GESTO DE SALA DE AULA Que competncias Que

  • Slides: 16
Download presentation
GESTÃO DE SALA DE AULA Que competências? Que formação?

GESTÃO DE SALA DE AULA Que competências? Que formação?

PROFESSOR Passado – transmissor do conhecimento Hoje – gestor da sala de aula, organizador

PROFESSOR Passado – transmissor do conhecimento Hoje – gestor da sala de aula, organizador da aprendizagem, construtor de um conjunto de competências relacionais, didáticas e inerentes à matéria que leciona

QUESTÕES ATUAIS Que competências de gestão de sala de aula podem contribuir para a

QUESTÕES ATUAIS Que competências de gestão de sala de aula podem contribuir para a prevenção da indisciplina em sala de aula? Quais dificuldades se manifestam no cotidiano da prática pedagógica? Em que medida a formação acadêmica corresponde às necessidades e sustenta para os desafios que a sala de aula solicita?

Competências para Gestão de Sala de Aula Estratégias para estruturar o início da aula;

Competências para Gestão de Sala de Aula Estratégias para estruturar o início da aula; Estratégias de motivação e manutenção do interesse da turma; Estratégias para manter um ritmo adequado de aula; Estratégias de observação de comportamentos; Estratégias de relações interpessoais positivas.

Gestão para resolução de conflitos Gestão de ensino-aprendizagem Gestão da motivação Gestão dos comportamentos

Gestão para resolução de conflitos Gestão de ensino-aprendizagem Gestão da motivação Gestão dos comportamentos

Gestão de Sucesso Gestão do comportamento Gestão de Ensino. Aprendizagem Gestão da Motivação

Gestão de Sucesso Gestão do comportamento Gestão de Ensino. Aprendizagem Gestão da Motivação

Gestão de Ensino-Aprendizagem Planejamento e preparação de aulas – é uma estratégia de gestão

Gestão de Ensino-Aprendizagem Planejamento e preparação de aulas – é uma estratégia de gestão prévia para a condução das atividades em sala. Deve contemplar o domínio dos conteúdos, a preparação das atividades e do material. Organizar a competência científica, mas também a didática da disciplina, condições fundamentais para que o professor mantenha a sua autoridade, (FRENCH; RAVEN, 1992).

Gestão de Ensino-Aprendizagem Conduzir seu próprio ritmo de aula; Gestão do tempo; Gestão do

Gestão de Ensino-Aprendizagem Conduzir seu próprio ritmo de aula; Gestão do tempo; Gestão do espaço.

Gestão da Motivação Monitorar o trabalho – observação da execução da tarefa proposta Dar

Gestão da Motivação Monitorar o trabalho – observação da execução da tarefa proposta Dar devolutivas Incentivar a ida à lousa Variar as estratégias de ensino-aprendizagem • Experimentos • Material audiovisual • Pesquisa • Relatórios • Adequar as atividades aos conteúdos, conhecimentos, interesses e faixa etária dos alunos

Gestão da Motivação Variar a formação dos grupos (grupos, duplas ou individual) Utilizar uma

Gestão da Motivação Variar a formação dos grupos (grupos, duplas ou individual) Utilizar uma linguagem clara e acessível Transposição didática Manutenção de um ritmo adequado e dinâmico

Gestão da Motivação Minimizar “tempos mortos” (tarefas adicionais aos alunos que acabam mais cedo,

Gestão da Motivação Minimizar “tempos mortos” (tarefas adicionais aos alunos que acabam mais cedo, retomar rapidamente a sequência no caso de ter havido uma interrupção, evitar usar a lousa por períodos de tempo muito prolongados, iniciar as atividades imediatamente após ter dado instruções).

Gestão dos Comportamentos Atenção (circular pela sala para ter a percepção dos comportamentos e

Gestão dos Comportamentos Atenção (circular pela sala para ter a percepção dos comportamentos e do trabalho dos alunos); Visualizar todo o grupo; Evitar ficar de costas para a turma quando atende outros alunos ou quando está na lousa; Limitar a presença de muitos alunos a sua volta ou a volta da mesa.

Gestão dos Comportamentos A capacidade de prestar atenção em mais de um acontecimento é

Gestão dos Comportamentos A capacidade de prestar atenção em mais de um acontecimento é revelador de que se está atento a tudo o que se passa. Essa atitude permite intervir, se necessário, junto a uma situação mesmo estando mergulhado noutra.

Gestão do Comportamento Estimular comportamentos adequados – a persuasão se fará através de apelos

Gestão do Comportamento Estimular comportamentos adequados – a persuasão se fará através de apelos às regras, do falar baixo com o aluno ou de uma conversa particular , de se manter um diálogo com toda a turma; Aproximar-se do aluno;

Gestão do Comportamento “Uma boa relação professor-aluno é um importante trunfo na gestão da

Gestão do Comportamento “Uma boa relação professor-aluno é um importante trunfo na gestão da sala de aula, pois os alunos dão importância à pessoa do professor e, no campo disciplinar, o gostar ou não gostar do professor pode fazer a diferença, pode significar ganhar ou não os alunos”.

 “Estabelecer relações interpessoais positivas implica disponibilidade para ouvir os alunos, para se aproximar

“Estabelecer relações interpessoais positivas implica disponibilidade para ouvir os alunos, para se aproximar deles, ser afetuoso, empático, inspirar confiança, mas também ter humor, ter e ser calmo na abordagem dos problemas, respeitar o aluno, isto é, confiar nele e não o humilhar, tudo isto com a dose de firmeza necessária para fazer cumprir as decisões tomadas”.