FUNO AGREGAR PESSOAS SELEO SELEO Seleo de pessoas

  • Slides: 10
Download presentation
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO

FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS: SELEÇÃO

SELEÇÃO Seleção de pessoas Depois do recrutamento devemos escolher dentre os candidatos, os que

SELEÇÃO Seleção de pessoas Depois do recrutamento devemos escolher dentre os candidatos, os que mais se enquadram ao perfil da vaga. Nesta etapa começa o processo de seleção. SELEÇÃO - É A ESCOLHA DO(S) CANDIDATO(S) MAIS ADEQUADO(S) PARA A ORGANIZAÇÃO, DENTRE OS CANDIDATOS RECRUTADOS, POR MEIOS DE VÁRIOS INSTRUMENTOS, AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DE DADOS. Evolução dos critérios de seleção: Pré-burocrático: base nas amizades; Burocrático: treinamento ou formação específica; Pós-burocrático : potencial do candidato, preferindo-se uma formação generalista, com enfoque no futuro.

Técnicas de seleção de pessoal Antes de falarmos das técnicas, é imprescindível que o

Técnicas de seleção de pessoal Antes de falarmos das técnicas, é imprescindível que o selecionador tenha em mãos a análise e descrição resumida do cargo. 1 -ENTREVISTAS (podem ser realizadas no início e no fim) 2 - PROVA DE CONHECIMENTOS 3 - TESTES PSICOLÓGICOS 4 - TÉCNICAS VIVENCIAIS 5 - EXAME MÉDICO

Técnicas de seleção de pessoal 1 -ENTREVISTAS Requer preparação do entrevistador para que possa

Técnicas de seleção de pessoal 1 -ENTREVISTAS Requer preparação do entrevistador para que possa extrair o máximo de informações a respeito dele. Deve retratar aspectos de conteúdo pessoal e profissional. Alguns tópicos são essenciais para apurar informações sobre o candidato: a) DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA: • Experiências passadas, empresas que trabalhou, motivos da saídas, Planos e ambições de carreira. b) RELACIONAMENTO PROFISSIONAL: Como o candidato se relacionava com os colegas, subordinados, chefias nos empregos anteriores.

Técnicas de seleção de pessoal c) INTERESSES PESSOAIS: Investigar hobbies e hábitos que dão

Técnicas de seleção de pessoal c) INTERESSES PESSOAIS: Investigar hobbies e hábitos que dão satisfação ao candidato, pode trazer revelações importantes sobre suas preferências e realizações. d) RELACIONAMENTOS SOCIAIS : Conhecer como o candidato se relaciona pessoalmente, se pertence a algum grupo, associação, religião. e) PERSPECTIVAS FUTURAS: Verificar qual o planejamento de vida e autogestão de carreira. Possibilitará avaliar de que maneira a empresa poderá estar incluída neste projeto pessoal. f) CONDUÇÃO DA ENTREVISTA POR MEIO DO CURRÍCULO: Agregando outras informações não mencionadas por ele.

Técnicas de seleção de pessoal g) LINGUAGEM CORPORAL Gestos e posturas que indicam seu

Técnicas de seleção de pessoal g) LINGUAGEM CORPORAL Gestos e posturas que indicam seu estado emocional, seu grau de interesse e sua reação a esta situação de eminente pressão. 2 - PROVAS DE CONHECIMENTO Podem ser gerais ou específicas GERAIS- avaliam o grau de cultura do candidato. Pode ser uma simples redação e/ou uma prova de matemática. Estas provas tem baixa correlação com o desempenho do candidato, mas servem para entender o universo pessoal e profissional do candidato. ESPECÍFICAS- avaliam os conhecimentos profissionais, imprescindíveis para o bom desempenho no cargo.

Técnicas de seleção de pessoal 3 - TESTES PSICOLÓGICOS São instrumentos padronizados que servem

Técnicas de seleção de pessoal 3 - TESTES PSICOLÓGICOS São instrumentos padronizados que servem de estímulo a um comportamento por parte do examinado. Visam predizer o comportamento humano, na base do que foi revelado na situação de teste. Santos define os testes psicológicos como provas no sentido de avaliar um atributo qualquer, uma aptidão(inteligência) , uma atitude(o campo de interesse, a estabilidade emocional) ou um traço de personalidade (dominância, agressividade, a introversão, etc). Os teste psicológicos podem ser divididos em: TESTES PSICOMÉTRICOS: medem a inteligência(aptidão verbal, Aptidão numérica, aptidião espacial, memória associativa, etc. TESTES DE PERSONALIDADE: indicam estados temperamentais, Necessidades, pressões ou conflitos emocionais.

Técnicas de seleção de pessoal 4 - TÉCNICAS VIVENCIAIS São técnicas que criam situações

Técnicas de seleção de pessoal 4 - TÉCNICAS VIVENCIAIS São técnicas que criam situações para os candidatos interagirem e participarem ativamente, avaliando assim seu comportamento social em situações pré-selecionadas. Podem ser: PROVAS SITUACIONAIS: estão relacionadas às tarefas do cargo. EX: Teste de digitação, direção ou operação de algum equipamento DIN MICAS DE GRUPO: envolve jogos de grupo, com situações estruturadas , relativas ou não ao cargo com os integrantes. É uma técnica muito utilizada, pois permite observar problemas de relacionamento, integração social, liderança, etc. OBJETIVOS: didáticos (comunicação entre as pessoas); recreativos (descontração); reforçadores (fortalecer relacionamento) e sócio-terapêuticos(solucionar problemas de vida em pequenos grupos).

Técnicas de seleção de pessoal 4 - TÉCNICAS VIVENCIAIS PSICODRAMA: tem como pressuposto a

Técnicas de seleção de pessoal 4 - TÉCNICAS VIVENCIAIS PSICODRAMA: tem como pressuposto a expressão de personalidade mediante um papel social atribuído, e o candidato deve expressar-se de acordo com linguagem e dimensões deste papel. 5 - EXAME MÉDICO O médico deverá ter conhecimento da função para avaliar as condições de saúde do candidato. A avaliação de saúde é acompanhada de exames clínicos específicos de Acordo com a legislação e política da empresa.

Resultado do processo seletivo Os candidatos devem ser informados de forma clara sobre as

Resultado do processo seletivo Os candidatos devem ser informados de forma clara sobre as decisões da empresa; No primeiro contato com o candidato a empresa deve esclarecer a política e os critérios de seleção para a função em questão; Em casos especiais, devem-se recomendar melhorias ou investimentos Pessoais/profissionais, com o esclarecimento das razões da escolha Ou rejeição, de maneira a evitar traumas ou frustrações; No caso dos candidatos “contra-indicados” a transmissão de resultados de seleção devem ser claras, pois além da desinformação por parte dos critérios, existe também a frustração.