GEOGRAFIA ESPAO E TURISMO Fundamentos Geogrficos do Turismo

  • Slides: 11
Download presentation
GEOGRAFIA, ESPAÇO E TURISMO Fundamentos Geográficos do Turismo. Prof. Jaqueline Elicher

GEOGRAFIA, ESPAÇO E TURISMO Fundamentos Geográficos do Turismo. Prof. Jaqueline Elicher

Geografia - ciência que estuda o espaço geográfico. Espaço Geográfico é o espaço habitado,

Geografia - ciência que estuda o espaço geográfico. Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais. Não se trata apenas de um “palco” ou um “produto”, pois ele é resultado e também resultante das ações humanas.

O que é o Espaço Geográfico , afinal? A relação espaço-tempo.

O que é o Espaço Geográfico , afinal? A relação espaço-tempo.

O TEMPO. O homem ocidental “civilizado” vive num mundo que gira de acordo com

O TEMPO. O homem ocidental “civilizado” vive num mundo que gira de acordo com os símbolos mecânicos e matemáticos das horas marcadas pelo relógio. É ele que vai determinar seus movimentos e dificultar suas ações. O relógio transformou o tempo, transformando-o de um processo natural em uma mercadoria que pode ser comprada, vendida e medida como um sabonete ou um punhado de passas de uvas. E, pelo simples fato de que, se não houvesse um meio para marcar as horas com exatidão, o capitalismo industrial nunca poderia ter se desenvolvido, nem teria continuado a explorar os trabalhadores, o relógio representa um elemento de ditadura mecânica na vida do homem moderno, mais poderoso do que qualquer outro explorador isolado ou do que qualquer outra máquina.

A compressão espaço-tempo

A compressão espaço-tempo

Geografia do Turismo: novos desafios Desenvolvimento da sociedade capitalista – globalização da economia e

Geografia do Turismo: novos desafios Desenvolvimento da sociedade capitalista – globalização da economia e mundialização da cultura Produção de novos espaços turísticos ou reorganização de anteriores O lazer e o turismo assumindo importância cada vez maior, estando hoje entre os setores que mais crescem e mobilizam recursos hoje É necessário buscar subsídios para o aprofundamento de questões relevantes para o profissional do turismo, como: - a questão ambiental - a gestão do território e as novas territorialidades - a espacialidade da atividade - os atores sociais e as relações de pertencimento As interfaces com o turismo: importância de estudos integrados que focalizem o fenômeno do turismo no seu universo complexo, polissêmicos e multifacetado

Geografia para o Turismo ou Geografia Turística/do Turismo Que relação devemos construir entre a

Geografia para o Turismo ou Geografia Turística/do Turismo Que relação devemos construir entre a geografia e o estudo do turismo? - deve servir para mapear no Brasil e no Mundo os espaços turísticos? - passar noções básicas de geografia geral e do Brasil, pela mera descrição dos fenômenos (linha clássica), em detrimento da análise e da interpretação?

TEORIA E METODO O espaço do turismo é essencialmente fluido, porque por natureza implica

TEORIA E METODO O espaço do turismo é essencialmente fluido, porque por natureza implica mobilidade horizontal e vertical Milton Santos: “entender o espaço como um conjunto indissociável de sistemas de objetos (artefatos) e ações. ” o espaço é também e sempre formado de fixos e fluxos. . Para analisar o turismo é muito pertinente, pois expressa de maneira clara a dinâmica espacial, tanto horizontal, quanto vertical, de maneira complementar.

 Fixos (porém não estáticos) representam os centros emissores de demanda, de onde partem

Fixos (porém não estáticos) representam os centros emissores de demanda, de onde partem os fluxos para os núcleos receptores (se juntam a eles os serviços ex: conveniência no posto de gasolina na estrada) “É nos destinos dos fluxos horizontais que se dão tanto a produção quanto o consumo dos espaços turísticos, onde encontramos novos sistemas de objetos interagindo com os sistemas de ações” M. Santos. Milton Santos mostra os elementos constituintes do espaço – eles se entrelaçam, se fundem, e se confundem, contêm-se uns nos outros e são por todos contidos, produzindo-se a totalidade espacial.

 Homens: seres individuais e sociais, correspondem à demanda turística, à população residente e

Homens: seres individuais e sociais, correspondem à demanda turística, à população residente e a todos os indivíduos responsáveis pelo funcionamento de outros elementos como as firmas, por exemplo. A demanda turística é esmagadoramente urbana. Firmas: função de produzir bens, serviços e ideias. Atentar para a unificação dos mercados pelo processo de globalização e a concentração dos serviços. Instituições: refere-se à supra-estrutura. Produzem normas, ordens e legitimações, ditadas pelas forças da economia hegemônica e ao serviço do Estado. De posse do sistema sofisticado de informações regem as ações definidoras de novas realidades espaciais. Ex: OMT, OMC, Iata – no Brasil: Embratur, MT, MMA. O Estado pode agir como firma e produzir bens e serviços.

Resultado da produção do espaço geográfico

Resultado da produção do espaço geográfico