Gnero Capas de Jornal Apoema p 40 1

  • Slides: 11
Download presentation
Gênero Capas de Jornal

Gênero Capas de Jornal

Apoema, p. 40

Apoema, p. 40

1 a. “Extra” e “Diário de Pernambuco”. 1 b. No “Extra”, são usados o

1 a. “Extra” e “Diário de Pernambuco”. 1 b. No “Extra”, são usados o preto e o vermelho. No “Diário de Pernambuco, o azul. 1 c. A fonte no “Extra” é mais larga, ocupa mais espaço. No “Diário de Pernambuco”, é mais estreita, menor; as letras estão mais juntas. 1 d. O “Extra” circula há 20 anos. O “Diário de Pernambuco”, há 192 anos.

O detalhe da ampulheta

O detalhe da ampulheta

Verdadeiro Falso Verdadeiro

Verdadeiro Falso Verdadeiro

Espera-se que os alunos observem que cada identidade visual e o modo de relatar

Espera-se que os alunos observem que cada identidade visual e o modo de relatar os fatos associam-se ao veículo de informação e ao leitor a que se destinam.

Função essencial da primeira página: atrair os leitores e demarcar os assuntos.

Função essencial da primeira página: atrair os leitores e demarcar os assuntos.

Chamada é o conjunto formado por título e resumo da notícia, podendo, às vezes,

Chamada é o conjunto formado por título e resumo da notícia, podendo, às vezes, ter também subtítulo e imagens. Manchete é o título da principal notícia da edição. Em geral, fica centralizada na parte superior da página, e a fonte das letras é maior que a dos demais títulos, destacada em negrito. Fotografias e charges, assim como cores e formatos das fontes utilizadas, são os elementos visuais da capa.

Em termos de composição, a capa de jornal se organiza segundo a relação entre

Em termos de composição, a capa de jornal se organiza segundo a relação entre elementos verbais e visuais. As chamadas são distribuídas em colunas verticais e horizontais. Na primeira faixa horizontal, lê-se o nome do jornal. Nas colunas verticais, estão distribuídas as chamadas para as notícias.

Em uma capa, nada está ali por acaso: a disposição das chamadas, a seleção

Em uma capa, nada está ali por acaso: a disposição das chamadas, a seleção da manchete, a escolha das fotos e outras ilustrações, bem como a diagramação e a disposição do nome e de dados de cabeçalho, constituem a identidade do jornal.

A temática da capa é variada, pois apresenta os resumos das principais notícias da

A temática da capa é variada, pois apresenta os resumos das principais notícias da edição. O estilo pode variar do mais discreto ao mais chamativo. O primeiro cria efeito de seriedade, ordem, equilíbrio, ligando-se aos grandes temas nacionais e internacionais. O segundo constrói efeitos de apelo, informalidade e descontração, ligando-se mais aos assuntos da vida privada.