Gnero Entrevista Gnero Entrevista Fundamentao terica para introduzir

  • Slides: 5
Download presentation
Gênero Entrevista

Gênero Entrevista

Gênero Entrevista Fundamentação teórica para introduzir o Gênero Entrevista, antes das atividades práticas. A

Gênero Entrevista Fundamentação teórica para introduzir o Gênero Entrevista, antes das atividades práticas. A entrevista é uma das formas mais comuns de se obter dados para notícias e reportagens. É uma matéria jornalística organizada sob a forma de perguntas e respostas. Há diferentes objetivos quando se vai entrevistar uma pessoa ou um grupo de pessoas. Conforme a intenção, ou seja, o que se pretende obter do entrevistado, tem-se os seguintes tipos de entrevistas:

1) Entrevista noticiosa: pretende extrair do entrevistado informações sobre fatos que vão se tornar

1) Entrevista noticiosa: pretende extrair do entrevistado informações sobre fatos que vão se tornar notícias; 2) Entrevista de opinião: a que levanta a opinião do entrevistado sobre o assunto pesquisado; 3) Entrevista “de ilustração”: levanta aspectos biográficos do entrevistado, registrando suas ideias, preferências, ambiente em que vive modos de falar, entre outros; 4) Entrevista coletiva: aquela em que o entrevistado responde a perguntas de diversos repórteres, de diferentes veículos de informações.

1) Manchete ou título – Essa é uma parte que deverá despertar interesse no

1) Manchete ou título – Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante; 2) Apresentação – É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado. 3) Perguntas e respostas – Basicamente é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos.

Algumas entrevistas não seguem o esquema apresentado acima, apresentando um roteiro mais conciso, somente

Algumas entrevistas não seguem o esquema apresentado acima, apresentando um roteiro mais conciso, somente de perguntas e respostas; outras, ainda, em invés de retratar as falas em seu modo literal, optam por transcrevê-las usando um discurso indireto.