GRANDE MANCHA DE JUPITE A grande mancha A

  • Slides: 4
Download presentation
GRANDE MANCHA DE JUPITE

GRANDE MANCHA DE JUPITE

A grande mancha A Grande Mancha Vermelha é um enorme anticiclone da atmosfera de

A grande mancha A Grande Mancha Vermelha é um enorme anticiclone da atmosfera de Júpiter localizado na latitude 22°S. [1] De forma oval e coloração em tons de vermelho, é uma das características mais distintivas do planeta e corresponde a uma tempestade de grandes dimensões e com carácter mais ou menos permanente. É a maior tempestade existente no Sistema Solar. [2] Seu tamanho já foi grande o suficiente (de leste-oeste) para abranger mais de duas vezes o diâmetro da Terra. [3] Com o passar do tempo, no entanto, seu tamanho sofreu uma redução e em 2014 imagens captadas pelo Telescópio Espacial Hubble mostraram que em sua largura (pouco menos de 16. 100 quilômetros de diâmetro) só poderia caber uma vez o tamanho da Terra. [4]

CARACTERISTICAS Esta região anticiclónica (sistema de altas pressões) encontrase no hemisfério sul do planeta

CARACTERISTICAS Esta região anticiclónica (sistema de altas pressões) encontrase no hemisfério sul do planeta a 22º do equador e parece ser de carácter permanente. Experiências laboratoriais parecem relacionar a sua cor vermelha com a existência de moléculas orgânicas complexas ou com a presença de fósforo vermelho aspirado pelas correntes de gás em movimento na atmosfera. A tempestade em si é mais fria que as áreas circundantes e bastante complexa, em constante rotação, com ventos no seu interior que atingem os 600 km/h. Perto do centro, no entanto, o movimento é menor e o sentido das correntes estima-se aleatório. Uma vez que a mancha absorve alterações atmosféricas menores é possível encontrar cadeias de outras tempestades no seu interior. A sua rotação no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (impulsionada pelo calor interno de Júpiter) completase após aproximadamente seis dias terrestres.

DIMENÇÕES Vista em plano bidimensional a mancha estende -se por um comprimento de aproximadamente

DIMENÇÕES Vista em plano bidimensional a mancha estende -se por um comprimento de aproximadamente 25 000 km e tem uma “altura” de sensivelmente 12 000 km (1979). [5] O topo da tempestade (cristas das nuvens) distanciam-se em altura aproximadamente 8 km das nuvens circundantes. Já há bastante tempo vêm sendo observadas outras manchas de tempestades de menores dimensões mas de características similares, não só em Júpiter como também em Saturno e Neptuno. Júpiter apresenta ainda as chamadas ovais brancas (nuvens frias na atmosfera superior) e as ovais castanhas (nuvens mais quentes na camada “normal” de nuvens)