GOVERNO DO ESTADO DO PARAN SECRETARIA DE ESTADO

  • Slides: 17
Download presentation
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS - 2009

Justificativa A proposta pedagógica deste curso está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:

Justificativa A proposta pedagógica deste curso está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:

DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Princípios norteadores 1. Universalidade de acesso às

DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Princípios norteadores 1. Universalidade de acesso às tecnologias Educacionais - favorecer a inclusão digital nas escolas; - democratizar o uso pela comunidade escolar ; - contribuir com o aprimoramento da prática pedagógica.

DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Princípios norteadores 2. Incentivo e valorização da

DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Princípios norteadores 2. Incentivo e valorização da produção docente - oportunizar a troca de experiências entre os professores; - possibilitar a visibilidade das práticas escolares; - contribuir com a formação técnica necessária à produção de conteúdos digitais.

DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Princípios norteadores 3. Integração de mídias como

DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Princípios norteadores 3. Integração de mídias como suporte à prática pedagógica - oportunizar diversidade de linguagens na abordagem dos conteúdos, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem; - considerar os avanços tecnológicos na definição de estratégias metodológicas.

DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Princípios norteadores 4. Ampliação da abrangência das

DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Princípios norteadores 4. Ampliação da abrangência das ações de formação continuada, utilizando alternativas tecnológicas da modalidade Ea. D - possibilitar ações de formação continuada, de forma descentralizada; - oportunizar maior acesso aos conteúdos apresentados por profissionais de destaque no cenário educacional.

Público alvo O curso é de inclusão digital e contempla professores, direções e equipes

Público alvo O curso é de inclusão digital e contempla professores, direções e equipes pedagógicas.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Objetivos

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Objetivos Específicos - Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional; - Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux de forma que o mesmo possa contribuir para a solução de necessidades, desafios e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;

Pro. Info Integrado Desenvolver ações necessárias ao uso do computador e de programas que

Pro. Info Integrado Desenvolver ações necessárias ao uso do computador e de programas que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações na TV Multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet; -

Pro. Info Integrado - Analisar propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência

Pro. Info Integrado - Analisar propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos com o uso dos recursos tecnológicos; - Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo, pesquisa, socialização, produção, publicação de ideias e reflexões.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Modalidade Semi-presencial

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Metodologia Cinco encontros presenciais de 4 horas, no contraturno do professor, sendo que em cada encontro estão previstas atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e realizações de práticas. Cabe aos assessores das CRTEs, planejar e realizar os encontros de formação por meio de material impresso e on-line (vídeo-aula, tutoriais, CD, wiki. . . ), para as atividades presenciais e a distância, totalizando a carga horária.

Cronograma de encontros presenciais Curso: Educação Digital – Carga Horária - 40 Horas Duração:

Cronograma de encontros presenciais Curso: Educação Digital – Carga Horária - 40 Horas Duração: 20 Horas Clique para editar Assessor(a) Pedagógico(a): ______________ Data de Início: ___________________ o formato do texto Data de Término: __________________ em estrutura de Escola/Colégio: __________________ tópicos Município: ____________________ Turno: ______________________ Segundo Nível da ENCONTROS 1º 2º 3º 4º 5º DATAS Estrutura de __________ Tópicos _______ Terceiro Nível da _______ Estrutura de _______ Tópicos

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Avaliação Dois momentos a. SIPI: Avaliação do cursista e auto-avaliação; b. Planilha: avaliação do curso - 2008 (docente, materiais, conexão. . . ) - Atividades presenciais, à distância e reflexão a cada encontro. Após entregar a atividade à distância levantar dificuldades e avanços. - Será disponibilizado - ao final do curso - um instrumento de avaliação (SIPI) com questões online, que seguirá critérios específicos, tais como:

Pro. Info Integrado METAS: - 16 mil cursistas (04 turmas por Assessor(a)); - Abranger

Pro. Info Integrado METAS: - 16 mil cursistas (04 turmas por Assessor(a)); - Abranger o maior número possível de municípios; - Não repetir os municípios de 2008; - Não abrir turmas apenas no município sede, do NRE/CRTE; - A proposta, após redigida, deverá ser encaminhada à Assessora, da CAUTEC, que fará uma análise para posterior autorização.

Pro. Info Integrado REFLEXÕES A CADA ENCONTRO a) Conseguiu realizar as atividades? b) Quais

Pro. Info Integrado REFLEXÕES A CADA ENCONTRO a) Conseguiu realizar as atividades? b) Quais foram as dificuldades? c) Possui aplicação na sua ação docente? d) Qual sua avaliação com relação a ferramenta e os conceitos apresentados? e) Qual(is) aprimoramentos você percebeu que é possível de implementar na sua ação pedagógica, após utilização desta ferramenta?