Gesto do Capital Humano Aula 01 Gesto do

  • Slides: 11
Download presentation
Gestão do Capital Humano Aula 01

Gestão do Capital Humano Aula 01

Gestão do Capital Humano Ementa A partir da dinâmica observada no mundo corporativo, mais

Gestão do Capital Humano Ementa A partir da dinâmica observada no mundo corporativo, mais do que nunca faz-se necessário refletir sobre o papel estratégico do ser humano nas organizações. O que uma organização que é, ou pretende ser, uma empresa de classe mundial, pode (e deve), fazer no sentido de atrair, desenvolver e reter seus talentos internos. Por outro lado, faz-se necessário também, uma auto reflexão sobre nossas competências chave, no sentido de provocar uma maior lucidez em nossas escolhas e posicionamentos profissionais.

Gestão do Capital Humano As pessoas são o principal ativo das organizações. As mais

Gestão do Capital Humano As pessoas são o principal ativo das organizações. As mais bem sucedidas são aquelas que percebem que somente podem crescer se forem capazes de otimizar o retorno sobre o investimento sobre os colaboradores. Quando uma organização está realmente voltada para as pessoas, organizacional sua filosofia passam (Chiavenato, 1999) a global refletir e sua essa cultura crença.

As origens. . . n A expressão nasceu em 1961, num artigo da American

As origens. . . n A expressão nasceu em 1961, num artigo da American Economic Review, “Investiment in Human Capital, pelo Nobel em economia, Theodore W. Schultz.

Capital Humano As pessoas possuem habilidades, conhecimento, energia pessoal e tempo que lhe são

Capital Humano As pessoas possuem habilidades, conhecimento, energia pessoal e tempo que lhe são próprios. Esses elementos criam o capital humano – a moeda que as pessoas trazem para investir em sua atividade. São as pessoas e não as organizações que possuem este capital. São elas e não as organizações que decidem como e onde o aplicarão. (DAVENPORT, 2001)

Elementos de Capital Humano n n Capacidade; Comportamento; Empenho; Tempo.

Elementos de Capital Humano n n Capacidade; Comportamento; Empenho; Tempo.

Como desenvolver reserva de Capital Humano? n n Contratar as pessoas certas; Construindo um

Como desenvolver reserva de Capital Humano? n n Contratar as pessoas certas; Construindo um ambiente que encoraje a contribuição do capital humano; Criar capital humano pela aprendizagem formal e informal; Reter o capital humano mantendo seus proprietários comprometidos e envolvidos.

Potencial n É a capacidade de vir a desempenhar determinada complexidade de função num

Potencial n É a capacidade de vir a desempenhar determinada complexidade de função num determinado momento do tempo.

Inteligência é um conjunto de domínios de competência intelectual potencial que estão em posição

Inteligência é um conjunto de domínios de competência intelectual potencial que estão em posição de se desenvolver. (Howard Gardner)

o t e fab l a n A Analfabetismo Funcional Somente 26% da população

o t e fab l a n A Analfabetismo Funcional Somente 26% da população brasileira é considerada alfabetizada funcionalmente. (Instituto Nacional de Alfabetismo Funcional) Ler e entender textos; Fazer comparações; Inferir sínteses; Analisar mapas; Interpretar gráficos, etc Níveis de alfabetismo 1. Rudimentar 2. Básico 3. Completo

Learning Organizations Organizações onde as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados

Learning Organizations Organizações onde as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente. (Peter Senge, 1990)