Gesto do conhecimento Uma pequena introduo CONCEITOS DE

  • Slides: 22
Download presentation
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução

Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução

CONCEITOS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO n A gestão do conhecimento poderia ser entendida basicamente

CONCEITOS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO n A gestão do conhecimento poderia ser entendida basicamente , como um processo dinâmico e apoiado por tecnologias da informação(TI) para criar, captar disseminar, e (re)utilizar o conhecimento (PROBST et alli, 2002).

ORIGEM n As origens das gestão do conhecimento podem ser divididas em teóricas e

ORIGEM n As origens das gestão do conhecimento podem ser divididas em teóricas e empíricas. Teoricamente , a gestão do conhecimento surgiu do conceito de capital intelectual e desenvolveu concepções com base nos estudos sobre a importância dos recursos intangíveis e das competências organizacionais e individuais.

ORIGEM São dois tipos de conhecimentos: n n Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito.

ORIGEM São dois tipos de conhecimentos: n n Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito.

O CONHECIMENTO TÁCITO n n É pessoal específico ao contexto Difícil de ser formulado

O CONHECIMENTO TÁCITO n n É pessoal específico ao contexto Difícil de ser formulado e comunicado

MODOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO São quatro modos de conversão do conhecimento n n

MODOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO São quatro modos de conversão do conhecimento n n 1 - Socialização - A conversão do conhecimento tácito para o tácito de um indivíduo para outro. 2 - Externalização - A conversão do conhecimento tácito para um explícito. 3 - Internalizarão – ou seja incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito. 4 - Combinação entendida como conhecimento sistêmico que ocorre na interação entre o conhecimento explícitos distintos.

Integração entre a gestão de conhecimento e gestão de pessoas n Assim na prática

Integração entre a gestão de conhecimento e gestão de pessoas n Assim na prática a gestão do conhecimento deveria se associar estreitamente á técnicas aprimoradas de gestão de pessoas , uma vez que as relações de trabalho, necessariamente, serão afetadas nesse processo.

Importância individual na Gestão do conhecimento n A importância da situação individual no processo

Importância individual na Gestão do conhecimento n A importância da situação individual no processo de gestão do conhecimento reside no fato das pessoas serem o lócus do que se pretende gerir, tornando –as ainda mais imprescindíveis devendo ser vistas como alvos do investimento organizacionais. (Cobalto ; Bauren, 2002; Leite Bressan , 2003).

Definição da sociedade que vivemos n n SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Definição da sociedade que vivemos n n SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Sociedade da Informação n n n Inicio da idéia sobre “sociedade da informação” em

Sociedade da Informação n n n Inicio da idéia sobre “sociedade da informação” em 1973, por Daniel Bell. Reaparecimento nos anos 90. Discutida nas grandes reuniões mundiais.

Globalização * Com o surgimento destas discussões a cerca do tema “sociedade da informação”,

Globalização * Com o surgimento destas discussões a cerca do tema “sociedade da informação”, grande aumento nos meios de comunicação. * A “sociedade da informação” passou a ser considerada “embaixadora da boa vontade” da globalização

Sociedade do Conhecimento • Maior destaque para as empresas do ramo das telecomunicações. •

Sociedade do Conhecimento • Maior destaque para as empresas do ramo das telecomunicações. • Maior destaque as novas tecnologias referentes as comunicações. • Surgimento de inovações constantes.

Sociedade do Conhecimento • Informação ao acesso de todos • Programas de investimento do

Sociedade do Conhecimento • Informação ao acesso de todos • Programas de investimento do governo a inclusão digital.

Sociedade do Conhecimento n n A noção de “sociedade do conhecimento” surgiu no final

Sociedade do Conhecimento n n A noção de “sociedade do conhecimento” surgiu no final da década de 90. Grandes entidades adotaram o termo. UNESCO desenvolveu uma reflexão a cerca do termo. Principal papel da UNESCO desempenhar o papel de disseminadora mundial do conhecimento

“A sociedade da informação, é a pedra angular das sociedades do conhecimento. O conceito

“A sociedade da informação, é a pedra angular das sociedades do conhecimento. O conceito de “sociedade da informação”, a meu ver, está relacionado a idéia da “inovação tecnológica”, enquanto o conceito de “sociedades do conhecimento” inclui uma dimensão de transformação social, cultural, econômica, política e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento. O conceito de “sociedades do conhecimento” é preferível ao da “sociedade da informação” já que expressa melhor a complexidade e o dinamismo das mudanças que estão ocorrendo. (. . . ) o conhecimento em questão não só é importante para o crescimento econômico, mas também para fortalecer e desenvolver todos os setores da sociedade” Abdul Waheed Khan (subdiretor geral da UNESCO para comunicação e informação)

Sociedade do Conhecimento • Difusão do conhecimento afim de gerar maior desenvolvimento. • O

Sociedade do Conhecimento • Difusão do conhecimento afim de gerar maior desenvolvimento. • O conhecimento é a principal forma de ascensão social. • Diminuição das desigualdades educacionais • Surgimento de bibliotecas para todos

Uma abordagem Gestão do conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz

Uma abordagem Gestão do conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz parte da estratégia empresarial. É algo muito real Dan Holtshoue, Xerox

A essência da questão Aproveitar os recursos existentes na empresa para que as pessoas

A essência da questão Aproveitar os recursos existentes na empresa para que as pessoas procurem, encontrem e empreguem as melhores práticas, em vez de tentar reinventar a roda.

A essência da questão (mecanismos) n Captar, armazenar, recuperar e distribuir ativos tangíveis de

A essência da questão (mecanismos) n Captar, armazenar, recuperar e distribuir ativos tangíveis de conhecimento (ex. : patentes, direitos autorais) n Coletar, organizar e disseminar conhecimento intangíveis (ex. : know-how, soluções criativas, experiências profissionais etc. ) n Criar um ambiente de aprendizado interativo (transferência, internalização e aplicação do conhecimento, na geração de novos conhecimentos)

A empresa que aprende n Espiral do conhecimento: O conhecimento tácito deve ser articulado

A empresa que aprende n Espiral do conhecimento: O conhecimento tácito deve ser articulado e então internalizado, pra tornar-se parte da base de conhecimento de cada indivíduo. A espiral começa novamente depois de ter sido completada, porém em patamares cada vez mais elevados. n Tecnologia com papel importante: é perigoso achar que a questão do conhecimento é realizada somente por meio da tecnologia. A TI favorece a estrutura mas não o conteúdo.

A empresa que aprende n O importância do fator Humano: A tecnologia tradicionalmente procurou

A empresa que aprende n O importância do fator Humano: A tecnologia tradicionalmente procurou automatizar e excluir o trabalhador. A Gestão do Conhecimento pergunta: Quem tem o conhecimento ? Quem gera o conhecimento ? O trabalhador. n Somente um entre os seis principais fatores necessários para a implantação eficaz da Gestão do Conhecimento tem ligação com a tecnologia.

. Gestão do conhecimento. E o Brasil?

. Gestão do conhecimento. E o Brasil?