cota: Linha fina, sempre paralela à dimensão cotada e todas à mesma distância do elemento cotado. Linha auxiliar: finas, paralelas entre si, perpendicular (ou a 60º, se necessário) ao elemento cotado, não tocam o elemento cotado e estendem-se um pouco além da linha de cota.
Exemplo:
As linhas podem ser terminadas em setas abertas ou fechadas desenhadas formando ângulos de 15º(mais comum no desenho técnico) ou traços curtos a 45º. As cotas devem ser colocadas acima (mais usado) ou interrompendo a linha de cota. Apenas um estilo deve ser utilizado do início até o fim do projeto.
Cotas horizontais, verticais e inclinadas. Sempre escritas encima da linha. A cotagem de ângulos pode ser como mostra a figura, ou com a cota na horizontal.
Exemplo de aplicação de cotagem:
F = Funcional NF = Não Funcional
Regras para Cotagem : - A distância entre o elemento e a linha de cota é constante e no mínimo de 7 mm. Como também entre linhas de cotas paralelas. - Os eixos de simetria e as linhas do contorno não devem nunca ser usados como linhas de cota, embora podem ser usados como linhas de extensão. - Evita-se cotar arestas tracejadas. - Evite cotar em áreas hachuradas. Caso aconteça, deve-se parar a hachura no momento da cota.
Fim
- Slides: 19