Gesto em Sade Introduo Gesto Prof Arruda Bastos

  • Slides: 28
Download presentation
Gestão em Saúde – Introdução à Gestão Prof. Arruda Bastos arrudabastos@gmail. com (85) 99925.

Gestão em Saúde – Introdução à Gestão Prof. Arruda Bastos [email protected] com (85) 99925. 1122

Gestão em Saúde 1. Apresentação da Disciplina / Plano de Aula / Apresentação Discente

Gestão em Saúde 1. Apresentação da Disciplina / Plano de Aula / Apresentação Discente e Docente; 2. Introdução à Gestão; 3. Panomara Histórico da Gestão em Saúde; 4. Gestão da Imagem do Profissional da Saúde; 5. Gestão da Carreira do Profissional da Saúde;

Gestão em Saúde 6. Prova NP 1 7. Sistema Único de Saúde – SUS

Gestão em Saúde 6. Prova NP 1 7. Sistema Único de Saúde – SUS – Introdução, Regulação e Controle Social; 8. Sistema Único de Saúde – SUS – Financiamento; 9. Sistema Único de Saúde – SUS – Avanços e Desafios; 10. Medicina Suplementar e Órgãos Reguladores;

Gestão em Saúde 11. Seminário; 12. Prova NP 2 13. Responsabilidade Social e Ética

Gestão em Saúde 11. Seminário; 12. Prova NP 2 13. Responsabilidade Social e Ética em Saúde; 14. Gestão de Serviços, Sistemas e Secretarias de Saúde; 15. Política de Saúde no Ceará;

Gestão em Saúde 16. Gestão de Pessoas e o Profissional da Saúde (Celetista, Estatutário,

Gestão em Saúde 16. Gestão de Pessoas e o Profissional da Saúde (Celetista, Estatutário, Liberal e os Tributos); 17. Aspectos Jurídicos (Judicialização e Erros na Área da Saúde); 18. Mercado de Trabalho Para o Profissional da Saúde; 19. Prova NP 3; 20. Seminário Final.

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 1. Processo que visa atingir os objetivos e

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 1. Processo que visa atingir os objetivos e as metas, de forma eficiente e eficaz, através de organização, planejamento, liderança e controle.

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 2. É a ação e o efeito de

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 2. É a ação e o efeito de administrar um determinado negócio, é o ato de gerir, administrar, gerenciar uma empresa, instituição, entidade, carreira, saúde e tudo que existe.

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 3. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem

Introdução à Gestão Conceito de Gestão: 3. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar. A gestão envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para concretizar um projeto.

Introdução à Gestão Histórico da Gestão: ◦ Em 5000 a. c. : na Suméria,

Introdução à Gestão Histórico da Gestão: ◦ Em 5000 a. c. : na Suméria, registravam-se as primeiras colheitas de cereais. ◦ Em 4000 a. c. : no Egito, planificaram, organizaram e dirigiram milhares de trabalhadores na construção das pirâmides. ◦ Em 2300 a. c. : o código de Hamurabi regulava as relações de troca, o comportamento, as relações interpessoais, as remunerações, as punições, entre outros. ◦ Em 500 a. c. , os chineses introduziram o princípio da especialização, um organismo governamental com três departamentos – contabilidade, segurança e produção.

Introdução à Gestão Histórico da Gestão: ◦ No século XVIII deu-se a revolução industrial,

Introdução à Gestão Histórico da Gestão: ◦ No século XVIII deu-se a revolução industrial, na qual se realçou a riqueza das nações de Adam Smith – a divisão do trabalho (fábricas). ◦ O Império Romano não seria possível sem organização e gestão, assim como os descobrimentos, as guerras, etc. ◦ As organizações e a prática da gestão foram, são e serão sempre influenciados pelas forças políticas, econômicas, sociais e tecnologias vigentes.

Introdução à Gestão Principais Áreas da gestão: ◦ Gestão Administrativa ◦ Gestão Financeira ◦

Introdução à Gestão Principais Áreas da gestão: ◦ Gestão Administrativa ◦ Gestão Financeira ◦ Gestão de Produção ◦ Gestão de Materiais ◦ Gestão de Marketing

Introdução à Gestão Principais Áreas da gestão: ◦ Gestão de pessoas (RH) ◦ Gestão

Introdução à Gestão Principais Áreas da gestão: ◦ Gestão de pessoas (RH) ◦ Gestão Sistêmica ◦ Gestão de Sistemas de informação ◦ Gestão de Projetos ◦ Gestão da Qualidade ◦ Gestão Ambiental ◦ Gestão em Saúde

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: ◦ 1. Planejamento; ◦ 2. Organização; ◦

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: ◦ 1. Planejamento; ◦ 2. Organização; ◦ 3. Liderança; ◦ 4. Controle.

