GESTO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CLUDIA C

  • Slides: 15
Download presentation
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CLÁUDIA C. VIEIRA BARBOSA PROF. E COORDENADORA DE

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CLÁUDIA C. VIEIRA BARBOSA PROF. E COORDENADORA DE PROJETOS

LOGÍSTICA É o processo de planejar, executar e controlar eficientemente, a custo correto, o

LOGÍSTICA É o processo de planejar, executar e controlar eficientemente, a custo correto, o transporte, movimentação e armazenagem de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos usuários e cliente.

ESTRATÉGIA É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando

ESTRATÉGIA É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como: Por que a

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como: Por que a organização existe? O que e como ela faz? Onde ela quer chegar? Dele resulta um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização.

ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Formulação dos Objetivos Organizacionais; Análise Interna das forças e limitações

ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Formulação dos Objetivos Organizacionais; Análise Interna das forças e limitações da empresa; Análise Externa; Formulação das Alternativas Estratégicas;

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Análise SWOT A análise SWOT é uma forma útil para ajudar as

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Análise SWOT A análise SWOT é uma forma útil para ajudar as organizações a identificar fatores externos e internos, assim como salientar oportunidades em potencial. A análise SWOT é o processo de identificar sistematicamente as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Pode ser usado para: avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma equipe, etc (S) Strengths (Pontos Fortes, de origem interna) (W) Weaknesses (Pontos Fracos, de origem interna) (O) Opportunities (Oportunidades externas) (T) Threats (Ameaças externas)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SWOT INTERNO FORÇAS= são os recursos ou aptidões que fazem com que

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SWOT INTERNO FORÇAS= são os recursos ou aptidões que fazem com que a empresa alcance seu objetivo junto aos concorrentes. Ex. : Vantagens na concorrência; Capacidade de inovar; Sistema de distribuição; Habilidade de Marketing; Reconhecimento da marca. Perguntas: O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem? Que recursos especiais você possui e pode aproveitar? O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem? FRAQUEZAS = também devem ser reconhecidas. Ex. : Instalações obsoletas; Falta de profundidade na administração; Baixa identidade da marca; Imagem de marketing fraca; Pouca capacidade de pesquisa e desenvolvimento. Perguntas: No que você pode melhorar? Onde você tem menos recursos que os outros? O que outros acham que são suas fraquezas?

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SWOT EXTERNO As Oportunidades oferecem um potencial favorável no ambiente da empresas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SWOT EXTERNO As Oportunidades oferecem um potencial favorável no ambiente da empresas. Expansão da linha de produtos; Entrada em novos mercados; Diversificar para ampliar o risco; Melhorar a relação comprador/fornecedor. Perguntas: Quais são as oportunidades externas que você pode identificar? Que tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor? As Ameaças são as principais circunstâncias desfavoráveis ou impedimentos à posição atual ou futura da empresa. Novos concorrentes; Crescimento vagaroso do mercado; Mudanças na preferência do comprador; Mudanças demográficas adversas. Perguntas: Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ? O que seu concorrente anda fazendo? Ambiente Econômico Ambiente Sócio-Político Ambiente Mercado/Produto Ambiente Tecnológico Ambiente Capital-Trabalho Novos produtos/marketing

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEVE COMPORTAR DECISÕES SOBRE O FUTURO DA ORGANIZAÇÃO COMO:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEVE COMPORTAR DECISÕES SOBRE O FUTURO DA ORGANIZAÇÃO COMO:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Objetivos organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em objetivos departamentais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Objetivos organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em objetivos departamentais detalhados. As atividades escolhidas, isto é, os produtos (bens ou serviços) que a organização pretende produzir. O mercado visado pela organização, ou seja, os consumidores ou clientes que ela pretende abranger com seus produtos. Os lucros esperados para cada uma de suas atividades.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Alternativas estratégicas quanto às suas atividades (manter o produto atual, maior penetração

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Alternativas estratégicas quanto às suas atividades (manter o produto atual, maior penetração no mercado atual, desenvolver novos mercados). Interação vertical em direção aos fornecedores de recursos ou integração horizontal em direção aos consumidores ou clientes. Novos investimentos em recursos (materiais, financeiros, máquinas e equipamentos, recursos humanos, tecnologia etc. ) para inovação (mudanças) ou para crescimento (expansão).

COMPONENTES DO AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo Macroambiente Economia a em D

COMPONENTES DO AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo Macroambiente Economia a em D Públicos C Mão-de-Obralien fia ra og c íti l Po edo Organização nec For Cultura Políti Ec ca o n ô mica res te s Concorrência Tec nol ogi AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos a a ez tur Na AMBIENTE OPERACIONAL ou microambiente, ou ambiente 12 tarefa ou ambiente próximo

CICLO PDCA O Ciclo PDCA foi idealizado por Shewharte mais tarde aplicado por Deming

CICLO PDCA O Ciclo PDCA foi idealizado por Shewharte mais tarde aplicado por Deming no uso de estatísticas e métodos de amostragem. O Ciclo PDCA nasceu no escopo da tecnologia TQC (Total Quality. Control) como uma ferramenta que melhor representava o ciclo de gerenciamento de uma atividade.

1 – CICLO PDCA P (plan: planejar) D (do: fazer, executar) C (check: verificar,

1 – CICLO PDCA P (plan: planejar) D (do: fazer, executar) C (check: verificar, controlar) A (act: agir, atuarcorretivamente). .

OBRIGADA!!!

OBRIGADA!!!