GRAU DOS ADVRBIOS Os advrbios flexionam em dois

GRAU DOS ADVÉRBIOS Os advérbios flexionam em dois graus: o comparativo e o superlativo.

Grau Comparativo O grau comparativo dos advérbios é dividido em "de igualdade", "de superioridade" e "de inferioridade".

De Igualdade O comparativo de igualdade é formado com o uso da palavra "tão" antes do advérbio e "como" ou quanto "depois". Exemplos: Ele iniciou tão tarde quanto o pai. Cantava tão bem como a colega. O bolo é tão doce quanto o pudim. A mandioca é tão barata como a batata.

De Superioridade O comparativo de superioridade é formado com a anteposição de mais ao advérbio e acrescentando-se que ou do que. Exemplos: Ele iniciou mais tarde que (do que) o pai. Cantava melhor que (do que) a colega. O bolo é mais doce que (do que) o pudim. A mandioca é mais barata que (do que) a batata. Bem e Mal Os advérbios "bem" e "mal" também recebem o grau comparativo de superioridade irregular quando é expresso respectivamente pelas formas melhor e pior. Exemplos: Na prova, Carla saiu melhor que (do que) Cristina. De saúde, Talita está pior que (do que) eu.

De Inferioridade O grau comparativo de inferioridade é formado com o acréscimo antes do advérbio da palavra "menos" e "que" ou "do que" depois do advérbio. Ela corria menos tecnicamente que (do que) os demais atletas.

Grau Superlativo Ao flexionar em superlativo, os adjetivos podem ser sintético ou analítico.

Sintético O superlativo sintético ocorre com o acréscimo de um sufixo ao advérbio. Exemplos: Ceguei atrasadíssima. A torta estava boníssima. O bolo estava quentíssimo. Analítico O superlativo analítico ocorre com o auxílio de outro advérbio. Exemplos: Cheguei muito atrasada. A torta estava muito boa. O bolo estava muito quente.

Atenção: Ele mora pertinho da escola. Sua casa fica longe, longe. Isso está muuuuiiiiito mal feito. Ele chega já, já. Mais de um advérbio: Ela falou calma e atenciosamente comigo.
- Slides: 8