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: ◦ 1. Planejamento: envolve a definição dos

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: ◦ 1. Planejamento: envolve a definição dos objetivos e das metas, a decisão sobre as tarefas a realizar e a seleção dos recursos (humanos, financeiros, materiais, tecnológicos) necessários para atingir as metas e objetivos delineados.

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: ◦ 2. Organização: traduz a forma como

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: ◦ 2. Organização: traduz a forma como a empresa vai desenvolver a sua atividade para concretizar o que planeou; consiste na atribuição de tarefas, no agrupamento das tarefas em órgãos, na delegação de autoridade e responsabilidade e na distribuição de recursos pela empresa.

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: ◦ 3. Liderança: consiste em dirigir, influenciar

Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: ◦ 3. Liderança: consiste em dirigir, influenciar e motivar os membros da organização para que todos contribuam para que as metas e objetivos delineados sejam atingidos.

Introdução à Gestão Principais o funções da Gestão: 4. Controle: monitorização de atividades e

Introdução à Gestão Principais o funções da Gestão: 4. Controle: monitorização de atividades e das pessoas afeitas a essas atividades; verificação do atingimento de metas e objetivos (ou se estão em vias de ser atingidos); fazer as correções.

Introdução à Gestão Competências Gestor: ◦ Conceituais; ◦ Humanas; ◦ Técnicas. clássicas de um

Introdução à Gestão Competências Gestor: ◦ Conceituais; ◦ Humanas; ◦ Técnicas. clássicas de um

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: ◦ Conceituais: capacidade de ver e

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: ◦ Conceituais: capacidade de ver e agir na organização como um todo, as suas componentes e relações entre elas; requer a capacidade de pensar estrategicamente; são fundamentais na gestão superior.

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: ◦ Humanas: capacidade de trabalhar com

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: ◦ Humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas, quer individualmente quer como um membro integrado de uma equipe; fundamentais na gestão superior.

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: ◦ Técnicas: compreensão e proficiência de

Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: ◦ Técnicas: compreensão e proficiência de tarefas específicas (métodos, técnicas, outros conhecimentos); tem um peso menor na gestão superior.

Introdução à Gestão Novas competências de um Gestor: ◦ Liderança partilhada; ◦ Delegação de

Introdução à Gestão Novas competências de um Gestor: ◦ Liderança partilhada; ◦ Delegação de poderes; ◦ Estabelecimento de relações de colaboração; ◦ Construção de equipes; ◦ Aprendizagem.

Introdução à Gestão / Planejamento: Natureza ◦ Estratégica; ◦ Tática; ◦ Operacional.

Introdução à Gestão / Planejamento: Natureza ◦ Estratégica; ◦ Tática; ◦ Operacional.

Introdução à Gestão / Planejamento: Natureza ◦ Estratégica - Fixa a natureza da organização:

Introdução à Gestão / Planejamento: Natureza ◦ Estratégica - Fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos. É de responsabilidade da direção superior da empresa.

Introdução à Gestão / Planejamento: Natureza ◦ Tática - Serve para gerenciar recursos visando

Introdução à Gestão / Planejamento: Natureza ◦ Tática - Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações, etc). Responsabilidade dos executivos da diretoria e subordinados (nível médio).

Introdução à Gestão / Planejamento: Natureza ◦ Operacional – Objetiva otimizar as operações, elaboração

Introdução à Gestão / Planejamento: Natureza ◦ Operacional – Objetiva otimizar as operações, elaboração de procedimentos, visando a realização dos planos estratégicos e táticos. É de responsabilidade dos chefes de departamento (nível baixo).

Introdução à Gestão / Planejamento: Tempo ◦ Longo prazo ◦ Médio prazo ◦ Curto

Introdução à Gestão / Planejamento: Tempo ◦ Longo prazo ◦ Médio prazo ◦ Curto prazo Gestão ◦ Macro ◦ Misto / Planejamento: Nível

Obrigado! Prof. Arruda Bastos

Obrigado! Prof. Arruda Bastos